Dia do Orgulho Nerd: Os Nerds que inspiram
Nesse Dia da Toalha (aka Orgulho Nerd), nada melhor que comemorar lembrando aqueles que dão o real sentido ao termo que nos caracteriza, não é mesmo? Afinal, o que seria da cultura pop mundial sem os clássicos nerds, aqueles que durante a história forjaram esse nome e iniciaram a escalada e a jornada dos assuntos que hoje, quase que por osmose, dominam o mundo?
Para essa seleção, a Vigília pensou nos autores, criadores e personagens fictícios que mais se relacionam com tudo isso. Com vocês, a essência do que é ser nerd!
Douglas Adams (1952-2001)
Não fosse por ele, nem teríamos o Dia da Toalha (aka Dia do Orgulho Nerd). O escritor e criador britânico ficou famoso por escrever esquetes de humor junto do grupo Monty Phyton. Mas foi com seus “romances” e livros do Guia do Mochileiro das Galáxias que ele conquistou o mundo e nos deixou um universo cheio de referências que hoje popularizaram o dia 25 de maio. É aqui que entendemos qual o verdadeiro sentido da vida (que é 42), e o porquê uma toalha é tão importante em uma jornada pelo espaço.
Steve Wozniac (co-fundador da Apple)
Stephen Gary Wozniak (11 de agosto de 1950) é uma das grandes referência do mundo da tecnologia e desenvolvimento de computadores. Junto com Steve Jobs foi responsável pela popularização e venda dos aparelhos de 0 e 1 para pessoas comuns. Foi a partir daí que tivemos interfaces familiares e o impulso necessário para que hoje todos tenhamos um PC, seja em mãos, ou em casa mesmo. O seu reconhecimento como nerd também lhe rendeu a participação e homenagem no seriado (também nerd) The Big Bang Theory.
J.R.R. Tolkien (1892-1973)
John Ronald Reuel Tolkien. O mestre dos mestres. A ele devemos muito do que hoje consideramos alguns dos principais pilares do mundo nerd. Escritor, professor universitário e filólogo britânico, doutor em Letras e Filologia. De sua mente brilhante saíram mapas, referências e um mundo inteiro complexo que influencia a cultura literária, musical, de TV, quadrinhos, cinema e outros. Autor de O Hobbit, O Silmarillion e O Senhor dos Anéis. A grandiosidade de sua herança no mundo é quase imensurável. Tudo isso com apenas 13 romances publicados.
Stan Lee & Jack Kirby
A dupla que criou metade dos nossos heróis favoritos! Embora a história da dupla tenha ficado bem conturbada com o tempo, é a eles que devemos grande parte dos essenciais mundos Marvel e DC. Stanley Martin Lieber, o Stan Lee, embora quase tenha falido junto com a Marvel, enfrentou todas as crises da editora até os tempos de hoje, quando só colhe os louros. A lenda viva dos quadrinhos é figura assídua dos filmes e uma cara conhecida por todos. Já Jacob Kurtzberg o Jack Kirby (1917-1994) é o responsável por traduzir no papel e nos seus traços marcantes os heróis, as características e os designs que até hoje afetam o mundo da arte sequencial. É a influência de 10 entre 10 quadrinistas.
George Lucas
Sim, afinal, o criador da maior franquia do cinema dos últimos tempos e de um universo mítico não poderia ficar de fora. Star Wars mora em nossos corações e foi graças ao cérebro inventivo do cineasta George Lucas. E vamos combinar, não dá pra pensar num mundo e na cultura pop sem sabres de luz, jedi, o equilíbrio da força, uma galáxia muito, muito distante e a clássica jornada do herói.
Star Trek e Spock/Leonard Nimoy (1931-2015)
Mais uma dobradinha clássica da cultura nerd. O personagem e o seriado foram tão importantes para o mundo que fica até difícil de explicar. Verdade. Não à toa Leonard Nimoy e seus produtores foram em certa época consultores da Nasa. Na produção estão premissas de teletransporte, comunicação por vídeo e tantas outras coisas que impulsionaram os tempos modernos. Dica da Vigília: Assista ao documentário For The Love Of Spock!
Lewis Skolnick – A Vingança dos Nerds, 1984 (filme)
Lewis era o líder dos Lambda, Lambda, Lambda, do famoso filme A Vingança dos Nerds, de 1984. A direção era de Jeff Kanew, que também fez Gotcha! Uma Arma do Barulho. Ele é talvez a grande referência nerd quando falamos de estereótipos. Cabelo lambido, óculos com hastes grossas (emendado por uma fita), dentes pra frente e pouco gosto pelo sol. Intelecto acima do normal, ingenuidade e timidez. Mas, quando os modinhas lhe incomodam, ele e seu grupo de excluídos mostram quem manda!
John Hughes (1950-2009)
O escritor e diretor que amamos. Graças a eles a nossa infância e adolescência foi influenciada por grandes clássicos do cinema, aqui no Brasil, a maioria consagrada na Sessão da Tarde. Foi ele que nos presenteou com Curtindo a Vida Adoidado, Clube dos Cinco, Esqueceram de Mim, Mulher Nota Mil, Férias Frustradas, A Garota de Rosa-Shocking, entre outros tantos clássicos. Não por acaso, o novo Homem-Aranha: De Volta ao Lar teve leves inspirações na sua obra, principalmente na área de Peter Parker e seus colegas do High School.
Moss (IT Crowd, 2006-2013, série de TV)
Um nerd clássico. Moss (interpretado brilhantemente por Richard Ayoade) manja tudo de computadores e divide seu trabalho com Roy (Chris O’Dowd), num fatídico porão de uma multinacional em Londres. Assim como Lewis Skolnick, ele tem tudo que é necessário no estereótipo nerd, inclusive não se dar bem nas relações sociais. Mas nada disso o impede de ser um dos melhores personagens de comédia da TV de todos os tempos.
J.K. Rowling
IMPORTANTE: a lista foi feita em 2017, quando ela ainda não havia feito tantas manifestações equivocadas. Por acreditarmos que a lista é um recorte da época, decidimos não excluir a escritora da lista, muito embora, se ela fosse feita nos dias de hoje, com certeza não seria incluída.
A escritora e criadora do Universo Harry Potter é tão nerd que usou em seu nome artístico uma forma para homenagear J.R.R. Tolkien. O sucesso e a influência de sua criação transpassam barreiras em todo o mundo. Fato que a deixou mais famosa e financeiramente resolvida do que a própria Rainha da Inglaterra. À ela devemos toda a nossa paixão por Harry, Rony, Hermione e todos aqueles personagens mágicos e por fazer toda uma geração ser adepta dos livros!
Lisa Simpson
Direto de um dos desenhos animados mais assistidos no mundo inteiro, temos uma personagem que é a representação do universo nerd. Lisa ama ler, é ótima em todas as matérias e virou até presidente dos Estados Unidos (inclusive após o mandato de Trump). Além disso, ela é defensora do meio ambiente, fã do Dalai Lama e curte Harry Potter!
Gostou da lista? Que tal comemorar o Orgulho Nerd com uma camiseta incrível da Vigília Nerd? Confira aqui!