Festival de CinemaFilmesListasMúsica

Neste Dia: um pouco de 16 de Agosto na história

O dia 16 de agosto é marcado pelo nascimento da rainha do pop, assim como a morte do rei do rock. Além disso, é a data de início do 47º Festival de Cinema de Gramado, evento que terá uma cobertura especial da equipe da Vigília.

Confira isso e muito mais abaixo!

1958 – Nasce Madonna

Madonna Rainha, o resto é nadinha

A rainha do pop nasceu em 16 de agosto de 1958, em Michigan, nos Estados Unidos. Terceira de oito filhos, hoje tem mais de 35 anos de carreira e mostra que está a todo vapor. A artista, que já vendeu mais de 300 milhões de discos, entre seus 13 álbuns de estúdio, seis compilações, três trilhas sonoras, três álbuns ao vivo e três álbuns remixados. Nos cinemas, brilhou em “Evita” (1996) e se destacou em “Procura-se Susan Desesperadamente” (1985), entre outros trabalhos. Madonna revolucionou a indústria musical, os videoclipes e conseguiu se reinventar ao longo dos anos. Prova disso é o seu novo álbum, “Madame X”, que está levando-a para mais uma turnê e que conta com parcerias como Anitta, Maluma e que é inspirado na música latina e em contribuições musicais que teve ao redor do mundo. Ícone feminino e LGBT, a artista passa mensagens de poder, de liberdade e empoderamento. Deixamos aqui um feliz aniversário para essa rainha!

“Express Yourself”, um grande single da artista, que trata sobre liberdade dos prazeres materiais

Ah! Vale lembrar também que a série Glee (2009-2015) homenageou a cantora lá na sua primeira temporada (episódio 15), “The Power of Madonna”, destacando, justamente, a sua influência na cultura pop e para os seus fãs.

Versão de “Vogue”, single da artista, interpretado pelo Glee Club e pela personagem de Jane Lynch, Sue Sylvester.

1977- Morre Elvis Presley

Elvis, o Rei do Rock

O 16 de agosto marca, então, o nascimento de uma rainha e a morte de um rei. Em 1977 o mundo sofreu a perda de Elvis Presley, por conta de um colapso fulminante associado à disfunção cardíaca. A sua morte é um grande mistério, pois fãs de todos os lugares se comoveram e diversas teorias da conspiração foram criadas, levando muitos a crer que o artista, na verdade, não havia morrido. Independente disso, o que fica na memória do povo é a sua voz e gingado inconfundíveis, além de sua extensa contribuição ao mundo da música e, especialmente, ao rock and roll. Elvis gravou mais de 30 álbuns (entre os “ao vivo” e os de estúdio), somando em torno de 750 músicas. Presley também marcou a indústria cinematográfica, tendo participado de mais de 30 filmes, entre eles “Love me Tender” (1956), “Blue Hawaii” (1961) e “Viva Las Vegas” (1964).

Trailer de “Blue Hawaii” um dos maiores sucessos de bilheteria de Elvis

Em 2018 a HBO lançou o documentário “Elvis Presley: The Searcher”, que conta algumas possíveis outras teorias de sua morte (como o suicídio) e mostra um pouco de sua vida, sua carreira e traz depoimentos de entes próximos ao músico.

Documentário da HBO, “Elvis Presley: O Rei do Rock”

Elvis é, até hoje, um dos maiores ícones da música, tendo representando um pouco da “contracultura” dos anos 1950 e, assim como a Rainha mencionada anteriormente, revolucionando a indústria musical. O artista será homenageado também em um filme, dirigido por Baz Luhrmann e interpretado por Austin Butler.

Além de Elvis, em 16 de Agosto (porém um pouco antes, em 1949) também perdemos Margaret Mitchell, autora de “…E o Vento Levou”, obra que foi adaptada para as (então não tão grandes assim) telonas em 1939. Mas da obra, de seu prestígio e da versão em longa metragem com Vivien Leigh como Scarlett O’Hara já falamos em outro “Neste Dia”, então vamos seguir com a lista!

2019 – Início do 47º Festival de Cinema de Gramado

Tapete vermelho já está estendido

Ok, ok, esse item se refere a um festival anual, então citá-lo aqui é quase sem sentido. Mas não é, pois essa edição marca também o terceiro ano da participação da equipe da Vigília cobrindo o evento em Gramado. São críticas, vídeos, notícias e entrevistas trazidos diretamente desse grande momento do cinema nacional diretamente para o nosso público.

Entrevista da Vigília com Osmar Prado diretamente do 46º Festival de Cinema de Gramado. Prado esteve ao lado de Daniel de Oliveira em “10 Segundos Para Vencer”.

Como curiosidade, vale destacar que nos primeiros anos do Festival, que iniciou em 1973, o evento ocorria lá no início do ano, em janeiro ou fevereiro. Os anos foram passando e o Festival começou a ocorrer em outros meses, estabelecendo-se em agosto somente a partir de 1990. O 16 de agosto marcou outras edições do Festival também, como em 1997, quando teve o seu encerramento neste dia e, como principal premiado, teve “For All – O Trampolim da Vida”, com Betty Faria e José Wilker. No Palácio dos Festivais é possível aprender e conhecer um pouco mais da trajetória deste grande evento ao longo dos anos.

O dia 16 de agosto também é considerado, aqui no Brasil, o Dia do Filósofo. A filosofia, que surgiu na Grécia Antiga, é um campo de estudo essencial para compreensão do ser humano e do mundo à sua volta. Para quem curte a área e refletir sobre o assunto, não posso deixar de sugerir alguns clássicos do cinema, como “Cidade das Sombras” (1998) e “Matrix” (1999), obras que, inclusive, têm muito em comum. “O Show de Truman” (1998) e “A Origem” também são ótimas sugestões. Diversas outras obras e diretores também abordam o tema, é claro, mas vamos começar com esses clássicos, quem sabe mais pra frente.

Além disso, gostaria de destacar aqui algumas celebridades que, além de serem conhecidas pelos seus trabalhos nas telonas e nas telinhas, também estudaram, em algum ponto de suas vidas, filosofia. 

Richard Gere

Entre eles estão o astro Richard Gere, o Edward de “Uma Linda Mulher” (1990) e protagonista de “As Duas Faces de Um Crime” (1996), que alavancou a carreira de Edward Norton (de “Clube da Luta”). O nosso eterno Han Solo, Harrison Ford, também estudou filosofia, assim como o comediante Steve Martin e o mestre Bruce Lee, que agora foi retratado no nono longa de Tarantino, “Era Uma Vez em Hollywood”.

E aí, lembra de mais alguma coisa marcante que rolou em algum 16 de agosto? Conta pra gente nos comentários! E não deixa de acompanhar a Vigília nas redes sociais, Twitter, Instagram, Facebook e Youtube para ficar por dentro de tudo que está rolando no mundo nerd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *