CríticaFilmes

O candidato honesto 2: sátira política em época de eleição | Crítica

Nada melhor do que um pouco de sátira política em época de eleições, não é mesmo? E é nessa hype que O candidato Honesto 2, dirigido por Roberto Santucci (Os Farofeiros, 2018), chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de agosto.

Acompanhamos João Ernesto (Leandro Hassum), que também foi o protagonista de O candidato honesto, porém agora em sua jornada pós-cadeia e em direção a presidência do país. Tudo continua igual, a política continua corrupta e João continua sem conseguir contar mentiras. Mesmo que os filmes não tenham uma relação direta para a continuidade da história, é legal assistir o primeiro antes para conseguir uma base melhor, como entender porque João não consegue mentir.

A produção não escolhe um lado político, sobra para todo mundo: os ícones da esquerda, da direita, o presidente regente, políticos do passado, momentos memoráveis do cenário político dos últimos anos… Menções à Lava-Jato, o Impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e a escolha dos ministérios de Temer são grande parte da base para as piadas. Sinceramente, o filme em si parece um compilado de memes, piadas escatológicas e comentários das publicações do Facebook do G1.

Falar mal do Trump? Pode sim!

Uma coisa muito interessante sobre o filme: nunca havia assistido uma produção com tantos time-lapses. Várias vezes me perguntei se era realmente O candidato honesto 2 ou uma vídeo do Casey Neistat gravado em frente ao Palácio do Planalto. Os dias passando, as pessoas andando, o tráfego… Toda transição de cena é feita através de uma passagem com time-lapse.

Um dos melhores momentos da produção é uma autocrítica feita por Hassum. Seu personagem, João, se nega a assistir um filme nacional estrelado por Leandro Hassum e assim começa um monólogo em terceira pessoa, apontando tudo o que foi falado sobre ele depois da perda de peso. Hassum consegue fazer uma crítica inteligente sobre toda a situação e ainda alfineta as pessoas que não curtem o cinema nacional.

Vampirão lendário esse!

O Candidato Honesto 2 ainda ainda traz no elenco Roseanne Mulholland, Victor Leal, Flávia Garrafa e tem roteiro de Paulo Cursino. Prontos para assistir? O filme chega a todos os cinemas do Brasil em 30 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *