FilmesListasMúsica

Neste Dia: 28 de junho é realmente histórico!

O dia 28 de Junho é marcado por muitos nascimentos e aniversários, pela patente do saxofone e por zoeiras da internet… mas tem como mais importante o fato de ser o Dia Internacional do Orgulho LGBT. É Pride Month, galera!

1846 – MÚSICA – O saxofone é patenteado

Um instrumento para poucos

Tenho que contar para vocês que o saxofone é um dos meus instrumentos musicais favoritos. Então, quando comecei a pesquisar sobre o dia 28 de Junho e me deparei com essa informação, não pude deixar passar. Nesse dia, em 1846, o inventor belga Adolphe Sax (também flautista e clarinetista), patenteou então, algo que revolucionou a indústria musical. Sax era apaixonado por música, por criar novos sons e, com isso, chegou à criação do Saxofone alguns anos antes. Nos primeiros 20 anos após a patente, a regra era que somente ele poderia produzir o instrumento, mas, infelizmente, isso não lhe levou à fama e ao sucesso, que só vieram, na verdade, postumamente. O instrumento se popularizou com o Jazz e atingiu popularidade na Primeira Guerra Mundial, em bares de Chicago. Grandes nomes da música se consolidaram com o sax, como Duke Ellington e John Coltrane.

Duke Ellington no sax

1969 — HISTÓRIA – Começa a Rebelião de Stonewall, marcando o início dos Movimentos civis LGBT

O Stonewall Inn, em NY

Na década de 1960, nos Estados Unidos (com exceção de Illinois), a homossexualidade era criminalizada (e considerada uma doença). Era proibido usar roupas de outro sexo e os gays precisavam se esconder, do contrário poderiam perder seus empregos e suas casas. Um dos únicos bares que aceitava a comunidade era o Stonewall, em Nova York. Apesar de ser dirigido pela máfia e ter condições muito precárias, era esse o local onde todos podiam se encontrar, se divertir e ser quem realmente eram. A polícia frequentemente fazia batida no local (especula-se que na noite em questão foi por conta da falta de propina dos donos do bar), xingando e expulsando os frequentadores. Em 28 de junho de 1969, então, houve um consenso: era hora de lutar. Quando os policiais gritaram “Bichas, o show acabou, saiam!”, todos começaram a protestar e contra a violência policial, brigando pelo simples direito de existir, ser e estar. Houve confrontos a noite toda e os protestos se seguiram por seis noites. Isso tudo resultou no nascimento do movimento de liberação gay e no momento em que o ativismo pelos direitos LGBT ganharam o debate público e as ruas.

Os protestos que marcaram a data

Nos anos seguintes, marchas e paradas se espalharam pelo país e pelo mundo. O filme de 2015 “Stonewall: Onde o Orgulho Começou” tentou retratar a história, porém falhou miseravelmente em retratar toda a situação da época e não é bem visto pela comunidade LGBT (e nem pela maioria dos críticos).

Na época (1969), não houve muito impacto disso tudo no Brasil, pois, segundo Renan Quinalha, professor de direito da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a retirada de tantos direitos e liberdades civis durante a ditadura atrasou em pelo menos dez anos a emergência do movimento LGBT no Brasil. Aqui, tudo começou a mudar em 1978. Mas isso é história para um outro dia. O recado é que o Dia do Orgulho LGBT marca uma longa história de dor e sofrimento e que deve ser celebrado com toda garra.

O Stonewall Inn atualmente, declarado monumento histórico nacional
pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama

No “Neste Dia” dessa semana decidimos dedicar uma parte inteirinha para falar somente sobre nascimentos e aniversários, tanto de estrelas de cinema, quanto de ícones da música. Aí demos uma resumidinha no currículo desse pessoal!

1926 – CINEMA – Nasce Mel Brooks

Um gênio da comédia

O cineasta e ator foi responsável pela criação da série “Agente 86”, lá em 1965. Participou de impressionantes 780 episódios de “The Electric Company”, um programa infantil da PBS (EUA), que foi ao ar entre 1971 e 1977, que também contou com outros grandes nomes, como Morgan Freeman e Rita Moreno. Esteve no primeiro filme dos Muppets lá em 1979, foi o Sr. Welling em “Os Batutinhas” (1994) e de uns anos para cá passou a trabalhar muito com dublagem. Ele dá a voz, inclusive, ao Melephant Brooks, personagem de Toy Story 4. Dirigiu e roteirizou vários filmes, entre eles Primavera para Hitler, Banzé no Oeste, SOS Tem um Louco Solto no Espaço e A Louca! Louca História de Robin Hood.

Dublagem de Brooks para um dos episódio de “The Electric Company”

1945 – MÚSICA – Nasce Raul Seixas

Um dos maiores ícones da música brasileira também nasceu em 28 de junho. Os seus grandes sucessos e a sua carreira musical nem vamos comentar aqui, mas o maluco beleza passou por poucas e boas. Ele já teve que provar, antes de um show, que era ele mesmo; foi preso acusado de ser um impostor, também foi preso e torturado durante a ditadura. Teve cinco esposas. Além disso, cantou com Bruce Springsteen, visitou Graceland, supostamente ficou amigo de John Lennon e se aproximou de Paulo Coelho por conta de um artigo sobre extraterrestres.

1948 – CINEMA – Nasce Kathy Bates

Ela faz de tudo um pouco!

Essa grande atriz também assopra as velinhas em 28 de junho. Drama? Suspense? Comédia? É tudo com ela. Ela começou em 1963, mas o ponto forte da primeira parte de sua carreira veio somente em 1990, com “Louca Obssessão”, onde interpretou uma enfermeira um tanto psicótica. O filme lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz no ano seguinte. Esteve em “Titanic”  (1997), foi o fantasma de Charlie Sheen em “Two and a Half Men” e em 2013 iniciou uma parceria com o roteirista e diretor Ryan Murphy. Aí começou a brilhar em “American Horror Story”, participando também de “Feud”, com diversas personagens marcantes, como a Madame LaLaurie, inspirada na história real da socialite estadunidense que torturava e matava negros. Bates também nos trouxe a sitcom “Desenrolados” (2017-2018) e esteve em “Suprema”, que estreou em março aqui no Brasil.

John Cusack e Mary Stuart Masterson também fazem aniversário nesse dia.

INTERNET – DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK

“ESSE BOTÃO VOCÊ PRECISA APERTAR”

ENTÃO, GENTE. 28 DE JUNHO TAMBÉM É MARCADO POR SER O DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK, ESSA GRITARIA SILENCIOSA, QUE TANTO FAZ PELA GENTE NA INTERNET. Eu ia escrever todo esse texto em caps, mas esteticamente machuca os meus olhos. Essa “comemoração” é, na verdade, dupla, pois o dia 22 de outubro também recebe esse título. Não precisamos de um motivo para FICAR GRITANDO NA INTERNET, então a data não nasceu a partir de nenhum grande feito, sendo atribuída a mais pura zoeira. Muitos, entretanto, relacionam o dia com a morte de Billy Mays (28/6/09), um apresentador de televisão e comerciais que aparecia sempre muito empolgado, exagerado nos anúncios que participava, no melhor estilo Caps Lock. ENTÃO VAMOS APROVEITAR E CELEBRAR COMENTANDO TUDO EM CAIXA ALTA HOJE, GURIZADA!

Billy May em anúncio para “OXI CLEAN”

Esse foi mais um Neste Dia, com fatos históricos, um absurdo número de aniversários de celebridades e muita zoeira. Semana que vem tem mais! Ah, caso vocês se lembram de alguma coisa que deixamos passar, por favor, deixem nos comentários! A Vigília Não Para!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *