Televisão

Morre aos 88 anos o ator Milton Gonçalves

Na segunda-feira, dia 30 de maio, faleceu no Rio de Janeiro o ator Milton Gonçalves. Ícone da televisão, Gonçalves tinha 88 anos e, de acordo com a família, morreu em casa, por volta das 12h30 por consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2020.

Vida e carreira

Nascido em Minas Gerais, na cidade de Monte Santo, em 9 de dezembro de 1933, Milton Gonçalves tinha um currículo vasto. Só na Rede Globo fez mais de 40 novelas, além de série, minisséries e programas humorísticos. Ele estava nas primeiras versões de clássicos como Irmãos Coragem (1970), A Grande Família (1972) e Escrava Isaura (1976). Em 2018, o ator fez sua última participação nas novelas em O Tempo Não Para, quando interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu.

Por conta de sua marcante atuação como Pai José, Milton esteve nas duas versões de ‘Sinhá Moça’: na original (1986) e no remake (2006), pelo qual foi indicado ao Emmy Internacional como melhor ator. Na cerimônia de entrega, Milton Gonçalves apresentou o prêmio de melhor programa infantil/adolescente ao lado da atriz Susan Sarandon. Foi a primeira vez que um brasileiro apresentou um Emmy Internacional.
Milton também participou de uma vasta e diversa produção cinematográfica. Foram mais de 50 títulos como Cinco Vezes Favela (1962), Gimba, presidente dos Valentes (1963), A Rainha Diaba (1974), O Beijo da Mulher Aranha (1985), O Que É isso, Companheiro? (1997), Carandiru (2003), Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2007). Em 2008, interpretou o personagem Romildo Rossi, um político corrupto, em A Favorita, de João Emanuel Carneiro, atualmente no ar na TV Globo, no Vale a Pena Ver de Novo. No filme Segurança Nacional (2010), fez o papel do primeiro presidente negro da história do Brasil.

Em 2011, Milton Gonçalves trabalhou na novela Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, como Gregório Gurgel. No ano seguinte, voltaria a atuar numa trama de época, ao interpretar o Afonso Nascimento em Lado a Lado, novela de João Ximenes Braga e Claudia Lage, que ganhou o prêmio Emmy Internacional. Participou ainda de Pega Pega (2017), como Cristovão, e de O Tempo não Para (2018), como Eliseu.

Paraquedista, pirófago (engolidor de fogo), mecânico, Milton viveu muitas vidas em uma carreira com papéis de destaque por todas as áreas e gêneros da dramaturgia – da comédia ao drama, emocionou, fez rir e ecoar sua voz contra o racismo. Em 2019, atuou na minissérie Se eu Fechar os Olhos Agora, da Globo Now, inspirada na obra homônima de Edney Silvestre. No mesmo ano, encarnou o aposentado Orlando, que com a ajuda da neta Letícia (Gabriely Mota) se tornava Papai Noel, do especial de Natal Juntos a Magia Acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *