AnimaçãoCrítica

Meu AmigãoZão – O Filme: das telinhas para as telonas

Uma das séries infantis mais assistidas da TV paga criada por Andrés Lieban ganhou seu primeiro filme que entra em cartaz no Brasil nessa quinta-feira (12/05).

Baseada no curta-metragem “AmigãoZão” de 2005 dirigida por Lieban e produzida pela TVE Brasil, a série animada canadense-brasileira é produzida pelo estúdio 2D lab. Exibida desde agosto 2010 no Discovery Kids e na TV Brasil desde maio de 2011. A animação também está no catálogo da Netflix e conta a história de Yuri, Lili e Matt, três crianças entre quatro e cinco anos e seus amigos imaginários, Golias (um elefante azul), Nessa (uma girafa rosa) e Bongo (um canguru verde). Juntos eles vão fazer do cotidiano infantil, como descobertas afetivas dos personagens em uma grande aventura, basta usar a imaginação.

Turminha inseparável de Meu AmigãoZão
Turminha inseparável

Em AmigãoZão – O Filme, os amigos inseparáveis vão embarcar em uma colônia de férias planejadas pelos seus pais. Lá eles conhecem Duvi Dudum, um divertido vilão que tem como plano secreto separar a turma de seus Amigãozões. Agora, Yuri, Lili e Matt precisam superar seus medos e inseguranças para resgatarem seus amigos imaginários.

A série animada tem entre 10 e 14 minutos. e por ser um longa animado, temos um tempo maior para explorar bem a personalidade de cada um, ainda mais nessa faixa etária. Yuri é tímido e teme não conseguir fazer novas amizades, Matt não gosta de receber ordens de sua irmã mais velha e Lili acha que sua família não gosta mais dela e sim dos irmãos mais novos. No decorrer da animação, lições são aprendidas tanto para os personagens como para o público-alvo. É uma aventura leve, lúdica, colorida, juntamente de algumas canções que auxiliam a contar a história deixando o longa mais cativante.

O destaque aqui é o vilão Duvi Dudum, dublado magistralmente por Guilherme Briggs. É o antagonista do longa mas não é um vilão somente por ser vilão, ele tem uma motivação por trás disso e faz com que as razões de suas atitudes não sejam “preto no branco” e sim acinzentadas. Aliás, já disse que Guilherme Briggs está ótimo?!

O genial Guilherme Briggs como Duvi Dudum

AmigãoZão – O Filme é colorido, cativante, tem uma trama bem construída, com alguns momentos engraçados, além claro, de passar uma mensagem muito bonita, ajudando o público infantil a lidar com seus sentimentos. Não é por acaso que a série está há 12 anos em exibição. E se você não conhece a série, faça esse favor para o(s) seu(s) filho(s) e também vá ao cinema levar os pequenos. É o típico programa ideal para toda a família. Não é só de Pixar que vivem as animações. Mais uma vez o Brasil mostrando que tem muitos talentos por aí. Palmas!

O longa animado tem distribuição da O2 Play em parceria com a RioFilme.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *