Futebol: filmes, séries e documentários na Netflix

De quatro em quatro anos a Copa do Mundo de Futebol monopoliza as rodas de conversa e redes sociais pelo mundo afora. Na Vigília o assunto também virou pauta. Pra não ficar de fora, reunimos aqui nesta lista algumas das obras sobre futebol que são legais de assistir e estão a um play das mãos da maioria das pessoas. São filmes, séries e documentários sobre futebol disponíveis na Netflix. Algumas delas, imperdíveis. Outras, nem tanto.

Confira:

BRASIL 2002: A história do Penta

Começamos a lista relembrando uma grande vitória… até porque nas últimas edições da Copa o negócio não foi muito favorável. Mas em 2002, ninguém poderia ganhar de um time que tinha Ronaldo, Rivaldo, Kaká e Roberto Carlos. A Família Scolari estará sempre na nossa história. O documentário estreou em outubro de 2022.

Gold Stars: A História Oficial da Copa do Mundo Fifa (2017)

Argentina contra Alemanha, na Copa que queremos esquecer

Um compilado dos melhores momentos de todas as Copas do Mundo da Fifa. De Pelé a Maradona, chegando a Neymar e cia. A série conta com três episódios, cada um com aproximadamente uma hora de duração. É uma das obras mais recentes do catálogo.

Papai Bate um Bolão (Filme)

Will Ferrell, sempre a melhor pessoa

Tem Will Ferrell (Pai em Dose Dupla 2), tem nossa atenção. O filme é uma daquelas comédias escrachadas que conhecemos do astro norte-americano. No elenco ainda temos o clássico Robert Duvall (Apocalypse Now). A história é daquelas: o pai de um menino (Will Ferrell) decide ajudar o time de futebol do filho tornando-se o treinador. O que ele não esperava era ter que duelar contra o principal adversário, seu próprio pai (Duvall), que treina outro time. Delícia.

21 Thunder (série)

Uma série dramática sobre a vida, e é claro, futebol

Uma produção original da Netflix, 21 Thunder mostra a saga de um treinador e seus jogadores em um clube de Montreal. Na trama, os protagonistas seguem em busca da fama, enquanto enfrentam medos, vida profissional, pessoal, e paixões. Mistura futebol e drama. Tem uma temporada com oito episódios, com aproximadamente 45 minutos cada.

Santo time (Filme)

Futebol e comédia, sempre dá jogo.

Um padre treina monges descoordenados para um torneio de futebol. A sinopse é verdadeira. O filme é recente e produzido na Espanha, pelo diretor e roteirista Curro Velasquez. A comédia escrachada faz com que os moradores de um mosteiro necessitem vencer um campeonato para evitar que seus lares se transformem em um hotel.

Juventus Prima Squadra (série)

Um dos times mais famosos do mundo tem uma série pra chamar de sua na Netflix

Em sua primeira temporada, a série mostra um pouco mais da história de um dos mais lendários clubes de futebol da Itália e do mundo. Na Netflix, estão disponíveis os três primeiros episódios, cada um com cerca de 45 minutos. É uma daquelas produções que todo mundo queria que seu time tivesse.

Le K Benzema (Documentário)

Karim Benzema: a prova que você também pode jogar no Real Madrid

Karim Benzema tem seu próprio documentário. Nele temos duas horas da vida do polêmico atacante do Real Madrid e da Seleção Francesa, falando de suas glórias e do assunto que quase o tirou em definitivo da seleção.

Pelé

Colocar o documentário do Pelé logo depois de “Benzema” é uma verdadeira afronta de nossa parte. Mas em parte é porque, apesar de imperdível, o documentário do Rei do Futebol, o único jogador a ganhar três Copas do Mundo em toda a história, é um tanto quanto moderado, não entrando em possíveis polêmicas, e basicamente idolatrando o maior de todos. No final das contas, errado não está.

Boca Juniors 3D: O Filme (documentário)

Gostamos dessa foto porque usa o símbolo da Vigília.

Documentário com direção de Rodrigo H. Vila, mostra os bastidores, a vida e a rotina do bairro de La Boca e o estádio La Bombonera, além de toda a paixão dos argentinos pelo futebol. Um belo retrato do Boca Juniors, um dos principais times do mundo.

Verão de 92 (Filme, 2015)

A equipe que resgatou o apelido de ‘Dinamáquina’ para o país

Uma história real do futebol e que explica o clássico termo “Não é só futebol”. O filme reconta a epopeia da Dinamarca, que em 1992 não se classificou para a Eurocopa, no entanto, a Iugoslávia em Guerra abriu vaga para a seleção, que foi lá e venceu a forte Alemanha na final por 2 a 0. Opa, Spoiler da vida real. A produção é bacana e mescla atores com momentos reais da época e dos jogos. Ideal para quem está com saudades de Schmeichel, Larsen e os irmãos Laudrup.

Forever Pure (Documentário)

Futebol no meio de uma trágica história mundial

Uma das maiores disputas do mundo infelizmente não está restrita às quatro linhas. Em Forever Pure vemos como a história do mundo ainda nos aponta para situações de ódio e racismo. Na trama, o furor causado pela chegada de dois jogadores muçulmanos ao time de futebol Beitar, de Jerusalém (Israel). Dirigido por Maya Zinshtein.

Neymar, o Caos Perfeito

Uma série documental em três partes. Nela vemos Neymar e seus “parças”, seu pai, mãe… E assim como poderíamos prever, a ideia é vender que ele é um grande superstar. Disso, a gente até não duvida. O problema é que no meio de um mundo repleto de badalação, ele parece ter esquecido o principal, que é o futebol. Mas em meio a todo o catálogo da Netflix você também vai achar documentários sobre outros jogadores, e alguns deles, com muito menos expressão que Neymar. Então, a série até que se justifica. Mas é muito mais assessoria de imprensa do que propriamente jornalismo puro. Fora que o título “Neymar, o Caos Perfeito” é pura pretensão, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *