Neste Dia: o que já rolou em 13 de Setembro
O Neste Dia de hoje caiu justamente em uma sexta-feira 13! Pra completar, a lua vai estar praticamente cheia, nos relembrando as mais diversas histórias sinistras de lobisomens e outras criaturas.
Se quiser acompanhar a data em grande estilo, vale conferir nos cinemas “IT: Capítulo 2”, longa (ênfase no “longa”, pois o filme tem 2h40min) que encerra a história do palhaço Pennywise com a versão adulta do Clube dos Otários, nessa adaptação de uma obra de Stephen King (de 1986).
“Midsommar”, terror psicológico de Ari Aster (de “Hereditário”) também é uma dica bacana para esse 13 de setembro.
Mas agora vamos aos fatos!
1985 – GAMES – Super Mario. Bros. é lançado no Japão
Uma das maiores sagas de game de todos os tempos, “Super Mario Bros.” teve o seu início em um 13 de setembro, quando foi lançado no Japão. Após o arcade “Mario Bros.”, de 1983, tivemos o lançamento do jogo de plataforma que impactou o mundo e a cultura pop para sempre. A origem do nosso encanador bigodudo favorito na verdade remete a um jogo de Donkey Kong, de 1981, onde ele aparecia inicialmente creditado como “Jumpman”. No ano seguinte (e também em 1984) foi o antagonista em jogos do grande gorila. Mario apareceu em mais de 200 jogos até hoje e virou um símbolo que atravessou gerações. Em 1993, uma tentativa falha de Hollywood de adaptar os personagens para as telonas em um filme homônimo resultou em um total fracasso de bilheteria, lucrando menos da metade do orçamento da produção.
1996 – MÚSICA – Morre Tupac Shakur
Nascido em 1971, em Nova York, o filho de um casal de membros do movimento dos Panteras Negras era uma estrela desde os tempos de escola. Participava de competições de rap, peças de teatro e era conhecido por ser divertido e engraçado. Tupac teve uma carreira brilhante, mas que durou pouco. Em 1991 lançou um álbum que permaneceu oculto, tendo alcançado fama e prestígio somente em 1993, com “Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z”. As suas obras refletem a sua vida e a exposição à violência desde a juventude, assim como o racismo, conflitos com outros rappers e problemas da sociedade. O cantor e compositor também atuou em diversas produções cinematográficas, como “Sem Medo no Coração” (1993), “O Lance do Crime” (1994) e “Bullet” (1996). Tudo mudou na noite de 7 de setembro de 1996, quando ele foi baleado múltiplas vezes em um tiroteio inexplicado, após ter assistido a uma luta de Mike Tyson no MGM Grand Las Vegas. Shakur veio a falecer alguns dias depois, em decorrência de insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória. Postumamente, o rapper ultrapassou o número de 75 milhões de cópias com seus álbuns vendidos mundo afora. Em 2017 uma cinebiografia de Shakur foi lançada, intitulada “All Eyez on Me: A História de Tupac”.
Enquanto isso, nesse mesmo dia e ano, nasceu a atriz Lili Reinhart, conhecida por interpretar Betty Cooper na série “Riverdale”. Ela está em “As Golpistas” ao lado de Jennifer Lopez, Constance Wu e Julia Stiles.
2013 – CINEMA – Lançamento de “Invocação do Mal”
Pode nem parecer, mas já faz seis anos desde que tivemos a estreia do casal Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) nas telonas, em um filme que logo se consagrou como um dos mais populares no quesito terror dos últimos tempos. Dirigido por James Wan, que tem em seu currículo outros grandes filmes, como “Jogos Mortais” (2004), “Sobrenatural” (2010, onde também trabalhou com Wilson) e “Aquaman” (2018), “Invocação do Mal” é inspirado em fatos reais e contou, inclusive, com a consultoria da verdadeira Lorraine Warren. Na vida real, o emblemático casal de demonologistas também investigou o caso Amityville (posteriormente aos acontecimentos da história que conhecemos), que inspirou um livro e 10 filmes (incluindo uma versão em 3D da história de 1979). “Invocação do Mal” iniciou ali em 2013 um universo compartilhado do terror, que seguiu com “Annabelle” (2014), “Invocação do Mal 2” (2016), “Annabelle: Creation” (2017), “A Freira” (2018), “A Maldição da Chorona” (2019), “Annabelle: De Volta Para Casa” (2019). E isso não é tudo! Mais filmes estão por vir, como “Invocação do Mal 3”, em 2020 e “The Crooked Man”, que ainda não tem previsão de lançamento.
E aí, lembra de mais alguma coisa marcante que aconteceu em algum 13 de Setembro? Conta pra gente nos comentários!