Séries

Masterchef: final tem pequenos deslizes, bons pratos e muita treta

Depois de passarmos por uma temporada atípica de Masterchef, com muita treta, brigas e desentendimentos fora das bancadas, fomos para uma final totalmente imprevisível. Deixando competidores fortes como Rita, Major, Kathleen e atropelando a detentora do ranço da galera, mas favorita nas panelas, Eliane, Hugo e Maria Antônia disputaram o título (e todos os prêmios que a Ana Paula Padrão deve ter cansado de ficar falando durante a temporada), na terça-feira, dia 31 de julho.

Como sempre acontece, a produção trouxe as celebridades da internet para comentar o programa. Não agregou quase nada (e olha que estamos sendo otimistas). Na companhia deles, Gretchen e Wanessa (ex-Camargo). A ideia de trazer a galera que está na internet para dentro do programa já é comum (e uma troca de audiências entre internet e tv aberta), mas esta foi a vez em que o pessoal ficou mais isolado, com inserções inexpressivas. No melhor estilo: podíamos ter ficado sem essa. A mescla entre o gravado e o ao vivo não ficou boa também.

O mezanino foi outro fracasso a parte, principalmente pela péssima presença de espírito de Rita. A cirurgiã dentista provocou tanto Maria Antônia que já estávamos querendo que a participante levasse o título para dar um tapa de luva na competidora eliminada. Torceu tanto a favor de Hugo, com elogios pra lá de exacerbados e visivelmente GRITADOS para que todos do programa ouvissem, que o fio da navalha virou contra ela, o competidor e toda a torcida.

Contudo, onde importava, tivemos um verdadeiro show. Afinal, Hugo e Maria Antônia ousaram, deslizaram pouco e apresentaram muito talento. O menu completo, que deveria ser feito com pouco mais de duas horas de prova, foi realizado com maestria pelos dois competidores. Apesar de grande parte dos internautas avaliarem como “simples” os pratos, entendemos a complexidade do que foi apresentado. E o melhor, os dois competidores desfilaram humildade e respeito entre eles. Esse é o espírito.

Os competidores desfilaram elegância e espírito esportivo

Afinal, tivemos ovo molê, tucupi, purê de leite, diferentes tipos de ragu, e fechamos com sorvete. Assim como na prova da harmonização, de alguns episódios passados, Maria Antônia mostrou que estava segura. Tremeu ao descascar os ovos, mas apresentou um prato que surpreendeu na entrada, um macarrão feito por ela, com a técnica correta, mas que precisava ficar mais 30 segundos na água, e uma sobremesa, que mesmo esquecendo o café no mercado e quase não conseguindo entregar o sorvete, foi surpreendente. Segundo os chefs, a refeição os transportou direto para a Itália.

Em contrapartida, Hugo parecia pisar em ovos. O cirurgião dentista não mostrava à que tinha vindo. Demorou até mesmo para “baixar o Hugo nele”, como a mãe dele disse. Na entrada, fez tucupi e camarões, que faltaram com o sabor, mas ele surpreendeu no prato principal, afinal, purê de leite dá a entender que pode ser um desastre. O grande problema foi a sobremesa. Depois de passar a competição toda servindo pratos com muito açúcar, pecou pela falta do ingrediente na final.

De um lado, tivemos um menu clássico, com muita referência italiana e francesa. Por outro lado, tivemos um menu moderno e contemporâneo, que tirou os chefs do lugar comum.

MAS PAREM AS MÁQUINAS

Antes de anunciar quem ganhou, num episódio que já estava imenso, tivemos uma moça da produção entregando uma caixa de presente para Jacquin. A cena, um pouco mal editada, serviu para o chef anunciar: ele será pai de gêmeos. A esposa, Ro, estava na plateia e o momento foi de muita emoção. Porém, isso no mostra que Masterchef bebe da fonte direta dos Reality Shows sensacionalistas, revelando parte da vida privada dos jurados, de maneira atrapalhada, para atrasar o resultado e causar comoção. Não era pra tanta cena.

Por fim, num anúncio feito em primeira mão no Instagram, Maria Antônia foi consagrada a grande vencedora dessa edição, que foi um tanto quanto peculiar. Quem venceu foi o sabor e não a voz popular. O menino que ressurgiu das cinzas por duas vezes não conseguiu vencer a gaúcha que começou insegura e terminou cheia de si.

E não precisa ficar triste! No dia 21 de agosto já começa o Masterchef profissionais!

Você vai assistir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *