FilmesListas

Neste Dia: 7 de Junho na história

O Neste Dia de hoje traz fatos e curiosidades sobre Liam Neeson, Grease, o Tratado de Tordesilhas e muito mais. Confira abaixo!

O primeiro fato que trazemos hoje é que 7 de Junho é considerado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Mundialmente a data é celebrada em 3 de maio, mas aqui no Brasil também celebramos no dia de hoje. A liberdade de imprensa pressupõe a garantia da publicação de informações nos meios de comunicação de massa sem interferência do estado e de qualquer tipo de censura. Ela nos é garantida desde 1988 pela nossa Constituição, vedado o anonimato. Os meios de comunicação têm o direito e o dever de informar os cidadãos, sem desrespeitar a liberdade dos outros e agindo de forma ética no seu serviço.

1494 — HISTÓRIA – Portugal e a Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas

Esse mapa já vimos muito na escola, né?

Em 7 de junho de 1494, Portugal e Espanha, na época as maiores potências mundiais na expansão marítimo-comercial da Europa, assinaram um documento, na cidade espanhola de Tordesilhas, que demarcava, por uma linha imaginária, as terras portuguesas e espanholas. O território era a América do Sul, o “Novo Continente”. A linha se situava a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde na África e o combinado era que a parte oriental pertenceria a Portugal e a ocidental, com Espanha. O objetivo era acabar com as disputas de território desde que o novo continente havia sido “descoberto”, anos antes, porém os portugueses logo começaram a invadir o território espanhol e, com o tempo, nenhuma das duas partes estava mais respeitando o Tratado. Aí o Brasil começou a ter os contornos que hoje conhecemos e em 1750 Tortesilhas passou a ser oficialmente desconsiderado, dando espaço a um novo Tratado, o de Madri.

1952 – CINEMA – Nasce Liam Neeson

Liam Neeson vai estar em MIB-International

Um dos nossos atores de ação preferidos nasceu em 7 de junho! Neeson foi operador de grua e pugilista antes de virar ator. Pensou em ser professor, mas acabou se inscrevendo numa companhia de teatro. Começou com alguns papéis pequenos no cinema, como, por exemplo, em “Excalibur” (1981). Anos mais tarde, a sua atuação em “A Lista de Schindler” (1993) lhe rendeu uma indicação ao Oscar, que acabou perdendo para Tom Hanks por “Philadelphia”. Ele tem dois filhos com a também atriz Natasha Richardson (a mãe em “Operação Cupido”, de 1998), que veio a falecer em 2009 devido a uma lesão após um passeio de esqui. Liam teve vários papéis marcantes, foi Jean Valjean no Miseráveis de 1998, foi o jedi Qui-Gon Jinn na trilogia de prequela de Star Wars, Ra’as al Ghul no Batman de Christopher Nolan e a voz do leão Aslan nas Crônicas de Nárnia. Em 2008 começou a interpretar o nosso estimado Bryan Mills, em “Busca Implacável”, com sequências em 2012 e 2015. Daí em diante se consolidou ainda mais nos filmes de ação, como em “O Passageiro” (2018), “As Viúvas” (2018) e “Vingança a Sangue Frio” (2019). Ele também estará no novo Homens de Preto, “MIB-International”, que estreia semana que vem.

1972 – MÚSICA/TEATRO – Grease, o musical, estreia na Broadway

O musical foi indicado a 7 Tony Awards em 1972

Conhecemos Grease pelo clássico filme de 1978 com John Travolta e Olivia Newton-John. Acontece que Grease começou como um musical, criado por Jim Jacobs e Warren Casey. A produção estreou em Chicago em 1971 e, posteriormente, na Broadway, em 7 de junho de 1972. O musical foi indicado a 7 Tony Awards naquele ano (não vencendo nenhum, entretanto) e tinha Richard Gere como um dos suplentes. Gere acabou com o papel de Danny Zuko na versão do musical em Londres, em 1973. Outra curiosidade é o fato de que “You’re The One That I Want” e “Hopelessly Devoted to You” foram adicionadas especialmente para o filme, que acabou tendo a maior bilheteria de filme musical do século 20.

A partir de 2:47 você pode conferir Gere em Grease, em vídeo mostrado no programa “The Late Show with Stephen Colbert”, em 2017

O 7 de junho também é marcado pelos nascimentos de Dean Martin (1917), Karl Urban (1972), Michael Cera (1988) e Iggy Azalea (1990). Neste Dia também faleceram Alan Turing (em 1954), cuja história ganhou um filme, “O Jogo da Imitação” (2014); o escritor Paulo Leminsky (em 1989) e Christopher Lee (em 2015), o nosso Saruman em “Senhor dos Aneis” e o Conde Dooku em “Star Wars”.

E esse foi mais um “Neste Dia”, que retorna na próxima semana relembrando momentos marcantes da história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *