AnimaçãoQuadrinhos

Kyoto Animation volta às atividades após incêndio

O estúdio Kyoto Animation procura reunir forças para voltar as atividades após o incêndio criminoso que vitimou 35 pessoas e deixou 34 feridos, no dia 18 de julho no Japão. De acordo com a KTV, os funcionários da empresa e até aqueles que sobreviveram ao ocorrido estão voltando ao trabalho aos poucos. 

O estúdio está se reerguendo com a ajuda de doações arrecadadas pelas organizações GoFundMe e Yahoo! Net Fund, em parceria com a Associação Japonesa de Criadores de Animação. Eles também abriram uma conta bancária para os fãs que quiserem doar diretamente.

O dinheiro será usado para a reconstrução do prédio onde ficava a parte do estúdio que foi destruída e para as famílias das vítimas.

Mais uma vítima não resistiu às queimaduras

A KyoAni, por meio de uma declaração, pediu para a polícia e a imprensa não divulgarem os nomes das vítimas até o inquérito oficial ser finalizado. Na manhã do dia 27, a 35ª vítima veio a óbito, após estar internada no hospital desde o ocorrido. 

Segundo informações da polícia de Quioto, o funcionário tinha cerca de 20 anos e conseguiu sair do primeiro andar do prédio, mas sofreu queimaduras graves. Ele foi transportado para o hospital, mas não resistiu.

Com isso, o número de vítimas fatais chegou a 35, sendo 21 mulheres e 14 homens. Além desses, outras 33 pessoas foram gravemente feridas e pelo menos 10 delas continuam hospitalizadas.

Diretor da Kyoto Animation agradece apoio por meio de comunicado

O diretor executivo da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, deixou a seguinte mensagem no site oficial da empresa para agradecer todo o apoio que o estúdio, as vitimas e suas famílias vem recebendo desde o incidente:

“Uma atrocidade sem precedentes tirou o futuro brilhante de nossos amigos e colegas e deixou muitos gravemente feridos.

Notícias do mundo inteiro nos mostram que um número impressionante de pessoas nos mandou seus sentimentos e orações, que servem como velas na escuridão para aqueles de nós que estão na mais profunda tristeza do luto.

Ainda tem muitos amigos e colegas que estão hospitalizados e sofrendo, lutando por suas vidas.

Por favor nos dê tempo.

Nós prometemos que a Kyoto Animation vai continuar a criar animações para ajudar as pessoas a terem sonhos, esperança e para impressionar.

A Kyoto Animation vai continuar a fazer seus empregados e equipe terem vidas felizes e a contribuir com a sociedade e comunidade local.

Eu garanto a vocês que a Kyoto Animation não vai desistir, nós não vamos sumir em silêncio na noite… nós não vamos desaparecer sem lutar!”

Além disso, o jornal japonês Asahi (via Crunchyroll) publicou no dia 29 de julho, uma mensagem do advogado da KyoAni, Daisuke Okeda, dizendo que todos os dados digitais do estúdio foram totalmente recuperados.

Segundo informações, um servidor guardava versões digitais de projetos anteriores e aqueles que ainda estavam em produção. Ele ficavam no térreo no prédio e tinha uma espessa camada de concreto que o protegia e acabou não sendo afetado pelo fogo, nem pela água usada para apagar o incêndio.

O estúdio Kyoto Animation

O Kyoto Animation é o estúdio responsável por animes como K-On!, Free! Iwatobi Swim Club, A Voz do Silêncio, Violet Evergarden, The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Clannad, Miss Kobayashi’s Dragon Maid, entre outros. É um dos únicos estúdios em que os animadores são funcionários fixos: o modelo mais comum no Japão é contratar animadores freelancers.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *