AnimaçãoListasQuadrinhosSéries

Os melhores animes que se passam na escola | Lista

Chegamos em março… e as aulas já foram interrompidas. A vida de muitas crianças, adolescentes e até os adultos que iam para a faculdade sofreu um grande golpe. E claro, essa história de ficar em casa, acaba até mesmo deixando uma saudade imensa do ambiente rodeado de classes com chicletes grudados, cadeiras rabiscadas de corretivos e quadros negros manchados. Mas e se a escola fosse muito mais do que estudar e encontrar os coleguinhas no recreio?

É com esse pensamento que a Vigília separou os melhores animes que se passam nas dependências escolares. Como a maioria dos personagens dos animes são adolescentes, é comum vermos o seu visual composto por um uniforme de colégio, porém, o critério adotado nessa lista é de que a história aconteça a maior parte do tempo no contexto escolar. Então chega de conversa e vamos lá! Ah, e fique em casa, tá legal?

10- Kimi ni Todoke (2009) – 25 episódios 

Acho que ele está olhando para o Amor que está no ar

Sawako tem um problema bem específico com sua turma. Com um corpo magro, pele pálida, cabelo longo, preto e liso, é constantemente confundida com a Samara, de O Chamado.

Uma garota doce, porém muito tímida, o que dificulta a formação de novas amizades. Mas, quando Kazehaya, o garoto mais popular de sua classe, fala com ela, lhe acende uma nova esperança de iniciar uma amizade, ou, até mesmo, um romance. Esse é pra convidar o crush para assistir junto.

9-  Toradora! (2008) – 25 episódios 

A união é a melhor maneira de enfrentar os problemas na escola

Ryuuji é um garoto mal compreendido por ter uma cara que assusta todos que se aproximam. Embora, na verdade, seja uma boa e doce pessoa com um estranho gosto por limpeza e tarefas domésticas. Enquanto isso, Tayga é uma menina baixinha, com a fúria de um tigre, o que lhe rendeu o apelido de Tigresa de Bolso. Mas o que não sabem sobre ela é que ela também possui um lado doce. Os dois se cruzam por engano e passam a se ajudar e a resolver suas dificuldades amorosas.

8-  Great Teacher Onizuka (GTO) (1999) – 43 episódios

“Falta muito para a hora do recreio?”

Onizuka Eikichi é um rapaz de 22 anos que no seu tempo de escola era líder de uma gangue de motociclistas da pesada e faixa preta em Karatê. Depois de se formar numa faculdade de quinta-categoria em Estudos Sociais, resolve exercer a profissão de professor, mesmo não tendo a mínima aptidão para o cargo. Com muito sacrifício, Onizuka consegue um emprego em um colégio e vai dar aula para uma turma fora do normal. Utilizando métodos pouco convencionais, ele procura colocar seus alunos na linha. E claro, aproveitando pra ver as garotas de uniforme escolar e tentar conquistar Azusa Fuyutsuki, uma professora da mesma escola. Digamos que esse é o anime politicamente incorreto da lista.

7- Clannad (2007) – 23 episódios

Um brinde à Amizade!

Produzido pelo saudoso estúdio Kyoto Animation, Clannad conta a história de Tomoya e seu amigo Sunohara, que pensam pouco da vida, e preferem gastar seu tempo aprontando poucas e boas.  Em um dia comum, ele se encontra uma menina murmurando que sem motivos fala alto ”Anpan” (Uma comida japonesa). Ao falar com a menina, descobre que seu nome é Nagisa, e que ele fala algo que ela gosta aleatoriamente para se motivar.

Ao se tornar amigo de Nagisa, Tomoya passa a ficar muito mais tempo com ela, conhecendo mais sobre a garota. Ao descobrir que seu sonho é participar do grupo de teatro, ele decide ajudá-la. Com isso, acaba conhecendo outras garotas e vai auxiliado-as também. Então, aos poucos, começa a perceber que a vida não é tão tediosa quanto ele pensava.

6- Angel Beats (2010) – 13 episódios + 1 OVA

Achei que armas e asas eram proibidas no colégio

Angel Beats se passa em um lugar pós-morte, onde o protagonista Otanashi acorda, sem suas memórias. Ele se encontra em um local que aparentemente é uma escola, mas na verdade é um meio termo entre o céu e a terra. Otonashi conhece uma garota chamada Yuri (Yurippe), que o convida para juntar-se a SSS-Shinda Sekai Sensen, uma organização que tem como objetivo lutar contra os “Tenshis” (Anjos) e tomar o poder desse misterioso lugar.

5- Gin no Saji (2013) – 11 episódios

A escola no campo é bem diferente do que Yuugo imaginava

Gin no Saji é um pouco diferente do que estamos habituados a ver no mundo dos animes escolares, pois a sua história se passa em um colégio no campo.

Yuugo entra para a Escola Agrária de Ooezo para fugir do estresse da pressão de seus pais. O jovem achou que se destacaria, mas logo no começo viu o talento que seus colegas tinham, providos por uma vida inteira no campo. Frutas, vegetais, animais, parece que seus colegas sabem mais do que ele em qualquer assunto.

4-  Another (2012) – 12 episódios

Quem assistiu ao anime sabe porque esse guarda-chuva está aí

Another, o anime que te prende logo de cara devido ao seu suspense, é uma animação que pode não agradar a alguns devido a suas cenas gore. Por essa característica, a série é comparada muitas vezes a franquia Premonição.

A história se passa na cidade de Yomiyama, que vive em medo de segredos obscuros após a morte de Misaki, uma aluna popular na sala 3-3. Mas 26 anos depois, um garoto, Kuoichi, é transferido para a mesma sala, e começa a notar uma forma estranha flutuando sob os alunos. Ele também fica bastante curioso sobre Mei, uma estudante com um tapa-olho. Apesar desse grande diferencial, os outros alunos e até mesmo os professores parecem não notá-la.

Mesmo com os avisos da própria Mei, Kunoichi resolve se aproximar dela. E aos poucos, desvendando o mistério do acontecimento da sala 3-3. Mas isso pode ter um grande custo.

3 – Ansatsu Kyoushitsu (2015) 47 episódios + 1 OVA

Nesse anime o tema de casa é descobrir como matar o professor

A história de Ansatsu Kyoushitsu é sobre a classe 3-E do Colégio Kunugigaoka, onde todas as manhãs os alunos cumprimentam seu professor com um pelotão de fuzilamento em massa. O mestre é uma combinação estranha de um alienígena e um polvo que se move a velocidades de Mach-20. Acontece que essa criatura foi a responsável pela destruição da lua, tornando-a sempre em forma de lua crescente. Como se não bastasse isso, o alien anunciou que vai destruir a Terra no prazo de um ano. Contudo, a criatura irá ensinar a classe como assassiná-lo antes do ano terminar. Premissa mais louca que essa é difícil encontrar em nossa lista (ou em qualquer lista). 

2- Ouran Koukou Host Club (2006) – 26 episódios

Não é a primeira vez que Host Club aparece em uma de nossas listas

A estudante Fujioka Haruhi ganhou uma bolsa de estudos para estudar na escola do Ensino Médio Ouran, uma instituição reservada para os ricos de prestígio. Apesar do que os outros possam pensar dela, Haruhi não liga para as aparências físicas ou ao fato de ela ser humilde. Infelizmente para a garota, seus dias como aluna do ensino médio mudaram drasticamente depois que ela se deparou com o Host Club (Clube de Anfitriões), um grupo de rapazes que usam suas características específicas e seu charme para entreter as garotas da Escola Ouran.

1 – Sakura Card Captors (1998) – 70 episódios + 3 OVAS

Saudade de quando eu assistia Sakura Card Captors na TV Globinho

Encerramos a lista com um clássico. Sakura Card Captors, narra as aventuras da protagonista que dá nome a série. Nossa protagonista é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do artefato saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela magia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberos, o guardião das cartas,  surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma cardcaptor (capturadora de cartas em inglês). As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um cardcaptor rival que mais tarde se torna seu aliado, e Yue, outro guardião das cartas.

E aí, gostou da lista? Deixe seu comentário por aqui! E aproveite a quarentena para conhecer esses animes, afinal, as aulas não devem voltar tão cedo. Mesmo assim, faça sua parte: lave as mãos, não saia de casa e, se houver Ensino à Distância, tente aproveitar ao máximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *