AnimaçãoFilmesListasQuadrinhosStreamingTelevisãoTrailers

Filmes curtos (e ótimos!) para conferir no streaming

Já parou para pensar que os blockbusters estão todos longos? E por vezes, longos até demais? Atualmente temos Oppenheimer com três horas. Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 tem 2h43. Esse ano, até Velozes e Furiosos 10 extrapolou (ok, essa é a essência da saga) com 2h21 de carros explodindo e outras pirotecnias. Os longas da Marvel Studios, todos com mais de duas horas nos últimos anos – nem todos de forma justificável. 

É claro, em algumas dessas obras, elas são plenamente aceitáveis. Mas, em outras, viram apenas uma “encheção de linguiça”, para usar uma expressão bem conhecida no Sul do país. Há quem goste, há quem não goste. Tem pra todos.

Por isso, reunimos aqui uma série de filmes curtos e que fazem jus aos profissionais de edição do mundo do cinema. Todos eles já disponíveis no streaming. É a nossa retribuição a essa categoria, que vem sendo um tanto esquecida (risos) ultimamente. Afinal, escrever ou filmar, também é cortar palavras ou cenas.

Vamos lá!

1) 65: Ameaça pré-histórica – HBO Max – 1h33min

65 - Ameaça Pré-histórica ganhou seu trailer oficial
Adam Driver contra dinossauros. Só isso já basta né?

Recém chegado ao catálogo da HBO Max, 65: Ameaça pré-histórica passou recentemente pelas salas de cinema de todo o Brasil. Dirigido por Scott Beck e Bryan Woods, com Adam Driver (Star Wars: A Ascensão Skywalker e O Último Duelo), ele traz uma história simples, mas quando bem feita, sempre funciona. Nela, um astronauta cumpre uma missão e acaba caindo em um planeta desconhecido. Com ele, uma menina da tripulação sobrevive. Juntos eles precisam achar uma forma de voltar para casa, mas terão que passar pelos habitantes deste planeta, que são, basicamente, dinossauros.

2) Predador: A Caçada – Star+ – 1h40min

Um dos melhores filmes de 2022, Predador: A Caçada é o filme que resgatou a essência do primeiro longa, que hoje se tornou um clássico do cinema de ação. Em um verdadeiro jogo de gato e rato, vemos o icônico Predador lidando contra uma aldeia comanche no ano de 1715. Entre os habitantes da Terra nessa época, temos uma guerreira em sua essência, que vai lutar contra forças jamais vistas em sua pacata realidade. É um filme rápido, mas que vale cada segundo.

3) A Morte do Demônio: A Ascensão do Demônio – HBO Max – 1h36

A morte do demônio está chegando na HBO Max em Junho

Outro filme que passou recentemente nas salas de cinema de todo o Brasil. O novo A Morte do Demônio dá fôlego a franquia de terror de Sam Raimi, recontando e refazendo uma trama que envolve o livro dos mortos, família e muito gore. A Morte do Demônio: A Ascensão refaz o típico filme de terror que mistura pitadas de cinema trash, sustos e momentos que podem nos fazer sorrir.

4) A Queda – PrimeVideo – 1h47

Antes de continuar ou pensar em assistir, fique atento, A Queda é proibido para acrofóbicos. Um thriller com uma premissa simples, mas que consegue ser inventivo com o pouco que apresenta: duas meninas presas (ou ilhadas) em cima de uma antena repetidora de sinais de TV no calor e no deserto norte-americano. E claro, com pouquíssimas chances de voltar de lá com vida.

5) Lucky – Reserva Imovision – 1h28min

Lucky
Harry Dean Stanton, 91 anos, em uma atuação primorosa

Lucky é um dos filmes mais interessantes da safra de 2017. Circulou por diversos festivais, e é uma obra que vem para nos fazer pensar sobre a vida, e mais precisamente, o fim dela. De uma forma sincera, sem rodeios e com uma crueza de detalhes e situações ambíguas, que nos fazem sorrir, mas ao mesmo tempo são bem sérias. E o melhor, tudo está nas costas do ator Harry Dean Stanton, de 91 anos. Mas não estranhe, no filme ele interpreta um personagem mais novo. Ele é Lucky, e tem só 90 anos (#ironia). E como uma viagem rápida – 1h28min – Lucky é uma sessão plenamente satisfatória em sua jornada. Afinal, a idade chega para todo mundo.

6) A noite do Jogo – HBO Max – 1h40

a noite do jogo
Os mesmos diretores do ótimo Dungeons & Dragons

Uma das melhores comédias dos últimos anos, A Noite do Jogo é dirigida pela dupla John Francis Daley (lembram do Sam de Freaks And Geeks?) e Jonathan Goldstein que este ano entregaram o ótimo Dungeons & Dragons. O longa (nem tão longa assim) reúne os ingredientes necessários para um filme com ritmo, ação, reviravoltas, referências da cultura pop e momentos absurdos e muito divertidos. É uma produção caprichada nos detalhes e que vai te surpreender. Pode apostar.

7) Legalize Já: Amizade Nunca Morre – HBO Max – 1h35

O cinema nacional não poderia ficar de fora. Pouco se falou, mas Legalize Já – Amizade Nunca Morre conta de uma forma direta a história dos primórdios de Marcelo D2 e do Planet Hemp. O filme dirigido por Johnny Araujo e Gustavo Bonafé consegue ser atual, pop, musical e interessante do início ao fim. E por contar uma história recente, muita gente vai recordar uma época que passou voando. Ao mesmo tempo que é divertido, o filme tem realmente o seu valor, mostrando o quanto uma pessoa pode mudar a nossa vida para sempre.

8) Predadores Assassinos – Paramount+ – 1h27

Outro filme que reúne o combo do terror e gore. Mesmo com efeitos visuais duvidosos, ele cumpre com louvor a tarefa de entreter em uma sessão rápida sobre uma família ilhada na Flórida após uma tempestade, e, por isso, cercada de jacarés. Mais um exemplo de que às vezes, menos é mais. No elenco temos Kaya Scodelario.

9) Luca – Disney+ – 1h35

luca e alberto com o sonho da vespa

Entre as animações, os exemplos de filmes rápidos são mais numerosos, por isso, vamos deixar aqui somente uma dica: Luca. O filme acabou prejudicado pela pandemia de Covid-19, mas, entre as novidades dos últimos anos da Pixar, se destaca bastante pela aventura divertida e, é claro, cheia de ensinamentos sobre a amizade e de autoconhecimento.

10) Oxigênio – Netflix – 1h40

Representando o sci-fi na lista, temos Oxigênio. O longa original da Netflix chegou em 2021 e foi pouco debatido, mas reúne o formato necessário para essa lista: é entretenimento competente e direto ao ponto. Com a premissa básica de uma mulher presa em uma cápsula médica cheia de possibilidades, o longa dirigido por Alexandre Aja (veja só, o mesmo de Predadores Assassinos) nos joga para uma história sufocante e que surpreende por conseguir entrelaçar vários temas clássicos desse gênero. Com Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios, A Menina e o Leão) como protagonista e sustentando a narrativa do início ao fim, Oxigênio é um raro original Netflix que podemos elogiar.

Confira outras listas da Vigília:

Os Melhores filmes do ano… até agora

Melhores filmes nacionais com Rodrigo Santoro

Sala de Vigilância S08E01: Os filmes mais aguardados em 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *