FilmesSéries

Neste Dia: 3 de Maio na história

Além de ser o nome de uma cidade do Rio Grande do Sul, 3 de maio também é uma data muito importante, marcada por diversos acontecimentos na história, no mundo da música e da literatura.

1913 — CINEMA – Estreia o primeiro longa-metragem indiano

Raja Harishchandra, “O Rei Harishchandra” foi pioneiro, por ser o primeiro longa-metragem indiano, marcando para sempre o início da indústria cinematográfica indiana. O filme é mudo e inspirado em uma lenda que consta no Ramayana, poesia clássica indiana, uma das mais marcantes do hinduísmo, que fala sobre a luta entre o bem e o mal. A história do filme acompanha um rei, que passa por diversas situações enquanto é testado por um deus. Dadasaheb Phalke, o diretor do filme, ficou conhecido como o pai do cinema indiano. Em 2010, um filme, intitulado “Harishchandrachi Factory”, foi feito para contar a história do diretor durante a criação desse filme. O longa de 1913 está disponível no Youtube e você pode acessá-lo aqui.

1933 – MÚSICA – Nasce James Brown

James Brown nasceu em 3 de maio de 1933, na Carolina do Sul, nos EUA, tornando-se, anos depois, uma das figuras mais influentes da música no século XX. O Padrinho do Soul, como era chamado, foi uma das maiores inspirações de Michael Jackson, de David Bowie e é considerado por muitos como um gênio da música. Sua voz imponente e seus movimentos marcaram para sempre a indústria, sendo uns de seus maiores sucessos “I Got You (I Feel Good)” e “Papa’s Got a Brand New Bag”. Brown era cantor, compositor e produtor musical, sendo o funk e o soul os gêneros que mais produzia. James Brown faleceu em 2006, por conta de um ataque cardíaco, entretanto, recentes investigações indicam que ele possa ter sido assassinado. Em 2012, o jornalista RJ Smith lançou uma biografia do cantor, intitulada “James Brown: Sua Vida Sua Música”, onde narra momentos cruciais da vida do músico, além de mostrar um pouco sobre o seu forte temperamento. Já em 2015, foi lançado um filme baseado em sua vida, “Get on Up – A História de James Brown”, com Chadwick Boseman (Pantera Negra), que já mencionamos aqui.

Trailer de Get on Up, filme biográfico de James Brown

1937 — LITERATURA – Gone with the Wind, ganha o Prêmio Pulitzer de Ficção.

Gone With The Wind, em português “E o Vento Levou”, é uma obra da escritora norte-americana Margaret Mitchell lançado em 1936. No ano seguinte, tendo sido muito aclamado pela crítica, venceu o Prêmio Pullitzer, uma das maiores honrarias americanas nas áreas de jornalismo, literatura e composição musical. De menina mimada à mulher forte, acompanhamos no livro a jovem Scarlett O’Hara, seus romances, seu casamento e sua vida durante o período da Guerra Civil norte-americana e das mudanças que mudaram o rumo do país. Em 1939, uma adaptação chegou às telonas, com Vivien Leigh no papel principal. O filme recebeu oito Oscars, entre eles o de Melhor Filme, e foi um total sucesso de bilheteria.


O vídeo mostra Vivien, como Scarlett, no momento em que conhece Rhett Butler, vivido por Clark Gable.

2007 — HISTÓRIA – A menina britânica Madeleine McCann desaparece

Em 3 de maio de 2007, na Praia da Luz, em Portugal, a menina Madeleine desapareceu de um quarto de hotel, iniciando “o caso de desaparecimento mais noticiado da história moderna”. De férias com a família, os pais da garotinha de apenas 3 anos, tinha ficado sozinha no quarto com os irmãos, enquanto os pais saíram para jantar. Quando retornaram, Madeleine não estava mais em sua cama, uma janela estava aberta e não haviam rastros. Após buscas e investigações por anos, Madeleine não foi encontrada, mas o caso permanece aberto. Em março deste ano, a Netflix lançou uma série documental em oito partes sobre o ocorrido, “O Desaparecimento de Madeleine McCain”, com o objetivo de manter a memória do acontecimento na cabeça das pessoas e de ajudar a despertar lembranças e para que novas pistas possam surgir. Está previsto também para esse mês, no canal Investigation Discovery, um documentário chamado “The Madeleine McCann Mystery”, que analisará a fundo cada detalhe da história.

Trailer da série documental produzida pela Netflix

Por pouco que o Neste Dia também não cobre o lançamento do primeiro Homem de Ferro, que estreou nos EUA em 2 de maio de 2008, marcando o início do Universo Cinematográfico da Marvel. Em seu instagram, Robert Downey Junior postou um vídeo em homenagem ao aniversário do filme, junto aos seus colegas de elenco em “Vingadores: Ultimato”. Mas, por sorte, o dia de hoje marca a estreia de uma de suas sequências…

2013 – CINEMA – Estreia “Homem de Ferro 3”


Apesar de ter chego aos cinemas brasileiros em 26 de abril de 2013, Homem de Ferro 3 estreou nos cinemas americanos somente em 3 de maio do mesmo ano. O filme fecha a trilogia do super-herói vivido por Tony Stark e maravilhosamente interpretado por Robert Downey Junior. Na trama temos um falso Mandarim (Ben Kingsley), o vírus Extremis e Guy Pearce como o verdadeiro vilão, Aldrich Killian.

Foi também em 3 de maio de 1934 que nasceu o cantor Franki Valli, que anos mais tarde, junto de sua banda, “The 4 Seasons”, lançou a música “Can’t Take My Eyes Off You”. Você pode lembrar desse clássico pela famosa cena do filme “10 Coisa Que Eu Odeio em Você”, quando Patrick Verona, interpretado por Heath Ledger, canta do alto de uma arquibancada a música para Kat (Julia Stiles).

Esse foi mais um Neste Dia, acompanhando um pouco de tudo o que já rolou nos vários “3 de maio” da história. Não perca a próxima edição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *