CríticaSéries

Knightfall | Crítica da 1ª Temporada

Indo no vácuo do sucesso de Vikings, o canal americano History Channel criou Knightfall – A Guerra do Santo Graal, série sobre os últimos dias dos Cavaleiros Templários. Assim como a série dos nórdicos, baseada nos contos e registros reais, a nova produção traz aquele toque de ficção.

Apesar da produção pouco acertada nos momentos de batalhas ou guerras, o elenco é esforçado. Liderado por Tom Cullen (Downtown Abbey, Black Mirror), que interpreta Landry, um cavaleiro templário que após a perda do Santo Graal no cerco de Acre (Israel) em 1291, retorna à França para servir ao Rei Felipe (Ed Stoppard).

O cavaleiro templário Landry (Tom Cullen) dá o sangue em busca do Graal.

Passados 15 anos, após um atentado onde o Mestre Templário de Paris é assassinado, surgem pistas do Cálice ter sido encontrado. Landry então assume o posto vago de Mestre Templário e a missão de reaver o Santo Graal. Entre paixões proibidas e traições de seus irmãos cavaleiros, a trama se passa nessa busca, e temos bons vislumbres de fatos históricos e personagens reais. Entre elas a aparição da Rainha Joana da França e Navarra, a morte do príncipe Luis da Catalunha, o próprio cerco de Acre (já mencionado) e a princesa Isabel da França, que se torna Rainha da Inglaterra em 1308.

Se você curte história, vai reconhecer esses contos ou fatos relacionados com o tema dos Cavaleiros Templários, e talvez goste da série (que apesar do gancho no final, não tem como certa uma segunda temporada). Mas se espera uma história original boa, sinto muito, a adesão do personagem Landry, apesar de Tom Cullen ter espírito pra coisa, nada tem de impressionante, e é até beira a novela brasileira (pensando bem, Deus Salve o Rei tem uma produção até melhor que essa série).

O preocupado Landry, Rei Felipe da França (Ed Stoppard) e a Rainha Joana da França (Olivia Ross) brindando antes da verdade ser revelada.

Outra falha na produção é justamente mostrar a queda dos templários, deixando assim muito pouco espaço para novos roteiros e temporadas. A não ser que façam muitos flashbacks, é até bom pensar em parar por aí do que inventar roteiros de qualidade fraca, mesmo com uma lenda tão rica e interessante desses monges-soldados que tanto ‘mitaram’ na história real ou imaginária.

O trágico fim dos Cavaleiros Templários, extinguidos por mercenários a mando do Rei Filipe da França.

Knightfall – A Guerra do Santo Grau – estreia dia 22 de fevereiro no canal History, que criou um site com pequenos documentários, acesse https://seuhistory.com/microsite/templarios/home e instigue sua curiosidade.

 

Éderson Nunes

@elnunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *