AnimaçãoFilmesOscar

Longas japoneses estão entre os possíveis indicados ao Oscar de Melhor Animação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, no dia 16 de outubro, os 32 filmes submetidos à categoria de Melhor Filme de Animação para a 92° cerimônia do Oscar, principal premiação da arte em produções cinematográficas. Dentre as animações que podem concorrer ao prêmio, estão submetidas quatro produções japonesas.

Confira:

Children of the Sea (dirigido por Ayumu Watanabe – Studio 4°C)

Okko’s Inn (dirigido por Kitaro Kosaka – DLE e Madhouse)

Promare (dirigido por Hiroyuki Imaishi – Trigger e XFLAG)

Weathering With You (dirigido por Makoto Shinkai – CoMix Wave Films)

Desde que o Oscar de Melhor Filme de Animação passou a ser uma categoria recorrente e um prêmio da Academia ao Mérito, em 2002, somente uma produção japonesa venceu a estatueta até hoje: A Viagem de Chihiro (Spirited Away), do renomado Estúdio Ghibli, dirigido por Hayao Miyazaki. Curiosamente, esta também foi a única vez que uma animação 2D recebeu o prêmio.

Somente foram indicados: O Castelo Animado (Ghibli), em 2006; Vidas ao Vento (Ghibli), em 2014; O Conto da Princesa Kaguya (Ghibli), em 2015; As Memórias de Marnie (Ghibli), em 2016; A Tartaruga Vermelha (animação franco-belga-japonesa do Wild Bunch, Ghibli e Why Not Productions), em 2017; e Mirai (Estúdio Chizu), em 2019. A 92ª cerimônia do Oscar, que homenageará os melhores filmes de 2019, ocorre no dia 9 de fevereiro de 2020, e apenas cinco filmes devem ser escolhidos para concorrer ao Oscar de Melhor Animação.

Em 2019, o prêmio ficou com Homem-Aranha no Aranhaverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *