AnimaçãoFilmesListasQuadrinhosSériesTelevisão

Especial Kamen Rider – Parte 1

A franquia Kamen Rider está em alta no Japão e no Brasil. Em setembro estreia por lá a nova temporada do motociclista mascarado, Kamen Rider Saber. Por aqui, o Rider favorito dos brasileiros, o Black, vai adentrar os streamings em breve, além de integrar a grade de programação da Band, a partir do domingo, dia 30 de agosto. 

Porém, o que muitos não sabem é que essa franquia iniciou em 1971 e é dividida em três eras: Showa, Heisei  e Reiwa. Todas as eras tem os seus nomes determinados pelo imperador atual do Japão. A cada troca de governo, um novo período se inicia.

A primeira dessas eras corresponde ao Período Showa do Japão, compreendido de 1926 a 1989. As séries da era inicial tiveram o envolvimento direto do criador da série, Shotaro Ishinomori, que originalmente idealizou a franquia como Skull Moon, mas precisou mudar a pedido da Toei Animation, dando origem assim aos Kamen Riders. Mesmo depois que o Período Showa terminou oficialmente, os fãs se referiram a séries ou filmes envolvendo Ishinomori como parte do mesmo período.

As legendas estão em Espanhol, mas o que vale é a performance dos Riders

Para complicar mais ainda essa subdivisão, alguns personagens como Kamen Rider IXA, da série Kamen Rider Kiva de 2008, e que, na história da série, surgiu no ano de 1986 pertence ao grupo de Riders Heisei. Como se não bastasse, a primeira era pode ser dividida em três fases: de 1971 a 1976; de 1979 – 1984 e de 1987 a 1994.

Na segunda era temos os Kamen Riders do Período Heisei do Japão.

A Era Heisei começou no dia 2 de janeiro de 1989, mas os Kamen Riders da era Heisei são considerados pelos fãs e pela Toei como aqueles que vieram após a morte de Shotaro Ishinomori, terminando assim seu envolvimento com a série Kamen Rider.

Como deu para perceber, essa divisão não se restringe apenas aos imperadores, uma vez que os filmes dos Kamen Riders Shin, ZO, J e Kamen Rider World, apesar de serem lançados durante a Era Heisei, tiveram envolvimento de Ishinomori, então, pertencem a Era Showa. 

Mas depois de toda essa explicação, vamos te apresentar os 15 Riders da Era Showa. Isso mesmo, esse monte de motociclistas abrange apenas a primeira fase da franquia. Nas partes 2 e 3 de nossa lista, vamos apresentar os personagens das outras fases. 

Kamen Rider 1

O primeiro Rider

Com 98 episódios, foi ao ar de 1971 a 1973. Foi a série que mais teve episódios, justamente por juntar os dois primeiros Riders (1 e 2). Essa dobradinha também se dá no uniforme dos dois, que apresenta variações apenas na cor das luvas e botas e alguns outros detalhes na roupa. Na história, vemos pela primeira uma premissa que irá se repetir ao longo das outras séries da Era Showa: um humano é raptado por uma organização para se transformar em uma ciborgue mutante, mas escapa antes de sofrer lavagem cerebral. Após isso, ele enfrenta os culpados utilizando os mesmos poderes que recebe deles. Aqui, nosso protagonista é Takeshi Hongo e a organização é a Shocker. 

Kamen Rider 2

Os dois primeiros riders eram praticamente iguais

O fotógrafo freelancer Hayato Ichimonji é outra vítima dos Schocker. Porém, ele é salvo por nosso Hongo e assim passa a ser o Kamen Rider 2. Um detalhe interessante é que em 2005, foi lançado um reboot em forma de filme de Kamen Rider 1, chamado Kamen Rider The First. Dois anos depois, a continuação, Kamen Rider The Next trouxe o Rider 2 também repaginado. É uma versão mais madura da série, flertando com a ficção científica e o terror. Vale muito a pena conferir. 

Kamen Rider V3

Capaz que nós não iríamos escolher a foto do V3 com o Homem-Aranha Japonês

Kamen Rider V3 teve 52 episódios e foi exibida entre 1973 e 1974. Aqui, temos uma continuação direta das duas primeiras temporadas, já que Shiro Kazami, o mocinho da série, é ex-aluno de Takeshi Hongo, o Rider 1. Agora, a organização é a Destron, que começa a atacar os humanos. Certa noite, Kazami testemunha um desses ataques, que começam a ficar mais recorrentes na sua vida, até que ele é salvo pelos Riders 1 e 2. Para se vingar da Destron, ele pede para que os heróis o tranformem em um ciborgue também, mas tem o seu pedido negado, pois essa escolha resultaria em uma caminho sem volta. Bom, nós sabemos que algo acontece e faz os dois mudarem de ideia. Assim surge o V3. 

Riderman

Riderman ou Megaman?

Mais uma dobradinha de Riders. Ao se transformar em Riderman, Jouji Yuuki recebeu a missão de exterminar o Kamen Rider V3, mas acabou virando a casaca e agora é inimigo da Destron. O visual desse personagem lembra muito o Megaman, já que ele possui um braço que pode acoplar várias armas, como um gancho, uma garra, uma furadeira, etc. A semelhança aumenta já que ele é o único rider a ter uma parte do rosto descoberta pela capacete (que é azul) . 

Kamen Rider X

O primeiro rider a ter um “X” no nome

Aqui já não temos uma sequência, mas uma nova história (isso não significa que os riders anteriores não apareçam na série). O cientista robótico, Keitaro Jin tem os seus experimentos roubados pela organização G.O.D, (Government of Darkness). Depois de ser atacado, o cientista consegue transformar o seu filho Keisuke em Kamer Rider X. Para vingar a morte do pai, nosso herói usará a tecnologia como aliada. A série de 1974 contou com, um pouco menos de episódios do que as suas antecessoras. Foram 35 no total.  

Kamen Rider Amazon

Um Kamen Rider quase brazuca

Esse aqui é quase um rider brazuca, já que a história se passa na Floresta Amazônica. Indo por um outro viés, não temos aqui um ser humano transformado em um ciborgue ou algum ser tecnológico. Daisuke Yamamoto recebe de um antigo sacerdote na floresta amazônica os poderes para se tornar Kamen Rider Amazon, após um ataque do Império Geddon. Concluído esse rito de passagem, nosso herói migra para o Japão só para poder lutar na pedreira da Toei (brincadeirinha!). Se X teve poucos episódios, nessa tivemos menos ainda, com 24 sendo exibidos em 1974. Mas não dá pra reclamar, já que tivemos duas produções no mesmo ano. Em 2016, houve uma espécie de reboot, chamado Kamen Rider Amazons.  

Kamen Rider Stronger

Kamen Rider Stronger e a sua fiel escudeira “Mulher Joaninha”

Encerrando a tal primeira fase dessa Era, temos novamente aquela velha premissa. Shigeru Jo se junta a organização Black Satan, depois de perder o seu melhor amigo e mentor, Goro Numata. Lá, ele é submetido a uma cirurgia para se tornar um super guerreiro. Mas, como já era de se imaginar, a organização era maléfica (não tinha como ser diferente com esse nome), e o cara foge antes de sofrer lavagem cerebral (se os Black Satan tivessem assistido alguma série rider eles não teriam cometido esse vacilo). Depois disso, Jo se torna Kamen Rider Stronger e junto de sua parceira, a Electronic Wave Humanoid Tackle (pela aparência dá pra chamar de Mulher Joaninha), passam a combatê-los durante 39 episódios. 

Skyrider

O Rider que voa

O cientista Keitaro Shido é sequestrado pela organização Neo-Shocker para que ele use o seu conhecimento para o mal. Não tendo outra alternativa a não ser acatar as ordens dos vilões, o Dr. consegue dar um jeitinho e realiza uma cirurgia no jovem Hiroshi Tsukuba, que para variar, utiliza a tecnologia dos bandidos contra eles mesmos. Assim nasce o Skyrider. A série foi ao ar a partir de 1979 e teve 54 episódios. 

Kamen Rider Super 1

Nosso rider astronauta

Exibida entre 1980 e 1981, com 48 episódios, Kamen Rider Super 1 narra a história de um jovem, Kazuya Oki, que se voluntaria (isso mesmo) para uma cirurgia realizada nos Estados Unidos que o habilite a sobreviver no espaço sem nenhum traje especial. Após uma procedimento bem sucedido, o rapaz não teve chances de testar as suas novas habilidades no espaço, já que o Reino Dogma ataca o local onde eram realizados os experimentos. Oki volta para o Japão, aprende Artes Marciais com o Mestre Genkai e então se torna o Kamen Rider, para aí sim, lutar contra a organização do mal. 

Kamen Rider ZX

O primeiro rider a não ter uma série

O único Rider a não ter uma série, ZX, teve a sua primeira aparição em 1984, no especial de TV para comemorar o 10º herói da franquia. Em Birth of the 10th! Kamen Riders All Together!! Ryo Murasame e sua irmã estão voando pela Floresta Amazônica (olha ela aí de novo), quando são atacados. Novamente uma organização transforma um humano em um super soldado, porém, desta vez eles conseguem realizar a tal lavagem cerebral (finalmente!). De início, Kamen Rider ZX (Lê-se Z-cross) luta contra os outros Riders, mas depois recobra a memória e parte para cima dos verdadeiros vilões da história, o Império Baddan.

Kamen Rider Black

Kamen Rider Black será exibido na Band a partir do dia 30 de agosto

Primeira da chamada terceira fase da Era Showa, a série é chamada por aqui de Black Kamen Rider e estreia na Band no próximo dia 30 de agosto, fruto da parceria entre o Canal e a Sato Company. Foi a primeira série Rider a passar aqui no Brasil, em 1991. Na trama, não muito diferente das outras, temos Kotaro (Issamu na versão BR) Minami, que é capturado junto de seu irmão de criação, Nobuhiko Akizuki, na noite de seu 19º aniversário pelo Império Gorgon. Os dois são submetidos a uma cirurgia para se tornarem seus imperadores: Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Novamente, os planos do mal não dão certo e nosso herói escapa antes de ter a sua memória apagada. Infelizmente, Nobuhiko não tem a mesma sorte e se torna um vilão na série. Na época em que foi exibida no Brasil, Black Kamen Rider não teve o seu último episódio (51º) exibido, muito menos dublado. Agora, teremos essa oportunidade. 

Kamen Rider Black RX

Kamen Rider Black RX foi o primeiro herói a ter mais de uma transformação

Continuação mais do que direta da última série, foi a primeira a ter o mesmo ator interpretando dois riders diferentes. Após a perda de seus poderes, Issamu tem suas energias renovadas pelo Sol, tornando-se Kamen Rider Black RX. Um pouco menos sombria do que a anterior, RX também inovou no conceito armaduras, dando duas alternativas para o seu protagonista. A primeira, Robo Rider, era mais resistente e robusta. A segunda, Bio Rider, permitia o nosso herói ser mais ágil nas lutas contra o Império Crisis, que queria transformar a Terra no seu planeta natal. Com 47 episódios, também foi exibida no Brasil, com direito a todos os Riders da Era Showa reunidos nos últimos capítulos. Nos Estados Unidos, tivemos uma versão tosca chamada Masket Rider, que fez até um crossover com os Power Rangers. 

Kamen Rider Shin

Monstro ou herói?

O Kamen Rider para “adultos”. Em 1992 foi lançado o filme Shin Kamen Rider: Prologue, que seria uma versão fiel a ideia original do mangá que Shotaro Ishinomori criou lá no início da franquia. Na produção, que mais parece um filme de terror, Shin Kazamatsuri é submetido a um cirurgia pelo seu próprio pai, tornando-se capaz de se transformar num homem-gafanhoto, o Kamen Rider Shin. Ele, então, passa a enfrentar a organização criminosa O Sindicato. O visual de Kamen Rider Shin é mais orgânico, parecendo mais um monstro que seria derrotado pelo mocinho, do que vice-versa. 

Kamen Rider ZO

Depois do Shin, a franquia voltou a ter um visual bacana

Mais um rider que se aventurou direto nos filmes, ZO narra a história de Masaru Aso, assistente de laboratório do Dr. Mochizuk. Após um coma, Aso acorda para proteger Hiroshi, o filho de Mochizuk e combater o monstro Doras. A película foi lançada em 1993. 

Kamen Rider J

O Kamen Rider J parece o ZO com um upgrade no traje

Em 1994 tivemos o encerrando da Era e da terceira fase Showa, com Kamen Rider J. Também lançado em filme. Kouji Segawa se torna o Kamen Rider J após receber os poderes dos Espíritos da Terra para proteger o mundo da ameaça de três príncipes alienígenas. 

Depois de ler isso, você está apto para falar com seus amigos sobre a primeira Era dos Kamen Riders.

Na segunda parte da lista falamos sobre a Era Heisei, que iniciou em 2000, depois de um hiato de alguns anos. Confira aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *