Filmes

Milos Forman morre aos 86 anos

O icônico diretor foi o responsável por obras como Amadeus, O Povo Contra Larry Flynt e Um Estranho no Ninho

O sábado, dia 14 de abril, amanheceu mais triste no mundo do cinema. O diretor Milos Forman, morreu aos 86 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Vencedor do Oscar pelos filmes Um Estranho no Ninho e Amadeus, ele era natural da República Tcheca (antiga Tchecoslováquia) e conta com mais de 20 filmes na carreira de diretor. Sua última obra foi Dobre placená procházka, um musical de 2009.

Milos Forman se mudou para os Estados Unidos em 1968 e em 1977 se tornou cidadão norte-americano. Foi na terra do Tio Sam que ele se consagrou com Um Estranho no Ninho, filme de 1975 que ganhou cinco Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro. Os protagonistas eram Jack Nicholson e Louise Fletcher.

Também em sua carreira está o clássico musical Hair (baseado no sucesso da Broadway), além da cinebiografia O mundo de Andy (de 1999) com Jim Carrey no papel de Andy Kaufman, famoso humorista e ator norte-americano.

Em Amadeus (1984), Milos Forman também levou a estatueta de Melhor Diretor, e o filme levou ainda outros sete Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Maquiagem, Roteiro, Ator, Direção de Arte, Figurino e Melhor Som.

Milos Forman foi casado três vezes e teve quatro filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *