AnimaçãoCríticaQuadrinhosSéries

Especial em live-action de Gokushufudou é um tutorial de tarefas domésticas

A Netflix deu uma “trollada” no seu público, quando no dia 29 de agosto, adicionou o live-action que adapta a obra Gokushufudou, que vimos no formato de anime em abril – e que a Vigília Nerd adorou, relembre nossa crítica -. “Trollou” porque muitos pensaram se tratar da versão do anime, mas com atores reais. O que vimos estrear na verdade, foi o especial Um Yakuza Genial: Tatsu Imortal, de 2020, no qual temos apenas o protagonista Tatsu e o seu gato morando em uma casa, aparentemente retirada dos grandes movimentos urbanos e não em um apartamento, morando com a sua mulher como foi visto na série animada.

Nesse especial, temos Tatsu realizando tarefas domésticas, em cinco episódios, com a média de duração entre quatro e seis minutos. Não que isso seja diferente da obra original ou do anime, mas para quem não conhece a sua procedência, não vai entender ou achar tão engraçado. Aqui não temos nenhuma referência de que ele é, na verdade, um ex-mafioso que largou a vida de bandidagem para se dedicar ao zelo da casa e das tarefas necessárias para manter tudo em ordem. 

Cada tarefa doméstica é uma missão para Tatsu

Agora, se você já tem um apreço pelo personagem e descobre que o ator que o interpreta na série live-action é o mesmo que o dubla no anime (Kenjiro Tsuda), assistir Um Yakuza Genial: Tatsu Imortal ganha um sabor a mais. Ver o protagonista ensinando como se afia uma faca; qual o melhor método para se consertar uma porta que está emperrada; que tipo de mistura se deve utilizar para limpar o espelho do banheiro ou qual a disposição que se deve usar na hora de pendurar as roupas para secar, fica ainda mais divertido ao se imaginar o que esse personagem deixou de lado para estar hoje onde está.  

O outro personagem da série

Mesmo assim, acredito que o mínimo de referencial a sua antiga rotina ficou a desejar. Entendo que a proposta da história é mostrar um Tatsu que virou a página e deixou o seu passado para trás, mas senti esse especial muito desconexo da dinâmica do anime, que brincava com essa vida dupla que o personagem tinha, já que o seu status anterior o perseguia, de certa forma. Mas pela pouca duração dos episódios e a quantidade deles, vale a pena parar uma meia hora da sua vida para aprender a otimizar as tarefas domésticas de um jeito engraçado e didático. 

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *