Filmes

Filmes nacionais ganham cota após polêmica com Vingadores

Na segunda-feira, dia 6 de maio, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que gerencia a Secretaria Especial de Cultura, assinou um documento que aprova a cota de telas. Sendo assim, os cinemas brasileiros são obrigados a exibir uma porcentagem de filmes nacionais anualmente. A medida foi tomada depois da controvérsia com o filme Vingadores: Ultimato, que ocupou 80% das salas de cinema no Brasil em sua semana de estreia. O blockbuster gerou uma grande discórdia sobre monopólios no mercado.

A assessoria de imprensa do ministério, respondendo a Folha de São Paulo, confirmou a assinatura do decreto, porém não informou a quantidade de dias que cada cinema será obrigado a exibir os filmes nacionais e nem quantas salas eles devem ocupar. 

Ainda nesta semana a regra deve ser publicada no Diário Oficial da União com detalhes relacionados aos valores. O documento ainda precisa ser aprovado na Casa Civil após a publicação e depois ser encaminhado para o presidente da república assinar.

Isso abriu brecha para a polêmica com a chegada de Vingadores: Ultimato tirando espaço de De Pernas pro Ar 3, que estava indo bem nas bilheterias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *