Neste Dia: tudo que já rolou no 26 de abril!
Dia 26 de abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, data que tem como objetivo promover a discussão sobre o assunto no encorajamento da inovação e criatividade. Também foi Neste Dia, em 1882, que a primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa, pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe. Além disso, separamos alguns outros fatos marcantes dessa data.
Confira abaixo!
1965 – História – Inauguração Rede Globo

A Globo estreou como canal 4, em 26 de abril de 1965, no Rio de Janeiro. O canal era um sonho de Roberto Marinho, fundador do canal e da rede, desde 1950, quando a televisão chegou ao Brasil. Durante a primeira transmissão oficial, às 11 horas desse dia, o então diretor geral da rádio e da TV, Rubens Amaral, apresentou a emissora aos telespectadores cariocas. O primeiro programa a ser exibido foi “Uni-Duni-Tê”, de conteúdo infantil. A primeira novela surgiu na mesma época. Chamada “Ilusões Perdidas”, o folhetim focava em um par romântico, interpretado por Leila Diniz e Reginaldo Faria. Osmar Prado, que concedeu uma entrevista exclusiva para a Vigília Nerd, também fazia parte do elenco. Hoje, a Rede Globo possui mais de 122 emissoras próprias e afiliadas e é assistida, diariamente, por mais de 200 milhões de brasileiros.
1982 – Música – Lançamento álbum “Tug of War”, de Paul McCartney

Tug of War foi o quarto álbum de estúdio do músico e estava sendo produzido desde o ano anterior. As gravações foram interrompidas em dezembro, quando Lennon foi assassinado e Paul decidiu fazer uma pausa. Em fevereiro de 1982, então, Paul retomou as sessões e contou com o apoio de Stevie Wonder, Stanley Clarke, Carl Perkins e Ringo Starr. A obra ficou conhecida como um dos melhores trabalhos do músico, sendo um dos álbuns mais aclamados do ano (e atingindo o número 1 das paradas). Entre as músicas que compõe o álbum, está o dueto com Wonder, “Ebony and Ivory”, “Take it Away” e, é claro, “Tug of War”. Em 1993, foi remasterizado e relançado em CD, em 2015 novamente remasterizado e lançado na iTunes Store. Já em 2015, uma versão deluxe chegou ao mercado.
1986 – História – Chernobyl

Em 26 de abril de 1986, na cidade de Pripyat, na Ucrânica, ocorreu um catastrófico acidente nuclear na Usina de Chernobyl. Por conta de diversas falhas, desde a sua estrutura pouca reforçada a erros cometidos pelos funcionários, um experimento gerou a explosão de um reator. A explosão causou um incêndio, que durou 10 dias e lançou material radioativo em uma vasta região. Estima-se que a radioatividade disseminada seja quatrocentas vezes maior do que a das bombas que atingiram Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. Isso gerou na população da região diversas doenças, possivelmente também provocando anomalias genéticas nos descendentes dos atingidos. A região, no entanto, nunca foi totalmente evacuada e hoje, inclusive, há moradores em um raio de 20 quilômetros da usina. Pripyat, por outro lado, localizada a 4 quilômetros do local, é uma cidade fantasma. Diversas obras foram baseadas no acidente, como o filme “Diários de Chernobyl” (2012). Também está prevista para maio a estreia de uma minissérie da HBO sobre o tema, intitulada “Chernobyl”.
1996 – Cinema – Estreia “Um Drink no Inferno” no Brasil

A premiere nos EUA foi em janeiro de 96, mas o filme chegou nas telonas brasileiras somente em abril. Tanto lá, quanto aqui, o filme não foi nenhum sucesso de bilheteria, sendo, inclusive, duramente criticado por muitos críticos. Um Drink no Inferno é um thriller “B”, dirigido por Robert Rodriguez, com roteiro de Quentin Tarantino, que também é um dos protagonistas, ao lado de George Clooney. O filme acompanha os irmãos Gecko, fugitivos do FBI que precisam atravessar a fronteira do México e, para conseguirem atravessar com segurança, sequestram uma família. O grupo segue viagem até uma casa noturna, a “Titty Twister”, em uma parte isolada do México e bom, tudo vira uma grande luta. Vale sempre lembrar da belíssima cena de Salma Hayek dançando no palco com uma cobra. Acontece que a atriz tinha fobia ao animal, o que fez com que ela tivesse que se tratar para poder continuar no papel. Completamente trash, o filme, com o passar dos anos, virou cult, conquistando muitos fãs. O longa teve duas sequências (ambas em 1999) e inspirou uma série de mesmo nome em 2016, com Robert Rodriguez à frente do projeto.
E aí, lembra de mais algum fato marcante que aconteceu em 26 de abril? O Neste Dia volta na próxima edição, com mais curiosidades e lembranças do que já aconteceu.