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Jogos “loot boxes” são o novo cassino online? Entenda a controvérsia gerada por eles

A diversificação do mercado de videogames às vezes cria conteúdos polêmicos. Esse é exatamente o caso dos games do gênero “loot box”, que funcionam de forma semelhante a uma loteria online, essas que você pode encontrar em sites de cassinos com jogos como os slots de Batman, Game of Thrones e outras marcas famosas, ou a própria roleta NetBet, vindoura de sites tão divulgados hoje no Brasil.

As loot boxes são um item virtual consumível pelo qual você paga um valor e é possível receber itens preciosos ou não, dependendo da sua sorte, sendo uma espécie de “caixinha de surpresas”. Os elementos desse gênero não funcionam tão bem com alguns títulos tradicionais como The Witcher ou outra aventura “offline”, onde o jogador pode desbloquear conteúdos adicionais no decorrer de seu desenvolvimento no jogo. Pelo contrário, as micro transações são quem permite que os jogadores tenham acesso a itens de forma totalmente aleatória.

Dentro da comunidade gamer a existência de loot boxes é muito discutida, pois ao comprar uma caixa, existe a probabilidade de ganhar um item raro, muito aguardado ou algo comum. Por ser produto da sorte, as expectativas nem sempre são cumpridas e isso gera muitas frustrações nos jogadores.

Os primeiros jogos a utilizar loot boxes

A utilização de loot boxes foi criada inicialmente para que empresas que produziam jogos gratuitos pudessem monetizar seu conteúdo. Um dos primeiros games a ter a presença desse mecanismo foi um MMO chinês, chamado ZT Online, lançado em 2006.

Um dos argumentos favoráveis a criação desse sistema é de que as caixas ofereciam conteúdos muito melhores, do que os encontrados normalmente dentro do jogo. Depois das primeiras utilizações deste tipo de mecanismo no oriente, foi apenas uma questão de tempo para que grandes empresas ocidentais implementassem sistemas semelhantes em seus games. Isso aconteceu com a Valve em Team Fortress II, Eletronic Arts com a série FIFA e seu modo Ultimate Team, por exemplo.

Atualmente, muitos games de smartphone também utilizam as loot boxes para monetizar conteúdos extras.

Controvérsias dentro da comunidade

Como vocês podem imaginar, nem todos os jogadores gostaram desse mecanismo parecido com o de jogos de cassino online. Por ser algo voltado exclusivamente para a questão financeira, muitos argumentam que as loot boxes são uma forma de “usurpar” jogadores com mais dinheiro, o famoso “pay-to-win”.

Por isso, utilizar micro transações de conteúdo aleatório pode ser algo muito problemático para uma empresa, principalmente quando esse conteúdo acontece de maneira excessiva e desordenada. Dessa forma, tanto a imprensa especializada, como a comunidade gamer têm inúmeras ressalvas quanto a jogos que se utilizam desse sistema.

Em games competitivos isso é ainda mais controverso, sobretudo quando o acesso a melhorias depende de alguma compra feita pelo jogador. Isso pode gerar vantagens na jogabilidade para determinados players, configurando-se assim, como uma vantagem injusta.

Atualmente, os jogos que possuem essa mecânica são proibidos em alguns países, e possuem algumas restrições, em outros. No Japão, a modalidade é expressamente proibida, enquanto na Inglaterra, ela possui restrições e uma legislação específica, sendo regulamentado com o mesmo rigor dos cassinos locais.

Em compensação, em países como Brasil, China, Estados Unidos e Coreia do Sul, os loot boxes funcionam sem muitos empecilhos.

Éderson Nunes

@elnunes

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