FilmesListas

Filmes de Tubarão: A lista!

Desde o clássico Tubarão de Steven Spielberg, em 1975, o maior predador marinho passou a ser figurinha carimbada na sétima arte. Embora com terríveis versões do cinema trash (as maratonas do canal SyFy que o digam), um enredo em que tubarões confrontam humanos sempre deu pano pra manga. Entre desastres e boas ideias, elencamos aqui alguns dos principais filmes já feitos envolvendo a tensão de estar a deriva e à mercê de um ataque com os dentes mais afiados do fundo do mar.

Na relação, nenhum nacional, embora tenhamos em Boa Viagem, em Recife, uma a praia com maior índice de ataques de tubarões em toda a América Latina, e também nas principais do mundo. Fica a dica aí (risos de tensão)!

Chame o salva-vidas e boa leitura!

Águas Rasas (Jaume Collet-Serra, 2016)

Blake Lively contra um tubarão em 200 metros de praia

O diretor de “A Orfã” e “Desconhecido” trouxe um thriller básico, mas eficiente na maior parte do tempo. Com Blake Lively segurando as pontas em 90% do filme, vemos sua personagem Nancy brigando pela vida presa em um trecho de 200 metros de praia, sozinha e com pouquíssimos recursos. Um desfecho padrão, mas um bom passatempo para quem gosta de sustos, agonia e praias paradisíacas.

Medo Profundo (Johannes Roberts, 2017)

Quer tubarão? Então pega três de uma vez só!

Com uma pegada cult, foi outro que não fez bonito nos cinemas. Duas irmãs tentam esquecer o passado recente de seus relacionamentos e se envolvem com novas pessoas nas clássicas férias inesquecíveis em uma praia do México. Convidadas para um mergulho de alguns metros de profundidade (ou melhor 47 metros), elas acabam ficando presas em uma jaula no fundo do oceano. E claro, cercada por tubarões. Se não bastasse os tubarões, elas também começam a ficar sem oxigênio. Sufoco é pouco.

Do fundo do mar (Renny Harlin, 1999)

Stellan Skarsgård querendo conferir as obturações do peixinho…

O diretor de “Duro de Matar 2” e “Risco Total”, Renny Harlin, até que reuniu nomes conhecidos, mas acabou moído por seus próprios tubarões (pelo menos na crítica). Com Thomas Jane, Samuel L. Jackson, Stellan Skarsgård e Saffron Burrows, a trama se passa em um submarino de pesquisas com tubarões. Como se não bastasse estarem cercados pelo maior predador dos mares, eles ainda modificaram geneticamente os bichões, deixando eles mais fortes e mais espertos. Até marcha ré eles engatam (é sério!). Típica farofa cheia de frias, atuações duvidosas e ataques mortais.

Mar aberto (Chris Kentis, 2003)

O que fazer numa situação dessas?

Baseado em uma história real onde dois mergulhadores se veem sozinhos em alto mar em uma região infestada de tubarões. Mais um filme regado na angústia que é ser alvo do maior predador dos oceanos e sem a mínima possibilidade de ajuda. Pouco popular, acabou ganhando uma sequência com quase a mesma premissa, mas com muito mais dramatização. O título no entanto virou Pânico em Alto Mar (2006).

O Espanta Tubarões (Bibo Bergeron, Vicky Jenson, Rob Letterman, 2004)

Um respiro cômico com o personagem “do mal”

Achou que não ia ter animação nessa lista? Ah, pois é! Os tubarões também estão nas obras fantásticas! Em O Espanta Tubarões, quando um filho de um tubarão gangster é assassinado acidentalmente, Oscar, um peixe cheio de aspirações, inventa uma história de que foi ele quem assassinou o tubarão. Mas é claro que a máfia não vai deixar barato. No elenco de dubladores, uma verdadeira constelação: Will Smith, Robert De Niro, Renée Zellweger, Jack Black, Angelina Jolie, Martin Scorcese e o músico Ziggy Marley.

Procurando Nemo (Andrew Stanton, Lee Unkrich, 2003)

Tá no fundo do mar? Então tem tubarão!

Não temos uma, mas duas animações na lista. E Procurando Nemo é um clássico da Disney/Pixar, ganhando até um spin-off em 2016 com Procurando Dory. E aqui temos o icônico tubarão Bruce, que ficou conhecido no mundo todo com grande destaque em todas as artes promocionais do filme. Na história, o peixinho Nemo esquece dos conselhos do pai e é capturado, acabando em um aquário. Seu pai então cruza o oceano – e toda a riqueza de diversidade marinha que ele pode oferecer – em busca do filho perdido.

Sharknado (Anthony Ferrante, 2013 a 2018)

Invejosos dirão que é montagem!

Impossível fazer uma lista de filmes de tubarão sem Sharknado, a obra-prima trash do canal SyFy. Certamente nada para levar a sério, afinal, a premissa de um tornado de tubarões sobre Santa Monica e a grande Los Angeles (e depois o mundo!) é qualquer coisa de absurda. Vale pela total falta de noção e zoeira, com atores bem conhecidos. O protagonista é Ian Ziering, um ícone dos anos 90 por ter participado do seriado Barrados no Baile. Ao lado dele, Tara Raid (American Pie) e uma motosserra. O suficiente para as situações mais insanas envolvendo um cardume de tubarões que está voando por toda a parte. Não perca a conta, depois do primeiro, de 2013, tivemos ainda: Sharknado 2: A Segunda Onda (2014), Sharknado 3: Oh Não! (2015), Sharknado: Corra para o 4º (2016), Sharknado 5: Global Swarming (2017) e Sharknado 6: It’s about time (2018). Já convide os amigos para a maratona!

Ataque do Tubarão Mutante – ou O Ataque do Tubarão de duas cabeças (Christopher Ray, 2012)

Efeitos e história dignos de um Oscar em O Ataque do Tubarão Mutante (de duas cabeças)

Continuando a saga de predileção do canal SyFy por tubarões temos uma outra grandiosa franquia, iniciada por Ataque do Tubarão Mutante. Não espere nada desse filme. Nada mesmo. Nele temos caras conhecidas como Carmen Elektra (ex-coelinha da Playboy que traçou uma ‘brilhante’ carreira em filmes zoados), Charlie O’Conell (Cara, cadê meu carro?) e Brooke Hogan (filha do Hulk Hogan). Um bando de adolescentes vai para uma ilha e lá enfrentam a fúria de uma anomalia da natureza: um tubarão de duas cabeças. Trash é pouco, com cenas que você faz melhor no quarto de casa. Eu falei que era franquia né? Pois eles apostaram nas sequências (super-originais): Tubarão de Três Cabeças e Tubarão de Cinco Cabeças.

Maré Negra (John Stockwell, 2012)

Halle Barry também tem um filme com tubarões para chamar de seu!

Um thriller com Halle Barry (já oscarizada). Ela é uma mergulhadora que se afastou do mar depois da trágica morte de seu professor – e claro que foi devido a um ataque de tubarão branco. Uma rede de intrigas a faz voltar para locais profundos e traumatizantes.

Tubarão (Steven Spielberg, 1975)

Spielberg na foto que você queria ter no seu Instagram

O início de tudo na vida de Spielberg. Um clássico do cinema, um filme criativo, inventivo e que é referência para cineastas até hoje. Não precisa gostar de tubarão, basta gostar de cinema para apreciar todos os segundos desse filme. No documentário “Spielberg” vemos o quanto o filme valeu para a carreira do diretor, que hoje é sinônimo de qualidade. Uma lenda viva. É o filme obrigatório para qualquer cinéfilo.

UpDate!

Medo Profundo 2: O Segundo Ataque (Johannes Roberts, 2019)

Um grupo de garotas perdidas em uma caverna submersa. E claro, com tubarões.

Já que pelo menos uma vez por ano temos um filme que nos coloca nadando com tubarões, nada melhor que uma atualização. Literalmente, sem figura de linguagem. Medo Profundo – O Segundo Ataque, do diretor Johannes Roberts, que de certa forma acertou no primeiro Medo Profundo (também nessa lista) – vale a pena se você for amante de filmes de tubarão. Apesar do mesmo nome, os longas não possuem relação direta entre um e outro, fora o gênero de suspense e terror com o animal mais temido dos mares. E ao entrar na sessão, você vai se deparar com a clássica premissa: pessoas no mar em um contexto de perigo com um tubarão faminto. O filme até que começa bem, mas vai se perdendo gradativamente com o passar do tempo. Mas você vai rir. Confira nossa crítica completa aqui!

E aí, gostou da lista? Deixe sua opinião sobre essas obras nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *