CríticaSériesTelevisão

Larica Total, a culinária de guerrilha, volta para um especial dez anos depois

Após uma década, a culinária de guerrilha está de volta. Larica Total, programa apresentado por Paulo Tiefenthaler e dirigido por Caito Mainier, Felipe Abrahão e Leandro Ramos, foi um sucesso entre 2008 e 2012. Com três temporadas e exibido no Canal Brasil, o programa foi um grande sucesso e parou no que podemos considerar o auge. Porém, para comemorar os dez anos de hiato, a equipe voltou para um especial feito sob medida para os fãs.

Tudo começa com a equipe das primeiras temporadas relembrando porque o programa havia terminado. O e-mail, que alguns nem lembravam as palavras exatas que haviam escrito, foi lido. Cada um mostrou o seu ponto de vista e, em comum acordo, decidiram parar. É interessante ver como um projeto, que fazia tanto sucesso com o público, pode mexer tanto com quem está por trás dele. Os primeiros quarenta minutos do especial é um grande momento de relembrar. Relembrar os melhores episódios, os perrengues, a cobrança do público, as receitas nada convencionais.

Caíto Mainier e r Paulo Tiefenthaler nos bastidores de Larica Total
Caíto Mainier e Paulo Tiefenthaler nos bastidores

Na coletiva de imprensa, o quarteto, que se define como uma banda, explicou que a ideia de se reunir sempre existiu, desde o momento em que acabou. Os convites existiam para retomar o programa, como lembrou o diretor do Canal Brasil, André Saddy, mas Paulo Tiefenthaler era resistente. Paulo, inclusive, é quem se mostrou mais cansado com a temporada de 2012. Gravando em sua casa, o Larica teve mais episódios que ele imaginava e seu espaço era cada vez mais invadido.

Larica Total sempre foi um programa agente do caos. E é isso que encanta os fãs desse formato, conhecido e viralizado nos últimos anos com Caíto Mainier e Leandro Ramos, na parceria de Raul Chequer e Daniel Furlan no Choque de Cultura. Programas com roteiros inteligentes, piadas bem pensadas, humor rápido e um cenário que parece feito na improvisação.

Foram os fãs do programa que clamaram pela volta. Paulo comenta que diariamente alguém o abordava na redes sociais pedindo que o Larica tivese episódios inéditos. Porém, nem tudo foi animação. Depois do furor inicial, Caíto Mainier declarou que as dúvidas começaram a surgir “será que a gente vai conseguir fazer? Será que a gente não perdeu a mão?”, desabafou. Mas Leandro Ramos complementou “O cerne do negócio que é o nosso encontro, estava intacto. Cinco minutos juntos ali e eu já pensei ‘cara, é a mesma coisa. A gente está igual, só está mais velho mesmo'”.

Os vinte minutos finais ficam por conta do episódio chamado “Dedo no cozido e gritaria”. Paulo Tiefenthaler volta a ser Paulo de Oliveira, o chef de cozinha mais insano do Brasil. Felizmente, eles conseguiram gravar no mesmo apartamento em que foram feitas as primeiras temporadas. Hoje, alugado para outra pessoa, que cedeu o espaço para a gravação.

O humor afiado, as piadas, a falta de habilidade na cozinha. Tudo está ali. É como se fóssemos assistir um Larica daquela época. O gostinho de nostalgia e ineditismo estão presentes nesse episódio. Não seria o destaque de alguma temporada, para falar a verdade, mas tem todos os elementos que o Larica Total sempre teve.

Para os fãs do programa e da TV Quase, o especial é um deleite.

Larica Total – 10 anos depois será exibido no Canal Brasil no sábado, dia 19 de fevereiro, a partir das 21h e disponível no mesmo dia no Globoplay.

As receitas do Larica Total podem ser acessadas em receitas.com.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *