Games

GUIA DEFINITIVO: Glossário de League of Legends

“Cara, sai do aggro da torre, vai morrer”

“Para de dar chase na Fiora cara”

“É só seguir a call de baron que é GG depois”

Se algum amigo ou amiga seu joga o lolzinho (o famigerado League of Legends) ou se você está começando no game, tenho certeza que você já deve ter se sentido perdido no meio da conversa. A quantidade de palavras estranhas e nomes esquisitos fazem parecer com que seus amigos falam outra língua, e você se sente um imigrante no meio daquilo tudo.

Mas calma, a Vigília está aqui pra te ajudar! Então, segue aí o nosso glossário com os principais termos de League of Legends! Eles estarão em ordem alfabética, para facilitar a leitura, então, pega a visão do texto e GGWP!

NOTA: VALORES DECLARADOS NÃO SÃO ETERNOS, VISTO QUE O JOGO PASSA POR MUDANÇAS CONSTANTES.

Acampar: dizemos isso quando alguém está “acampando” na sua rota, não deixando com que você faça as trocas (pequenas lutas 1×1 ou 2×2) da forma normal do jogo. Ou seja, ao invés de ficar apenas 1×1 na rota do meio, o caçador de um dos times está constantemente ali para tentar tirar os seus recursos. (Em jogo você verá os jogadores falando em “campar”, “campando”, ou “me campa”).

Ace: quando todos os jogadores de um time são eliminados, o time marca um ace, simbolizando essa conquista.

Acerto Crítico: um ataque que causa mais dano do que o normal. (Em jogo você verá os jogadores falando “critar”, “critando” ou “ele me critou”).

Acuâminas: um dos campos da selva. Também chamadas de galinhas.

ADC: sigla para os atiradores, também chamado de AD Carry (carregadores de dano físico.). São normalmente a longa distância e com muito dano físico.

AFK: diz-se que um jogador está AFK (Away From Keyboard) quando o jogador não está mais jogando (saiu pegar água, por exemplo).

Aggro: termo usado em muitos jogos, aggro significa chamar a atenção de algo, provocar, chamar a atenção daquele dano ou oponente para você. (Em jogo você verá os jogadores falando “aggrar” ou “aggrando”).

Arauto do Vale: um monstro dentro do jogo, que surge após 4 minutos da partida iniciada e desaparece aos 20 minutos dando lugar ao Barão Na’Shor (vide barão). Ele é um objetivo único, e causa muito dano a torres quando invocado.

Aronguejo: monstro da selva. Aparece pela primeira vez nos dois lados do mapa, no rio. Depois, aparece de forma aleatória, sempre no rio. Quando abatido, concede visão por um tempo. Ele também concede velocidade de movimento a quem passar por ele. (Em jogo você verá os jogadores chamando de “aronga”).

Atordoar: do inglês stun. É o ato que impede a ação do adversário. (Em jogo você verá os jogadores falando “stunar”, “stunado”, “stunei” ou “stuna”).

Azuporã: monstro da selva. Existem dois no mapa, um em cada lado. Também é conhecido dentro do jogo como “bônus azul”. Concede redução do tempo de recarga e regeneração de mana extra ao possuidor. O efeito dura 2 minutos a quem o possuir. Pode ser transferido, caso você abata o jogador que possuir o bônus. Azuporã renasce 5 minutos após ser abatido.

B: tecla atalho para voltar a base.

Backdoor: tentar fazer uma jogada, normalmente na tentativa de finalizar o jogo, usando a “porta dos fundos”, indo sem chamar a atenção do outro time.

Backdoor que deu a vitória para a PaiN na final do CBLOL de 2015.

Banir: impedir que um campeão seja utilizado naquela partida. Cada jogador possui um banimento (ban), e este é feito durante a fase de banimentos, antes da escolha dos campeões.

Barão: um dos efeitos mais poderosos do jogo. Chamado de Barão Na’Shor, ele surge no mapa apenas após os 20 minutos de jogo. O bônus não é transferível quando você morre. Concede um aumento seus bônus básicos, diminuiu o tempo de recarga do retornar a base e também é concedido a tropas, caso o jogador com o bônus fique próxima a elas. Dura 3 minutos, e ele renasce 7 minutos após ser abatido.

Build: conjunto de itens de um campeão. (Em jogo você verá os jogadores falando “buildar”, “buildando”, “buildei”).

Buff: quando algum campeão ou item foi fortalecido, dizemos que ele tomou um Buff, ou foi buffado.

Caçador: é uma das funções dentro do jogo. Conhecido como jungler. Eles fazem sua rota pela selva, matando monstros neutros, esperando o momento para ajudar seu time.

Campeão: personagem que você controla durante as partidas.

Canhão: tropas maiores, que causam dano extra e dão mais gold. Também chamados de “cannons”, “carrito” ou “catapa”.

Carregador: campeões que ficam muito forte e conseguem ter muito impacto no jogo.

Composição: conjunto dos 5 campeões do seu time. Também chamado de “comp”.

Congelar a Rota: também chamado de “Freezar”, é o ato de paralisar a rota, a fim de fazer com que o time adversário perca recursos.

Controle de grupo: efeitos que interferem nas ações de vários campeões.

Counter: fazer uma escolha baseada na fraqueza do inimigo.

CS: abreviação de “creep score”, é a quantidade de tropas (ou minions) que você abateu.

Dano de Ataque: atributo que melhora e fortalece ataques básicos, bem como habilidades que usem este recurso. Também chamado dentro do jogo de AD.

Dive: entrar no alcance  de uma torre inimiga e receber seu dano, a fim de conseguir um abate.

DoT: termo para Damage Over Time (dano ao longo do tempo). Exemplo, habilidades que causam sangramentos ou envenenam, e ficam por alguns segundos dano dano adicional.

Draft: estágio de escolhas e banimentos de campeões.

Dragão: um dos monstros épicos de League of Legends. Existem 5 tipos de dragões, cada um dando diferentes tipos de vantagens a quem o abater.

Na ordem: Dragão da montanha, Dragão Infernal, Dragão Ancião, Dragão do Ocenao e Dragão das Nuvens

Drop: colocar ou soltar algo em algum lugar.

Duo: quando duas pessoas jogam uma partida juntas.

Efeito Bola de Neve: conhecido também como snow ball, é o ato de usar a vantagem que tem para conseguir mais vantagem, e assim sucessivamente, não dando espaço para o outro time.

Efeito Negativo: efeito que prejudica o alvo da habilidade em questão (cegueira, lentidão).

Efeito Positivo: efeito que bonifica o alvo da habilidade em questão (aumento da velocidade de ataque, cura).

Emboscada: fazer um ataque surpresa à um adversário.

Empurrar: eliminar as tropas rapidamente para ganhar vantagem na rota.

Engajar: iniciar um ataque contra um inimigo.

Enraizar: efeito que impede o adversário de se mover, mas permite com que ele continue atacando.

Executado: morrer para um torre ou monstro neutro.

Facecheck: entrar em uma moita (arbusto) sem visão, e receber iniciação do time inimigo.

Fair Play: espírito esportivo, deixar alguém farmar após ele ter caído sem dar dano, ou, mesmo que alguém com comportamento negativo esteja no time adversário, reportá-lo.

Farm: alusão a quantos minions você matou ou quanto ouro você recebeu dessas tropas. (Em jogo você verá os jogadores falando em “farmar”, “farmando”, “farmado” ou “farmei”).

Feed: ato de morrer repetidas vezes. (Em jogo você verá os jogadores falando em “feedando”, “feedaram”, “feedei”).

Feitiços de Invocador: habilidades únicas diferentes, que podem ser escolhidas antes do jogo. Cada jogador pode escolher duas, e, por padrão, ficam nas teclas D e F.

Feitiços de Invocador usados em League of Legends atualmente

FF: quando alguém disser “FF”, significa que aquele jogador quer desistir da partida. Exemplo: “Ah mano, não dá mais não, vamo dá ff”.

First Blood: nome usado no jogo para designar o primeiro abate dentro de uma partida. Além disso, concede ouro adicional a quem consegui-lo. Abreviado como “fb” dentro do jogo.

FP: abreviação para “First Pick” ou “Fair Play”.

GG: termo para “good game”, em português, significa “bom jogo”.

Gromp: um dos campos neutros da selva. Também conhecido como sapo.

Harass: o ato de perturbar o seu oponente durante a rota. O termo em inglês significa “perturbar” ou “incomodar”. Exemplo: uma Caytlin, que ao jogar contra uma Vayne, se aproveita o maior alcance para constantemente ficar dando Auto Ataque sempre que possível, sem se expor.

Heal: ato de curar a vida de um aliado, com feitiços ou habilidades. (Em jogo você verá os jogadores falando em “healer”, “healar”, “healando”).

InSec: jogada criada pelo jogador profissional InSec, que ficou conhecido por sua popular jogada de Lee Sin, em que acerta um inimigo com a Onda Sônica, vai até ele com o Ataque Ressonante, se reposiciona atrás dele com uma sentinela ou o feitiço Flash e o chuta o inimigo, com a ultimate, em direção ao seu time.

Iniciação com um InSec do próprio InSec, jogando pela KT Rolster B

Invadir: ato de entrar na selva inimiga para realizar um  roubo de bônus ou emboscar um inimigo. (Em jogo você verá os jogadores falando em “Invade”).

Isca: se colocar em uma situação vulnerável para chamar a atenção do outro time, para daí então, seu time conseguir uma iniciação e eliminar os alvos. (Em jogo você verá os jogadores falando em “bait”, “baitar”, “baitando”).

Kite: kite é o nome dado a uma técnica avançada, que consiste em alternar ataques básicos enquanto se movimenta para longe do seu oponente. É usada principalmente para perseguir ou fugir de um Campeão inimigo enquanto continua causando dano. (Em jogo você verá os jogadores falando em “Kait”, “Kaitar”, “Kaitando”).

Vídeo explicativo da Riot Brasil sobre o assunto

Krugs: um dos campos neutros da selva. Também chamados de “pedrinhas” ou golens.

KS: abreviação de “kill steal”, termo que significa roubar um abate de um membro do seu time. Exemplo: “foi mal time, dei ks sem querer :/ “

Leash: ajudar o caçador a derrotar um monstro da selva. Geralmente, o primeiro campo.

Letalidade: atributo conseguido com alguns itens que ignora  a armadura do inimigo.

Leva: conjunto de tropas que nascem na fonte do seu time, e avançam em direção às rotas.

Lobos: um dos campos neutros da selva.

Macro: estratégias que são usadas de forma conjunta, como estratégias do time, coordenação de lutas e condução de tropas e torres.

Meio: rota central do Rift. Jogadores que jogam nesta rota, são conhecidos como mid laners.

Meta: termo usado para definir o que está mais forte ou mais fraco no momento, campeões mais usados, itens mais fortes. Muito usado para ditar como serão os jogos competitivos.

MIA: sigla para “missing in action”. Termo usado para sinalizar que seu oponente de rota não está na mesma, e pode estar preparando alguma jogada em outro lugar.

Micro: Estratégia e jogadas que você consegue fazer individualmente. Exemplo: um flash pela parede ou acertar o ultimate da Ashe em um adversário.

Nerf: quando algum campeão ou item foi enfraquecido, dizemos que ele tomou um Nerf, ou foi nerfado.

Neutros: monstros que ficam na selva e só atacam se são atacados. Exemplo: Rubrivira, Golens, Azuporã…

Outplay: quando você faz uma jogada melhor que a do seu adversário, e leva a melhor.

Passiva: uma habilidade passiva é aquela que não precisa ser ativada para que seu efeito funcione. Todos os campeões em League of Legends possuem uma habilidade passiva. Algumas habilidades, também possuem passivas. Itens possuem um tipo especial chamado PASSIVO ÚNICO. Isso quer dizer que, se dois itens possuírem o mesmo passivo único, apenas um deles irá funcionar, pois ele é único (entendeu a referência?).

Peel: proteger um companheiro (normalmente o carry) para que eles possam causar dano em lutas.

Penetração de Armadura: atributo recebido de alguns itens que dita quanto do seu dano irá ignorar a armadura do seu inimigo.

Poder de Habilidade: atributo recebido de itens/runas/elixires que aumenta o poder do dano de habilidades mágicas.

Poke: causar dano a distância com ataques ou habilidades, ficar “cutucando” ou “incomodando” seu oponente.

Pot: abreviação de “potion”, em português, “poção”.

Proc: quando se ativa um item ou habilidade, dizemos que esse item foi “procado”, ou seja, teve seu efeito ativo.

Ragequit: quando um jogador abandona uma partida intencionalmente por raiva.

Rendição: quando sua equipe desiste de jogar e cede a vitória ao time inimigo. Deve haver uma concordância pela maioria, e pode ser iniciada a votação através do atalho /ff.

Resistência Mágica: atributo recebido de alguns itens que dita quanto de dano será reduzido proveniente das habilidades mágicas dos seus inimigos conjuradas em você.

Rio: lugar que corta o rift diagonalmente.

Rota: caminhos que levam de uma base até a outra (topo, meio e inferior).

RP: abreviação de “Riot Points”, comprados com dinheiro real que possibilitam a compra de itens dentro do jogo.

RTR: abreviação para “redução do tempo de recarga”, também chamado de de CDR, do inglês “cool dawn reduction”. Obtido através de itens e runas, reduz o tempo que uma habilidade leva para ficar disponível novamente.

Rush: fazer algo rápido, ou mais rápido que a outra equipe.

RX: gíria criada pelo atirador Felipe “BrTT” Gonçalves, que significa “Rexpeita”.

Safe: postura de jogo na qual você não assume riscos. (Em jogo você verá os jogadores falando em “Joga mais safe cara, o jungler deles tá indo aí”).

Selva: região entre as rotas onde ficam os monstros neutros.

Sentinela: item utilizado para manter visão de uma pequena área em um local fixo.

Silêncio: efeito negativo proveniente de algumas habilidades (como a do Malzahar) que impede o uso de habilidades.

Smurf: dizemos que um jogador tem uma “smurf” quando ele criou uma segunda conta. (Em jogo você verá os jogadores falando em “smurfar”, “smurfando”).

Split Push: uma tática dentro do jogo que consiste em usar um campeão para pressionar uma rota o máximo possível. Normalmente, essa função é feita por campeões com uma boa mobilidade, boa limpeza de waves e boas trocas 1×1, como Fiora ou Yorick. (Em jogo você verá os jogadores falando em “splitar”, “splitando”, “split”).

Suporte: uma das funções de league of legends. Normalmente, suportes são campeões que auxiliam o atirador de alguma forma, seja com escudos ou curas, sejam com iniciações, ou até mesmo com sustentação de dano.

Supressão: um dos tipos de controle de grupo dentro do league of legends. As habilidades ultimates de Urgot e Malzahar, por exemplo, aplicam o efeito suprimido.

Um campeão suprimido não consegue realizar nenhuma ação enquanto o efeito durar

Sustentação: capacidade que alguns campeões tem de cura ou regeneração de vida, que permite com que eles fiquem muito tempo na rota sem retornar a base. Exemplo: a campeã Nami tem muita cura, por isso, dizemos que ela possui bastante “sustain”.

Tanque: função desempenhada por alguns campeões com muita vida e muita resistência.

Teleporte: um dos feitiços de invocador, que permite com que você se “teletransporte” para o local desejado.

Tempo de Recarga: tempo que leva até que uma habilidade/item/feitiço esteja disponível novamente. Abreviados dentro do jogo como RTR (em português) e CDR (Inglês).

Topo: nome dado a rota superior de Summoner’s Rift.

Troll: jogador que intencionalmente estraga suas partidas com atitudes negativas.

Tropas: unidades controladas pelo computador que saem do Nexus e concedem ouro quando abatidas.

Ultimate: habilidade máxima de um campeão, normalmente liberada a partir do sexto nível.

Velocidade de Ataque: capacidade de ataques básicos que um campeão da por segundo. Também abreviados como DPS (Dano por segundo/Damage per second).

Velocidade de movimento: a velocidade com que um campeão se move em condições normais. Também abreviados como VDM (Velocidade de Movimento) ou chamada pelo termo em inglês, Move Speed.

Wombo Combo: uso de habilidades seguidas que possuem sinergia fazendo uma jogada impecável.

Wombo combo da Edward Gaming contra a Team Liquid, pela fase de grupos do mundial de 2018

WP: abreviação do termo “well played”, ou “bem jogado”, em português.

Zoneamento: conhecido como “Zonear”. Técnica de jogo onde você aproveita do alcance do seu Campeão e de um bom posicionamento para forçar o recuo do seu oponente. Assim, você o coloca em uma posição desfavorável para atacar e para dar last hit nas tropas.

Zeh Marquez

Apaixonado por e-Sports e estudante de Publicidade e Propaganda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *