Listas

Neste Dia: Tudo que já rolou no 5 de Abril

O dia 5 de Abril é marcado por diversos acontecimentos importantes no mundo, na televisão, no cinema e na música. O Neste Dia de hoje vai falar sobre Bette Davis, Kurt Cobain, TV Pirata e sobre o habeas corpus de um chimpanzé!

Confira:

Cinema : 1908 – Nascimento de Bette Davis

via GIFER

Bette Davis é, até hoje, considerada uma das maiores atrizes hollywoodianas de todos os tempos. Era, inicialmente uma atriz da Broadway, porém, o auge de sua carreira foi na década de 1950, trabalhando com a Warner Bros. Ela atuou em mais de 100 papéis no cinema, televisão e teatro, conquistou duas estrelas na famosa Calçada da Fama, foi a primeira atriz a ser indicada a 10 estatuetas do Oscar (vencendo somente duas) e, entre outros tantos feitos, também foi a primeira mulher a ser presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Davis foi, sem dúvida nenhuma, uma pioneira, uma mulher revolucionária em uma indústria liderada por homens (na época muito mais do que atualmente), cuja personalidade forte e marcante era diminuída a estereótipos de “mulher difícil”. Inspirou a canção “Bette Davis Eyes”, de Kim Carnes, de 1981, a qual Bette declarou ser fã e agradecida pela homenagem. Davis tinha uma relação muito complicada com a também notável importante atriz Joan Crawford, com quem contracenou no filme “O Que Terá Acontecido a Baby Jane”, de 1962. A rivalidade inspirou a série “Feud”, de 2017, de Ryan Murphy (criador de American Horror Story), com Susan Sarandon como intérprete de Bette e Jessica Lange como Joan. Bette Davis faleceu em 1989, em decorrência de um câncer de mama.

TV: 1988- Inicia a TV Pirata, na Rede Globo

Um dos melhores programas humorísticos do Brasil

Icône do humor brasileiro, TV Pirata era um programa de paródias, recheado de deboche. No ar todas as terças-feiras, contava com grandes nomes, como Regina Casé, Luis Fernando Guimarães, Marisa Orth (do Sai de Baixo, que recentemente ganhou um filme), Cláudia Raia, Ney Latorraca e Marco Nanini. Inspirado em programas como Saturday Night Live e Monty Python, foi criado para concorrer com o programa “Veja o Gordo”, de Jô Soares, que passava na TVS, de Silvio Santos. Entre os redatores estavam Luís Fernando Veríssimo, Bussunda, Hubert, Reinaldo, Hélio de La Peña e outros grandes nomes. O programa influenciou diretamente a criação de Casseta & Planeta: Urgente. Seu intuito era brincar com a televisão e a realidade brasileira com muita anarquia. Muitas novelas foram recriadas dentro do programa, como “Roda de Fogo”, que virou “Fogo no Rabo”. A “Sessão da Tarde” virou “Recessão da Tarde” dentro da TV Pirata. Muito polêmica, mas igualmente amada pelo público, durou até 1990, tendo um “revival” ao longo do ano de 1992. Após, a série foi lançada em DVD e diversas de suas esquetes estão disponíveis no YouTube. Confira a abertura do programa:

Música: 1994 – Kurt Cobain comete suicídio

Ícone da contracultura dos anos 1990, Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, foi encontrado em sua casa no dia 8 de abril de 1994, por um eletricista. Ele já estava morto há três dias. Junto ao seu corpo foi encontrada uma carta de despedida, em que Kurt falava sobre sua solidão e problemas de relacionamento. Os boatos em torno de sua morte são muitos, o que acontece com muitos músicos famosos. Diversas teorias apontam que não foi suicídio, mas sim assassinato e, algumas, ainda apontam para a sua esposa Courtney Love como suspeita. Independente do que aconteceu, Kurt Cobain marcou a história do rock para sempre. O livro biográfico “Serving the Servant: Remembering Kurt Cobain”, recentemente lançado e escrito pelo seu ex-empresário,  Danny Goldberg, traz detalhes da vida do cantor e guitarrista, mostrando toda a sua genialidade e seus valores. Sua vida também rendeu um documentário,“Cobain: Montage of Heck” (disponível na Netflix). O músico se identificava com a comunidade punk, se rebelava contra o presidente Reagan, lutava pela defesa das mulheres e homossexuais. Seu estilo e comportamento redefiniram padrões de masculinidade e, por mais que adorasse o som de bandas como AC/DC e Led Zeppelin, preferia se afastar dessas pessoas, uma vez que considerava as letras de suas músicas machistas e sexistas. Nirvana acabou após a morte de Kurt, mas as sua influência persiste até hoje.

História: 2017 – A chimpanzé Cecília recebe um habeas corpus

Sim, você leu certo. Uma chimpanzé chamada Cecília recebeu um habeas corpus em 2017, instrumento jurídico até então usado somente para humanos. A chimpanzé, de 19 anos, vivia em condições muito precárias em um zoológico de Mendoza, na Argentina, e ficou deprimida e extremamente reclusa após a morte de seus dois companheiros de cativeiro. A ONG argentina AFADA (Associacion de Funcionarios y Abocados pelos Derechos de los Animales) fez, então o pedido de habeas corpus à justiça do país. O processo durou mais de um ano e, em um feito inédito, Cecília venceu e e foi transportada para o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, onde viviam outros 50 chimpanzés, ao ar livre e também junto de outros animais. O Santuário é parte do Projeto Grandes Primatas (GAP), um movimento internacional que luta pelos direitos básicos à vida dos grandes primatas não-humanos. Esse foi um grande passo, pois, como disse o criado do Santuário, Pedro Ynterian, “o animal é um sujeito de direito e não um objeto”.

Esse foi o Neste Dia de hoje, trazendo grandes nomes que mudaram o mundo, ícones da comédia brasileira e deixando um recado: que a luta pelos direitos dos animais nunca acabe! Se você lembra de mais algum fato marcante de algum 5 de Abril, conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *