Filmes

Kéfera, André Pellenz e Lara Guaranys falam sobre os bastidores de “Gosto Se Discute”

Gosto se discute? Apenas uma Youtuber? Roteiro diferente? Novidades narrativas no cinema brasileiro? Uma nova comédia campeã de bilheteria? O que esperar desse novo filme? A Vigília entrevistou a atriz e Youtuber Kéfera, que estreou em novembro seu novo filme “Gosto Se Discute”, uma comédia estilo Masterchef, onde ela divide o protagonismo com o experiente Cássio Gabus Mendes. Em uma concorrida coletiva realizada em um shopping de Porto Alegre, ela, junto do diretor, André Pellenz, e da produtora Lara Guaranys, contou alguns detalhes do novo filme.

Confira!

Mais que uma YouTuber

A sala de cinema estava cheia para o lançamento de “Gosto Se Discute”. Kéfera (É Fada), o diretor André Pellenz (Minha mãe é uma peça e Detetives do Prédio Azul) e a produtora Lara Guaranys fizeram questão de falar e defender a escolha da nova atriz e seu desempenho no filme. Gaúcho, o diretor abriu a coletiva falando sobre o prazer de estar em sua terra natal e falando do potencial da Youtuber e atriz, que já está no terceiro filme da carreira. “É um prazer tremendo estar em Porto Alegre, no meu Estado. Essa é a única pré-estreia que participo e não poderia estar mais contente”, disse.

Kéfera é sucesso entre o público infantil e adolescente e causa um verdadeiro frisson por onde passa. Mas a transição dos vídeos feitos em casa para as telonas sempre levanta uma discussão, muito em função de se alcançar um fã clube bem fiel e que vai prestigiá-la no cinema. Essa pauta foi a tônica por uma boa parte do evento. O diretor André Pellenz relembrou uma frase da atriz na época do teste para o elenco. “Logo quando ela chegou na minha frente, ela fez questão de dizer que estava se preparando para isso há 6 anos”. A produtora Lara, disse que se deve ter cuidado com os rótulos. “Kéfera é uma opção de atriz na casa dos seus vinte e poucos anos, que casou bem com o papel e que passou no teste de elenco. Isso não tem relação com seu papel no YouTube”, destacou a produtora. Sobre levar milhares de fãs aos cinemas, Kéfera salientou que os fãs querem ajudar em seu sucesso. “Os fãs torcem por mim porque sabem que é isso que eu quero”, disse.

Personagem diferente

Questionada sobre a diferença entre os papéis desempenhados em cada um de seus filmes, Kéfera foi enfática. “Em ‘É Fada’, pude exercer o mesmo papel que exercia e exerço no YouTube, mais infantil e lúdico. Agora, em Gosto se Discute, meu papel é muito mais adulto, de uma uma executiva do mercado financeiro”, falou. Neste momento, o diretor André Pellenz, que também assinou o roteiro, tomou a palavra e comentou que um dos motivos de trazer essa discussão para o longa foi de mostrar que a mulher pode ocupar qualquer espaço na sociedade, principalmente áreas predominantemente machistas, como a cozinha e o mercado financeiro. “As mulheres precisam ser representadas em todos os lugares e tanto a cozinha quanto o mercado financeiro são locais totalmente machistas”, disse ele.

Roteiro com experiências pessoais

O roteiro foi apontado por André como um momento decisivo em sua vida. Foram duas inspirações determinantes para que ele pudesse escrever o filme: uma crise profissional e a vontade de contar uma história de um problema parecido com o que o personagem de Cássio Gabus Mendes apresenta, que foi vivido por um amigo da sua família. Mas, em nenhum momento, ele quis fazer um drama. Produziu, o que ele chamou de “comédia romântica e gastronômica”. “O cinema tem obrigação de trazer uma coisa diferente, olhares diferentes, novos talentos”, argumentou.

Futuro do cinema nacional

O cenário cultural atual no Brasil também entrou na pauta. Sobre o assunto, Pellenz lembrou a dificuldade de se viver e se produzir na área cultural em todo o país. “Estamos vivendo um momento delicado  no cinema brasileiro (…) temos que fazer o máximo que conseguimos fazer. Precisamos reagir, e fazer cinema hoje é resistência”, falou.

Confira as fotos exclusivas do evento:

Créditos: João Arnhold Fotografia

[huge_it_slider id=”51″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *