AnimaçãoFilmesListasTelevisão

7 filmes para entrar no clima da Páscoa

Chegou a Páscoa, época de renovação e toda aquela conversa que já sabemos. Em época de pandemia, parece que as tradições perdem um pouco seus valores, afinal, muitas delas precisam ser canceladas, repensadas ou adaptadas. A única que não muda no feriadão é que precisamos ficar em casa, e nesse aspecto, nada melhor que celebrar a data com alguns filmes que nos remetem, de uma forma ou de outra, à esta data, seja pelo aspecto espiritual, religioso, ou mesmo de diversão, entretenimento, e até mesmo, comercial, afinal né, chocolate não pode faltar. 

Por tudo isso, elencamos algumas obras marcantes para comemorar a data em casa.

1- Os 10 Mandamentos (1956, de Cecil B. DeMille)

Um filme clássico, que imortalizou Charlton Heston. Hoje em dia, essa imagem virou meme.

Um dos maiores clássicos do cinema, imortalizado pelo astro Charlton Heston. Alguns anos atrás era sempre visto nas salas de aula do ensino fundamental (ou médio) com os professores carregando debaixo dos braços duas fitas VHS de considerável volume. O filme faria Zack Snyder salivar, com 3h40 de duração. Mas, brincadeiras a parte, é um dos filmes mais importantes de sua época e teve 10 indicações ao Oscar, levando uma só, que foi a de Melhores Efeitos Visuais. O diretor Cecil B. DeMille foi o responsável também por Sansão e Dalila, O Maior Espetáculo da Terra e Crepúsculo dos Deuses. É daqueles filmes que precisa ser visto pelo menos uma vez na vida por quem se considera cinéfilo.

2- A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971 e 2005)

a fantástica fábrica de chocolate

Seja a versão de 1971, com Gene Wilder, ou a de 2005, com Johnny Depp (dirigido, é claro, por Tim Burton), essa história sobre um grupo de crianças que ganhou o bilhete dourado para visitar uma fábrica de chocolates, é com certeza uma boa indicação para esse feriadão. Guloseimas, chicletes que valem por uma refeição inteira e uma viagem pelo mundo inventado por um criativo apaixonado por doces é parte da proposta de “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, obra que marcou gerações.

3- Chocolate (2000)

Chocolate, afinal, é Páscoa!

O nome já diz tudo: muito chocolate por aqui! A trama gira em torno de Vianne (Juliette Binoche), uma mulher que se muda, junto de sua família, para uma pequena cidade no interior da França, para abrir uma loja de chocolates. As duas viram o tema principal da pacata e conservadora região, que passa a ceder aos seus encantos e às delícias que produzem. Johnny Depp, já citado nessa lista, aparece aqui como um par romântico para a nossa protagonista. O longa ainda conta com nomes de peso, como Alfred Molina, Carrie-Anne Moss e Judi Dench. “Chocolate” foi indicado a 5 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz (para Juliette) e Melhor Atriz Coadjuvante (para Judi). Uma curiosidade que faz o filme se tornar ainda mais interessante é que Binoche, de fato, aprendeu a fazer chocolates em uma loja de Paris para se preparar para a produção. Saboreie!

4- A paixão de Cristo (Mel Gibson, 2004)

O filme que vai te fazer refletir, afinal, temos que ser pessoas melhores, sempre.

Épicos religiosos sempre precisam de tempo, e A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, trabalha bem em duas horas de duração. Mas vale lembrar, o filme, apesar de contar a saga da morte de Jesus Cristo, é marcante e causou polêmica na época de sua estreia. Tudo porque retrata com sangue e violência a Via Crucis. É interessante pensar que apesar de toda aquela dor viver no imaginário mundial, ela nunca fora retratada com tanta plasticidade. Jim Caviezel faz o papel principal e Monica Belucci é Maria Madalena. Ainda hoje, A Paixão de Cristo nos faz refletir bastante sobre a data.

5- Hop – Rebeldes sem Páscoa (2011)

James Marsden interagindo com companhias digitais desde sempre

É, parece que Sonic não foi a primeira vez em que James Marsden precisou lidar com um parceiro de tela em CGI. Em “HOP”, o coelho Júnior foge da Ilha de Páscoa e vai parar em Hollywood, na tentativa de seguir o seu sonho de virar baterista e de fugir de seu pai, que quer o colocar como sucessor do título de “Coelho da Páscoa”. Nisso, Júnior encontra Fred (Marsden), um homem desempregado e sem muitas ambições que, no meio disso tudo, acaba tendo a brilhante ideia de se tornar o primeiro Coelho da Páscoa humano. Uma trama meio absurda, mas que resultou em um filme divertido (e que combina muito bem com a data).

6- A Origem dos Guardiões (Peter Ramsey, 2012)

Essa indicação vale não somente para a Páscoa, mas também para o Natal. Aqui temos um super grupo que nem sabíamos que precisávamos ver, até o longa animado chegar às telonas em 2012. Um Papai Noel bombado, um Coelho da Páscoa brabão (que, aliás, é dublado por Hugh Jackman), uma fofa personificação do “elfo do gelo” Jack Frost e mais algumas figuras compõem esse time, que precisa se unir para impedir que uma versão totalmente creepy do Bicho-Papão transforme todos os sonhos das crianças em eternos pesadelos. Um filme para a família toda, com uma história envolvente, com personagens que amamos e que nos faz querer uma continuação pra já!

7- Pedro Coelho (Will Gluck, 2018)

pedro coelho

Esse não podia faltar. Pedro Coelho é um desenho animado clássico que ganhou uma ótima adaptação em 2018 e uma continuação em 2020 (mas que teve estreia prejudicada pela pandemia). O diretor Will Gluck fez um ótimo trabalho e o elenco não fica devendo para nenhuma super-produção com Rosa Byrne, Domhnall Gleeson, James Corden, Margot Robbie, Elizabeth Debicki, Deisy Ridley e Sam Neil. Tem crítica completa aqui!

E aí, curtiu? Que filme poderia entrar nessa lista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *