Neste Dia: o que já rolou em 24 de maio durante a história
Ícones da música, filmes de terror e lançamento de games. Dá uma olhadinha do que já rolou no dia 24 de maio através dos anos!
1941 – MÚSICA – Nasce Bob Dylan
Nome artístico de Robert Allen Zimmermann. Bob se interessou por música desde muito jovem, aprendendo a tocar piano e guitarra sozinho. Em sua juventude, participou de várias bandas de rock, até que percebeu que seu gênero era mesmo o folk. No fim da adolescência se mudou para Nova Iorque, na esperança de novas oportunidades. Tocou em alguns clubes, até que chamou a atenção de um produtor, John Hammond. Assim, em 1961, entrou para a Columbia Records e lançou o seu primeiro álbum no ano seguinte. O álbum não teve muito sucesso, mas Hammond continuou acreditando no músico, que também encontrou outro defensor, ninguém menos que Johnny Cash. Nos anos seguintes usou vários pseudônimos para elaborar projetos. Com 34 álbuns de estúdio, hoje Dylan é um dos nomes mais marcantes da música folk, e é o primeiro e único artista a receber uma Prêmio Nobel (de Literatura, em 2016), um Oscar (por “Things Have Changed”, trilha do filme “Garotos incríveis”), um Grammy e um Globo de Ouro.
1978 – CINEMA – Estreia Despertar dos Mortos
No original “Dawn of the Dead”, é um thriller de ação, escrito e dirigido por George A. Romero, considerado “o” mestre dos filmes de zumbi. No longa, um grupo de pessoas se refugia em um shopping center para tentar sobreviver à epidemia de zumbis que tomou o mundo. É de Romero também, entre outros, “A Noite dos Mortos Vivos”, de 1968. Em 2004 houve um remake reimaginando Despertar dos Mortos em outros tempos, que é dirigido por Zack Snyder (300, Watchmen, Liga da Justiça) e roteirizado por James Gunn (Guardiões da Galáxia).
2005 – HISTÓRIA – Dia Nacional do Café
O café faz parte da história do Brasil, por isso, o dia 24 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Café. A data também simboliza o início da colheita cafeeira em grande parte das regiões do país. O café chegou ao Brasil em 1727. Assim que se iniciou o Ciclo do Café, houve a expansão das lavouras cafeeiras durante o Brasil Império e daí passou a ser, por muito tempo, a maior fonte de riqueza do país e o principal produto de exportação. Os grandes lucros decorrentes da exportação do produto enriqueceram os grandes fazendeiros, chamados de “Barões do Café”. Graças à isso, a sociedade se modernizou pouco a pouco. Foram construídas ferrovias para transportar o café mais rapidamente e Rio de Janeiro e São Paulo começaram a ser urbanizadas. Entretanto, a produção cafeeira dependia muito de trabalho escravo e gradual abolição da escravatura passou a ser um problema para os grandes Barões. Aí foram surgindo novos grupos sociais, como operários e a chamada classe média. O Brasil hoje é o maior produtor e exportador de café no mundo.
2019 – GAMES – Back in 1995 chega para Switch
O game, que está disponível para PC desde 2016, chegou alguns dias atrás para Xbox One e Playstation 4 e agora chega para o Nintendo Switch. Inspirado em clássicos de terror dos anos 90 e na geração de 32 bits, Back in 1995 foi desenvolvido pela Throw the Warped Code e distribuído pela Ratalaika Games. Traz gráficos em 3D retrô, incluindo modelos de baixa resolução, distorção de textura, emulação de CRT e ângulos de câmera de CCTV fixos e uma interface de usuário antiga. A história gira em torno de um protagonista que, em meio a uma catástrofe, precisa encontrar a sua filha.
E esse foi o nosso apanhado de um ‘pouco de tudo’ que já rolou em alguns dias 24 de maio durante a história. Não perca toda a sexta-feira aqui na Vigília o nosso quadro “Neste Dia”.