FilmesListasMúsicaSéries

Neste Dia: um pouco do 31 de maio ao longo dos anos

O Neste Dia relembra alguns acontecimentos relevantes que marcaram o cinema, a televisão e o mundo. Confira abaixo a nossa lista que agrupa Clint Eastwood, The Monkees e muito mais.

1902, 1910 e 1961 – HISTÓRIA – África do Sul

Uma data marcante para a África do Sul

O 31 de maio teve muito impacto na história do país. Em 1902, nessa data, houve o fim do segundo conflito da Guerra dos Bôeres e foi assinado o Tratado de Vereeniging, consolidando a dominação Britânica sobre a região. Já em 1910, nasceu a União Sul-Africana, união do Transvaal, a Colônia do Cabo, a Colônia de Natal e a Colônia do Rio Orange. Em 31 de maio de 1961, a União Sul-Africana se transforma em República da África do Sul. Entretanto, somente em 1990 se iniciaram as negociações que levaram ao desmantelamento das leis de discriminação e, consequentemente, às eleições democráticas de 1994. O país então aderiu à Comunidade das Nações.

1930 – CINEMA – Nasce Clint Eastwood

O aniversário é dele, mas nós é que comemoramos!

Clint é uma das maiores estrelas de Hollywood. A Revista Empire o colocou em segundo lugar no ranking dos 100 maiores astros de todos os tempos. Ele coleciona dez indicações ao Oscar (ganhou quatro vezes) e já foi até prefeito de uma cidade da Califórnia (Carmel-by-the-sea, que aparece no seriado Big Little Lies). Eastwood começou a sua carreira na década de 50, se consolidando nos filmes de faroeste. Participou de filmes como “Por uns Dólares a Mais” (1965) e “Três Homens em Conflito” (1966). Na década seguinte fez uma série de filmes como o detetive Harry Callahan, mais conhecido como Dirty Harry e foi nessa época que estreou na cadeira de diretor. Já atuou em mais de 70 filmes, dirigiu mais de 40 e também assinou diversos outros trabalhos como produtor, compositor e tudo mais que ele puder participar. Seu último filme foi A Mula, e recomendamos muito!

1966 – SÉRIE/MÚSICA – Início das gravações da série The Monkees

The Monkees: a banda que ganhou sua própria série de TV

A banda americana The Monkees iniciou por conta da produção de uma série de televisão, onde os componentes da banda interpretavam versões fictícias de si mesmos. Em maio de 66 se iniciaram as gravações e em setembro, a série começou a ir ao ar. Foi considerada a primeira série musical da TV americana e mostrava uma banda de rock em busca de sucesso, os Monkees. Teve um total de duas temporadas (58 episódios) e dois filmes (33⅓ Revolutions Per Monkee e Head). Eles continuaram fazendo shows por mais alguns anos. Na década de 70, entretanto, a banda se separou e 3 dos 4 componentes seguiram carreira solo. Se reuniram mais algumas vezes ao longo dos anos para shows e novos álbuns.

Abertura da série The Monkees, que chegou a passar na extinta TV Manchete

2005 – HQ’s – Falecimento de Eduardo Teixeira Coelho

Capa de revista em quadrinhos de Eduardo, em parceria com Jayme Cortez

Eduardo foi um dos maiores quadrinistas de Portugal. Assinava seus trabalhos como ETCoelho ou ETC. Tornou-se conhecido por sua contribuição em “O Mosquito”, revista infantil. Posteriormente, passou a fazer trabalhos na Espanha, França, Inglaterra e Itália. Na década de 50, trabalhou no Brasil ao lado de Jayme Cortez, em uma série de histórias baseadas em Eça de Queirós, publicadas pela editora La Selva. Teixeira Coelho faleceu em 31 de maio de 2005, em Florença.

Em 31 de maio de 2019, teremos algumas estreias na Netflix, como a segunda temporada de “Good Girls” e “Olhos que Condenam”. Você pode conferir as outras estreias aqui e as estreias de junho aqui.

O Neste Dia volta na próxima semana, trazendo fatos importantes que marcaram a história. Enquanto espera, você pode conferir curiosidades de outros “Neste Dia“.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *