Fernanda Montenegro: 5 melhores aparições na TV e no cinema
Dama da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro completa em 16 de outubro deste ano, 91 anos. Com papéis que marcaram a história do cinema, da televisão e do teatro nacional, Fernanda nos faz rir, chorar e emocionar. Arlette Pinheiro da Silva Torres, como foi batizada, nasceu em 16 de outubro de 1929, no Rio de Janeiro. Com uma carreira marcante, ela foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, pelo seu trabalho em Central do Brasil, em 1999. Foi também a única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa, na mesma ocasião. Pelo mesmo filme, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e recebeu indicação ao Globo de Ouro. Em 2013, se tornou a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de Melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe.
Elencamos aqui as 5 melhores aparições de Fernanda Montenegro na televisão e no cinema.
Confira:
Central do Brasil (1998)
Dora era uma escritora de cartas, que trabalhava na Estação Central do Brasil transcrevendo os sentimentos das pessoas analfabetas em manuscritos. A vida a endureceu, mas Josué (Vinicius de Oliveira), um menino perdido no local, consegue amolecer o coração dessa senhora. Fernanda brilha em cena, em um papel pensado para ela, segundo Walter Salles. O filme se tornou um clássico do cinema brasileiro. E Dora encabeça nossa lista de personagens do cinema nacional que derrotariam Thanos.
Auto da Compadecida (2000)
Desta vez, Fernanda vive a própria Nossa Senhora no filme dirigido por Guel Arraes. Em uma cena icônica, em que Nossa Senhora da Compadecida sugere para Jesus Cristo (Maurício Gonçalves) enviar até o padre e o bispo para o purgatório.
Doce de Mãe (2012)
Criado como um telefilme que virou série, Doce de Mãe tinha Fernanda no papel de Dona Picucha, a matriarca de uma família gaúcha, no auge dos seus 85 anos. A vida de Dona Picucha muda quando Zaida (Mirna Spritzer), que trabalhou com a idosa nos últimas 27 anos vai embora e seus quatro filhos começam a jogar um para o outro a responsabilidade de quem vai ficar com a mãe. Foi uma forma de ver Fernanda em uma faceta cômica, mas em um assunto muito cotidiano.
Belíssima (2005)
“Pobreza pega”. O bordão de Bia Falcão, vivida por Fernanda Montenegro, ficou eternizado na história. Bia havia perdido a filha, Stella e um acidente de avião e acabou criando os netos, Júlia e Pedro. Mas não imagine uma vovó boazinha. Bia Falcão era uma carrasca de marca maior, tentando colocar Júlia como culpada pela morte dos pais. Nesta novela, Fernanda passou por alguns problemas de saúde e precisou se afastar por cerca de três meses. O grand finale de Bia Falcão foi fugir para Paris acompanhada de Mateus (Cauã Reymond).
O Tempo e o Vento (2013)
Baseado na história homônima de Erico Veríssimo, O Tempo e o Vento teve Fernanda como uma de suas protagonistas. A atriz dividiu o papel de Bibiana Terra Cambará com Marjorie Estiano, que viveu sua versão jovem. O filme é narrado por Fernanda, que consegue dar vida ao que foi contado nos livros.
Menção honrosa: Zazá (1997)
Zazá não foi um papel memorável de Fernanda Montenegro. Mas a abertura da novela foi! Confira abaixo e se divirta: