Livro O Cinema de Jorge Furtado ganha lançamento na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Dono de uma carreira de 40 anos, que se espalha pelo cinema, pela televisão e pela literatura, Jorge Furtado é um nome importantíssimo da nossa cultura. Em O Cinema de Jorge Furtado, o crítico de cinema e jornalista Rodrigo de Oliveira faz um passado a limpo dos filmes comandados pelo cineasta, sejam curtas ou longas-metragens. Desde Temporal, de 1984, passando por Ilha das Flores, de 1989, O Homem Que Copiava, de 2003, e culminando em Virgínia e Adelaide, de 2024. São artigos críticos, com curiosidades e informações sobre cada um dos títulos resenhados. Este livro chega como um tributo aos filmes ímpares e personagens memoráveis criados por Jorge Furtado quando comemora seu aniversário de 65 anos e seus 40 anos de carreira.
Escrito pelo jornalista e crítico de cinema canoense Rodrigo de Oliveira, filiado à Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), o livro conta com 192 páginas. Sobre a escolha pela obra do cineasta, Rodrigo comenta: “Acompanho a carreira do Jorge Furtado desde muito jovem. A Comédia da Vida Privada foi um dos primeiros programas que virei fã na televisão. Com uma rápida pesquisa no começo de 2024, me dei conta que ele não só faria um aniversário importante, 65 anos, como sua carreira cinematográfica estava completando 40 anos, com o lançamento em 1984 do curta Temporal (assinado ao lado de José Pedro Goulart). Pareceu a data perfeita para a homenagem”.
Nos artigos, Rodrigo de Oliveira traz muitas curiosidades, extraídas de entrevistas e comentários que Furtado deu durante a carreira (algumas delas para o próprio jornalista), informações da Casa de Cinema de Porto Alegre, notícias de jornais e sites, misturadas a um texto crítico. O livro é uma versão da revista digital Almanaque21 lançada em junho de 2024, quando do aniversário do cineasta.
Para desenhar a arte da capa, que une personagens marcantes da carreira do diretor com ele ao centro de tudo, o quadrinista e game designer Róger Goulart foi convidado. Goulart fez diversas capas para as revistas digitais da Almanaque21, tendo assinado as artes das edições especiais sobre Martin Scorsese e Steven Spielberg, além da revista digital sobre a série Um Maluco no Pedaço.
O lançamento de O Cinema de Jorge Furtado acontece na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, evento que ocorre na Praça da Alfândega entre os dias 1 e 20 de novembro. O livro está à venda com desconto na banca de autores independentes por R$ 45, e a sessão de autógrafos ocorre no dia 15 de novembro, às 16h. O Cinema de Jorge Furtado ainda ganhará lançamento especial na cidade natal do autor, durante o 2º Festival de Cinema de Canoas, que ocorre entre 15 e 17 de novembro. O bate-papo sobre o livro acontece no dia 16, às 17h30min, com mediação do cineasta Boca Migotto, no Sesc Canoas.
SOBRE O AUTOR
Rodrigo de Oliveira nasceu em 1983, em Canoas, no Rio Grande do Sul. É jornalista, radialista e especialista em Cinema. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), começou sua carreira como crítico na internet, em 2003. A partir de 2005, inicia seu trabalho na rádio Unisinos FM, sediada em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, onde comandou, além de outros produtos, um programa de cinema. Na rádio, foi locutor, coordenador de produção e responsável pela área de podcasts até a extinção da emissora, em 2019. Em 2012, passou a integrar o time de críticos do portal Papo de Cinema, onde foi um dos editores até 2019. E, desde 2016, é editor-chefe da revista digital ALMANAQUE21, publicação voltada para crítica de cinema e de TV. Em 2022, participou do livro coletivo da ACCIRS 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho. O Cinema de Jorge Furtado é seu primeiro livro impresso solo, uma versão da edição de número 74 da revista digital, vendida no site almanaque21.com.br. Dentre seus ebooks, à venda na Amazon, destaque para O Cinema de Martin Scorsese e 1992: 21 Filmes Essenciais.