FilmesSéries

Neste Dia: tudo que já rolou no 26 de abril!

Dia 26 de abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, data que tem como objetivo promover a discussão sobre o assunto no encorajamento da inovação e criatividade. Também foi Neste Dia, em 1882, que a primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa, pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe. Além disso, separamos alguns outros fatos marcantes dessa data.

Confira abaixo!

1965 – História – Inauguração Rede Globo


A Globo estreou como canal 4, em 26 de abril de 1965, no Rio de Janeiro. O canal era um sonho de Roberto Marinho, fundador do canal e da rede, desde 1950, quando a televisão chegou ao Brasil. Durante a primeira transmissão oficial, às 11 horas desse dia, o então diretor geral da rádio e da TV, Rubens Amaral, apresentou a emissora aos telespectadores cariocas. O primeiro programa a ser exibido foi “Uni-Duni-Tê”, de conteúdo infantil. A primeira novela surgiu na mesma época. Chamada “Ilusões Perdidas”, o folhetim focava em um par romântico, interpretado por Leila Diniz e Reginaldo Faria. Osmar Prado, que concedeu uma entrevista exclusiva para a Vigília Nerd, também fazia parte do elenco. Hoje, a Rede Globo possui mais de 122 emissoras próprias e afiliadas e é assistida, diariamente, por mais de 200 milhões de brasileiros.

1982 – Música – Lançamento álbum “Tug of War”, de Paul McCartney

Tug of War foi o quarto álbum de estúdio do músico e estava sendo produzido desde o ano anterior. As gravações foram interrompidas em dezembro, quando Lennon foi assassinado e Paul decidiu fazer uma pausa. Em fevereiro de 1982, então, Paul retomou as sessões e contou com o apoio de Stevie Wonder, Stanley Clarke, Carl Perkins e Ringo Starr. A obra ficou conhecida como um dos melhores trabalhos do músico, sendo um dos álbuns mais aclamados do ano (e atingindo o número 1 das paradas). Entre as músicas que compõe o álbum, está o dueto com Wonder, “Ebony and Ivory”, “Take it Away” e, é claro, “Tug of War”. Em 1993, foi remasterizado e relançado em CD, em 2015 novamente remasterizado e lançado na iTunes Store. Já em 2015, uma versão deluxe chegou ao mercado.

1986 – História – Chernobyl

Vista da cidade de Pripyat

Em 26 de abril de 1986, na cidade de Pripyat, na Ucrânica, ocorreu um catastrófico acidente nuclear na Usina de Chernobyl. Por conta de diversas falhas, desde a sua estrutura pouca reforçada a erros cometidos pelos funcionários, um experimento gerou a explosão de um reator. A explosão causou um incêndio, que durou 10 dias e lançou material radioativo em uma vasta região. Estima-se que a radioatividade disseminada seja quatrocentas vezes maior do que a das bombas que atingiram Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. Isso gerou na população da região diversas doenças, possivelmente também provocando anomalias genéticas nos descendentes dos atingidos. A região, no entanto, nunca foi totalmente evacuada e hoje, inclusive, há moradores em um raio de 20 quilômetros da usina. Pripyat, por outro lado, localizada a 4 quilômetros do local, é uma cidade fantasma. Diversas obras foram baseadas no acidente, como o filme “Diários de Chernobyl” (2012). Também está prevista para maio a estreia de uma minissérie da HBO sobre o tema, intitulada “Chernobyl”.

1996 – Cinema – Estreia “Um Drink no Inferno” no Brasil

A premiere nos EUA foi em janeiro de 96, mas o filme chegou nas telonas brasileiras somente em abril. Tanto lá, quanto aqui, o filme não foi nenhum sucesso de bilheteria, sendo, inclusive, duramente criticado por muitos críticos. Um Drink no Inferno é um thriller “B”, dirigido por Robert Rodriguez, com roteiro de Quentin Tarantino, que também é um dos protagonistas, ao lado de George Clooney. O filme acompanha os irmãos Gecko, fugitivos do FBI que precisam atravessar a fronteira do México e, para conseguirem atravessar com segurança, sequestram uma família. O grupo segue viagem até uma casa noturna, a “Titty Twister”, em uma parte isolada do México e bom, tudo vira uma grande luta. Vale sempre lembrar da belíssima cena de Salma Hayek dançando no palco com uma cobra. Acontece que a atriz tinha fobia ao animal, o que fez com que ela tivesse que se tratar para poder continuar no papel. Completamente trash, o filme, com o passar dos anos, virou cult, conquistando muitos fãs. O longa teve duas sequências (ambas em 1999) e inspirou uma série de mesmo nome em 2016, com Robert Rodriguez à frente do projeto.

E aí, lembra de mais algum fato marcante que aconteceu em 26 de abril? O Neste Dia volta na próxima edição, com mais curiosidades e lembranças do que já aconteceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *