Especial Kamen Rider – Parte 2
Depois da nossa lista com os Kamen Riders da primeira era, a Showa, agora você será apresentado a época seguinte dos motociclistas mascarados: a Heisei. Como explicamos na matéria anterior, esses heróis são categorizados por eras, relativas ao imperador que está vigorando no Japão. Porém, aqui temos uma também outra situação. A morte de Shotaro Ishinomori em 1998, criador da franquia. Com isso, a fase Heisei iniciada em 2000, não teve a supervisão de seu idealizador.
Do mesmo jeito que tivemos a Era Showa dividida em três fases, aqui temos a Heisei classificada em dois períodos. A primeira iniciando em 2000 e terminando em 2009 e a segunda tendo estreado no mesmo ano e encerrando em 2019.
Como nem a Toei, produtora da série, muito menos a Bandai, que fabrica os brinquedos, são bobas, na Era Heisei começamos a ter mais riders e transformações por série. Por isso, vamos colocar vídeos dos inúmeros trajes dos nossos heróis em cada um dos itens de nossa lista. Você vai achar que está vendo uma lista sobre o Homem de Ferro, de tantas armaduras diferentes que são lançadas a cada temporada.
Kamen Rider Kuuga
O primeiro de uma nova era, Kamen Rider Kuuga foi um marco, já que Shotaro Ishinomori havia morrido e as últimas produções da franquia haviam sido apenas especiais, não séries. Estreou em janeiro de 2000 e contou com 49 episódios. Aqui, temos uma história diferente das já tradicionais da Era Showa, mostrando que o conceito Kamen Rider estava totalmente repaginado. Muito tempo atrás, a Tribo Grongi aterrorizou o povo de Lynt. Tudo mudou quando um guerreiro chamado Kuuga, selou essa tribo em uma caverna. No presente, Yusuke Godai encontra o cinto desse guerreiro ao mesmo tempo que os monstros conseguem escapar de seu exílio e desejam vingança contra os descendentes dos Lynt, os humanos.
Kamen Rider Agito
Em 2001 foi a vez de Kamen Rider Agito dar as caras no mundo do Tokusatsu. Com sua armadura dourada o herói ficou na telinha por 51 episódios. Na trama, temos Shouchi Tsugami, que perdeu a memória e não sabe quem é, muito menos de onde veio. Em meio a esse mistério, o jovem torna-se Agito e começa a combater os monstros da organização Unknown. Nessa batalha, ainda teremos a polícia de Tokyo utilizando a sua tecnologia para criar o Kamen Rider G-3, que não sabe se une forças com o nosso herói ou não. Para aumentar a coleção de bonecos, ainda foi introduzido na história o Kamen Rider Gills, que procura desvendar o motivo de o seu pai ter se suicidado.
Kamen Rider Ryuki
Se você acha que a franquia Kamen Rider vive apenas de insetos, pensou errado! Em Ryuki, de 2002, temos os poderes de nosso herói inspirados em um dragão vermelho. Nessa temporada temos uma história muito macabra, na qual 13 riders criaram 13 baralhos de cartas. Esses guerreiros vivem em um mundo de espelhos, no qual fizeram contratos com criaturas, alimentando-as com a força vital de suas vítimas. No meio disso tudo, existe um conflito entre esses seres, chamado de Guerra dos Cavaleiros, no qual todos os riders lutam entre si, até que reste apenas um. Shinji Kido, um estagiário de um site de notícias descobre um desses baralhos ao investigar estranhos desaparecimentos e se torna o Kamen Rider Ryuki. Em 2008, uma versão americana foi feita e batizada como Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão. A série dos Estados Unidos conta com 40 episódios, enquanto que a original possui 50.
Kamen Rider 555
No ano de 2003 tivemos o Kamen Rider 555 (lê-se Faiz). Desta vez, temos a organização Smart Brain, que busca dominar o mundo e se livrar da população da Terra, utilizando os poderes dos Orphenochs, monstros que seriam o próximo estágio da evolução humana. Para concretizar o plano, eles precisam proteger o King Orphenoch e por isso criam três armaduras Rider Gears (Delta, Faiz e Kaixa), que são roubadas por um ex-chefe da organização. Ao enviá-las para os seus filhos adotivos, ele descobre que os trajes só funcionam nos Orphenochs e uma modificação genética é necessária para ativá-los.
Porém, um jovem solitário, Inui Takumi, acaba conseguindo se transformar em Kamen Rider e começa uma saga para combater esses monstros que buscam se infiltrar no meio dos humanos. A série possui 50 episódios.
Kamen Rider Blade
O Kamen Rider que mais parece um jogador de Monstros de Duelo (do anime Yu-Gi-Oh!). Blade foi lançado em 2004 e teve 49 episódios. A história dessa série é bem tranquilinha. Dez mil anos atrás houve uma guerra, chamada de Battle Royal, na qual 52 demônios participaram, os Undeads. O objetivo era dominar uns aos outros, já que cada criatura representava uma espécie que queria ser dominante. O vencedor foi um Undead da espécie humana na categoria Dois Corações, que acabou dando o domínio da Terra a humanidade. Nos dias atuais, arqueólogos descobrem esses seres ‘selados’ e os libertam, dando início a uma nova Battle Royal.
Para combatê-los, a organização BOARD (Board Of Archaeological Research Department) cria o Rider System, dando poder a dois jovens, Kenzaki Kazuma (Kamen Rider Blade) e Sakuya Tachibana (Kamen Rider Garren) para prender novamente os Undeads. Nessa empreitada ainda temos os riders Chalice e Leangle.
Kamen Rider Hibiki
Aqui os caras se puxaram! Hibiki não segue vários padrões de outros riders, como os olhos vermelhos e grandes e as transformações serem realizadas a partir do cinto do herói. Uma explicação para isso é o fato de que a série originalmente não deveria fazer parte da franquia, já que seu antecessor Blade, foi mal nas vendas e a Toei queria fazer uma “coisa diferente”. Hibiki seria um reboot da série Henshin Ninja, de 1972. Porém, por questões comerciais da Bandai, empresa que desenvolve os brinquedos, foi decidido adicionar o nome Kamen Rider e incluí-lo na era Heisei. Além disso, Henshin Ninja também foi criada por Shotaro Ishinomori, então não haveria mal algum em “rebatizá-lo” como um rider.
A história aqui é bem mais folclórica, lembrando animes como Demon Slayer e InuYasha. Acompanhamos os riders que são conhecidos como Onis, que enfrentam os demônios devoradores de homens, chamados Makamou. Essa temporada foi ao ar em 2005 e teve 48 episódios.
Kamen Rider Kabuto
No ano de 2006 tudo voltou ao normal com Kamen Rider Kabuto: armaduras baseadas em insetos; olhos grandes nos capacetes e cintos pra lá de elaborados. Aqui, nosso herói, Soji Tendo, treinou a vida inteira esperando pelo Kabuto Zecter, para que algum dia, ele pudesse assumir o manto de Kamen Rider. O cara então começa a lutar contra os Worms, aliens que chegaram à Terra em um meteoro que caiu há sete anos. Nesse rolê, Tendo conhece Arata Kagami, que mais tarde se torna o Kamen Rider Gatack. Com 49 episódios, a série tem efeitos muito bons para a época.
Kamen Rider Den-O
Em Kamen Rider Den-O parece que nenhum rascunho foi descartado durante o brainstorm. A quantidade de riders que aparecem e as suas variações de armaduras são tão grandes, que 49 episódios foram pouco … e por isso tivemos mais oito filmes e dois especiais em que esses personagens aparecem.
A história nos apresenta Ryotaro Nogami, um cara azarado que certo dia encontra um bilhete de trem e uma garota misteriosa. Nogami então embarca em um trem que pode viajar no tempo. Na jornada ele encontra os Imagins, que estão tentando mudar o passado e combater outros Imagins maléficos. Uma verdadeira loucura.
Kamen Rider Kiva
O rider morcegão! Kiva é o personagem com mais visual de motociclista, lembrando até mesmo o visual do Motoqueiro Fantasma, devido as correntes em seu uniforme e o visual sombrio da série. Na trama, vemos que após o desaparecimento de seu pai, Wataru Kurenai reside em uma casa mal-assombrada. O garoto está destinado a ser o Kamen Rider Kiva e lutar contra os Fangires, a mesma raça demoníaca que seu pai lutou no passado. De quebra, temos um outro personagem na parada, o Kamen Rider Ixa, ligado a uma organização que também deseja exterminar os vilões. Aliás, os malfeitores também tem o seu próprio rider, o Saga. Lançado em 2008 e com 48 episódios, Kiva se passa no passado e no presente, mostrando as épocas de Wataru e de seu pai.
Kamen Rider Decade
Para comemorar os dez anos da Era Heisei, a Toei lançou o Kamen Rider Decade como uma maneira de homenagear a nova fase da obra. Nesta temporada, os nove universos dos riders anteriores estão se fundindo e criando um colapso em nosso planeta. Com isso, Kadoya Tsukasa se transforma em Kamen Rider Decade e viaja por esses universos para corrigir essa anomalia e restaurar o equilíbrio. O cara possui um Super Trunfo de riders que permite a ele utilizar os poderes desses guerreiros, transformando-se em qualquer rider. Além disso, ele interage com os protagonistas das últimas séries, inclusive dividindo tela com os motociclistas mascarados da Era Showa no filme Kamen Rider Decade: All Riders vs. Dai-Shocker. A série foi ao ar em 2009 e contou com apenas 31 episódios.
Kamen Rider W
O primeiro herói da segunda fase da Era Heisei é o Kamen Rider W (lê-se double). Mais uma vez a franquia se reinventa e temos pela primeira vez duas pessoas como um único rider. Isso porque W utiliza sempre duas combinações diferentes de armadura ao mesmo tempo, gerando um personagem meio a meio. Na série, somos apresentados a cidade ecologicamente correta de Futo, que utiliza energia eólica para funcionar.
Tudo ia bem até a Família Sonozaki começar a vender para criminosos dispositivos misteriosos que lembram drives flash USB, chamados de Gaia Memories. Esses equipamentos permitem também que seus usuários se tornem monstros chamados Dopants. Não sendo o bastante, os Gaia Memories carregam uma toxina perigosa.
É nesse contexto que surgem os nossos protagonistas. Shotaro Hidari, que se autoproclama detetive e começa a atuar com o misterioso Philip, que possui um Gaia Memories diferente. Os dois então utilizam os cintos Double Driver para se transformarem no Kamen Rider W. Ainda se junta a luta o investigador Ryu Terui, que se transforma em Kamen Rider Accel, um guerreiro com poderes baseados nas características de um veículo e que pode até mesmo se transformar em um moto (literalmente). A série foi ao ar no Japão em 2009 e contou com 49 episódios.
Kamen Rider OOO
Depois de vermos um rider combinando dois poderes ao mesmo tempo, que tal um que utiliza três? Esse é o Kamen Rider OOO (Lê-se Ozu). Para isso, ele coloca moedas em seu cinto ao se transformar (!?!). Isso torna as lutas da série mais dinâmicas, já que o nosso herói mescla três características de animais, podendo variá-las dependendo do adversário. Por exemplo, se a batalha é no ar, ele coloca uma moeda em seu cinto de um animal que tenha asas. Caso for um inimigo aquático, a moeda escolhida será de um ser marinho e por aí vai. Em determinado momento na história, as combinações são as mais sortidas possíveis, com o Rider obtendo as habilidades de uma chita, um gorila e um condor ao mesmo tempo.
Na trama, somos apresentados a Eiji Hino, um viajante sem um lar e com um passado trágico. Ele dá de cara com os Greeed, homunculus baseados em moedas, que despertaram após um sono de 800 anos. Um desses seres é o anti-herói, Ankh, que concede os poderes de Kamen Rider OOO a Hino. Essa temporada estreou em 2010 e apresentou 48 episódios.
Kamen Rider Fourze
Homenageando os 40 anos do surgimento da franquia e os 50 anos do vôo espacial do russo Yuri Gagarin em 1961, tivemos em 2011 o lançamento de Kamen Rider Fourze. Já havíamos tido um rider com a história inspirada no espaço, com o Kamen Rider Super-1, mas o visual de Fourze respira essa temática, principalmente nos uniformes dos personagens e suas transformações. Aqui não temos apenas a dinâmica de variar as armaduras conforme o adversário, como também de fundir trajes, como o protagonista faz com o Kamen Rider Meteor e nos filmes com a Kamen Rider Nadeshiko (girl power aparecendo aí, meninas).
Em Fourze temos o aluno recém transferido Gentaro Kisaragi. O cara logo que chega a Amanogawa High School se acha o bad boy, inclusive apresentando um penteado bem caricato. As coisas na escola ficam estranhas e monstros, os Zodiarts, começam a invadir o local. Dois estudantes da turma de Gentaro, Kengo e Yuki tentam enfrentar as criaturas com um dispositivo, mas não conseguem. Gentaro assume a responsabilidade e se torna o Kamen Rider Fourze. Ao saber mais sobre os riders, o garoto cria o Kamen Rider Club, reunindo vários alunos do colégio, na busca de entenderem mais sobre os Zodiarts. A série teve 48 episódios.
Kamen Rider Wizard
O senhor dos anéis e mago dos elementos, Kamen Rider Wizard foi lançado em 2012. Em um ritual muito louco, realizado durante um eclipse, os Phantoms foram liberados na Terra.
Haruto Soma, que sobreviveu a essa cerimônia, recebe de um Mago Branco, o Wizardriver e os Wizard Rings para derrotar essas criaturas. Além das quatro formas dos elementos, esse rider pode ter uma variação desses mesmos trajes, só que no modo “dragon”. Sem falar em outras armaduras que apareceram ao longos dos filmes em que ele aparece. No decorrer dos 53 episódios, ainda tempos o Kamen Rider Beast, um antigo mago, que se alimenta do poder mágico dos Phantoms.
Kamen Rider Gaim
Se fossemos classificar Kamen Rider Gaim, o melhor adjetivo seria “salada de frutas”. Você pode até achar isso bem pejorativo, mas é justamente o contrário, já que temos pela primeira vez uma série rider baseada em frutas! Isso mesmo! Ao assistir Gaim você verá o rider Laranja, o Uva, o Melão, o Manga e até mesmo o Banana (é criatividade ou a falta dela?). Na história, que já parecia ser louca só pela premissa, temos uma empresa, a Yggdrasill Corporation, que se instaura na cidade de Zawame, transformando-a em um local mais rígido. Para dar um pouco de brilho ao lugar, jovens criam equipes de dança! Isso mesmo. A sala de roteiristas deveria ser uma loucura não é mesmo? Aí já começam a aparecer monstros, os Inves, que vem de outra dimensão, graças a um jogo que utiliza os Lockseeds. Esse artefato também contém as armaduras samurais inspiradas nas frutas, que acaba colocando vários riders uns contra os outros. Um deles, o nosso protagonista Kota Kazuraba, o Kamen Rider Gaim, usa uma armadura de laranja inicialmente. Mas depois ele usa de limão, manga, melancia, etc. Dá até pra fazer uma salada de frutas (e obviamente temos um traje com todas elas). Gaim é de 2013 e teve 47 episódios. Até agora não sabemos o que pensar a respeito…
Kamen Rider Drive
Com o cinto mais falante de todos, em 2014 Kamen Rider Drive também ousou, ao colocar um rider com apenas um carro e não uma moto (Black RX tinha os dois). Aqui, todos os trajes são inspirados em veículos e o design das armaduras é bem caprichado. Nosso protagonista é Shinnosuke Tomari, que após ser rebaixado na policia de elite, acaba indo trabalhar em um departamento que só investiga acontecimentos estranhos na cidade.
Sua vida que parecia rumar para o tédio é alterada quando ele é escolhido pelo Drive Driver para se tornar o Kamen Rider Drive e lutar contra criaturas chamadas Roidmudes. Detalhe que para cada traje, ele utiliza carrinhos diferentes em seu cinto, que mais parecem da Hot Wheels.
Kamen Rider Ghost
Aqui temos o rider xamã, que incorpora espíritos de pessoas famosas para combater o mal. Para se ter uma noção, os poderes de nosso herói são inspirados por Beethoven, Isaac Newton, Billy the Kid, o espadachim mais famoso do Japão, Miyamoto Musashi, dentre outros. Nessa série, que tinha tudo para ser de terror, temos o adolescente Takeru Tenkuji, que sonha em ser um Ghost Hunter, da mesma forma que seu pai era. Em seu aniversário de 18 anos, o adolescente é morto por dois monstros pertencentes da raça Gamma. Para a “sorte” do jovem, ele é ressuscitado, mas com a condição de reunir quinze Ghost Eyecons (baseados em figuras históricas) em 99 dias. Caso contrário, ele morre definitivamente. Na série de 2015 vemos mais personagens dividirem o protagonismo com Ghost, como são os casos dos Kamen Riders Spectre, Necron, dentre outros. Ah, o Ghost também pode incorporar os poderes de riders passados, inclusive da Era Showa. Essa temporada teve 50 episódios.
Kamen Rider Ex-Aid
Já que a Era Heisei é marcada pela inovação, Ex-Aid levou a sério o negócio. O visual da série é mais infantilizado, cartunesco e colorido. Um motivo para isso é o fato de que a temática do programa fazer referência aos video-games retrô. Por isso temos um protagonista cheio de botões no uniforme e algumas formas mais robustas, com a primeira armadura se assemelhando a um Funko em tamanho real.
A trama conta sobre um vírus, o Bugster, que há muitos anos atrás infectou a humanidade, transformando as suas vítimas em monstros. Para reverter isso, o Ministério da Saúde do Japão contratou a empresa de jogos Genm Corp. para criar o Cyber Rescue, uma equipe de médicos capaz de se transformar em Kamen Riders. O protagonista é Emu Hojo, o Kamen Rider Ex-Aid. Foram exibidos 45 episódios da série de 2016.
Kamen Rider Build
Um panda e um foguete, um coelho e um tanque, uma rosa e um helicóptero ou um lobo e um celular? Quais dessas combinações são as mais estranhas para você? Estranho é alguém ter pensado colocar isso em uma série Kamen Rider, mas depois de vermos trajes baseados em frutas e video-games, nem mesmo o céu é o limite. Falando em bizarrice, na história temos a Caixa de Pandora, que é aberta no planeta Marte e por consequência acaba causando uma catástrofe no Japão, dividindo-o em três territórios e criando monstros por lá, os Smash.
Querendo resolver a situação, o governo Touto pede ajuda do gênio e físico Sento Kiryu, para decifrar a Caixa de Pandora. Junto do fugitivo da prisão Ryuga Banjo, acusado injustamente por um crime, os dois se tornam Kamen Riders Build e Cross-Z, respectivamente, para enfrentar os monstros e descobrir os mistérios por traz da catástrofe. A série é de 2017 e contou com 49 episódios.
Kamen Rider Zi-O
Para encerrar a nossa segunda parte do Especial Kamen Rider, temos o 20º e último rider da Era Heisei, o Kamen Rider Zi-O. Como a Toei é nostálgica e não gosta de guardar as fantasias no armário, temos um esquema parecido com o já visto em Decade, já que temos um herói viajando no tempo e utilizando o poder de outros riders (faz sentido fazer uma homenagem de dez em dez anos). Na trama, Sougo Tokiwa, um estudante do ensino médio nascido no ano 2000, tem o sonhos de se tornar “rei”. Depois que ele encontra uma garota que afirma ter vindo do futuro para salvar o seu tempo, ela relata ainda que o garoto irá se tornar o rei de todos os tempos, o Kamen Rider Zi-O.
A profecia acaba acontecendo e Sougo precisa deter os Time Jackers, antes que eles destruam a estrutura do espaço-tempo para proteger o legado dos Heisei Kamen Riders. Nessa jornada, nosso protagonista viajará com Geiz Myokoin, um Kamen Rider do futuro de Tsukuyomi e o misterioso profeta Rider Woz. Zi-O estreou em 2018 e contou com 49 episódios.
Kamen Rider Amazons (Menção honrosa)
Lembra que na nossa primeira parte do especial nós falamos que o Kamen Rider Amazon havia ganho um reboot? Pois então, ele aconteceu entre 2016 e 2017, dividido em duas partes: Despertar e Reencarnação. Com 26 episódios, a série é uma homenagem a produção de 1974.
Kamen Rider Taisen: Heisei Rider Vs Showa Rider
Heisei Rider vs Showa Rider: Kamen Rider Taisen feat. Super Sentai é um filme de 2014 que reuniu os Riders das duas eras, além de uma pequena participação de alguns membros dos Super Sentais.
O filme apresenta uma batalha entre os Kamen Riders do período Showa da história com os Kamen Riders do período Heisei, orquestrada pelo malvado Kamen Rider Fifteen do Império Badan, que tem os poderes dos 15 Kamen Riders Heisei.
Kamen Rider Heisei Generations FOREVER
Tivemos ainda em 2018 o filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER. É o terceiro filme da saga Generations, que ainda contam com Kamen Rider Heisei Generations: Dr. Pac-Man vs. Ex-Aid & Ghost with Legend Riders, de 2016 e Kamen Rider Heisei Generations FINAL: Build & Ex-Aid with Legend Riders, de 2017. Mas claro, tivemos outros filmes envolvendo riders solo e outros crossovers ao longo dos anos e das eras.
Na terceira e última parte de nosso especial apresentamos os riders da era atual, a Reiwa. Confira aqui!
E aí, tá gostando desse KamenRiderVerso?