CríticaFilmesStreaming

Escola Base – Repórter Enfrenta o Passado faz refletir

Você já cometeu um erro em seu trabalho? Um erro que pode te atormentar por décadas todas as noites antes de dormir? Esse é o dilema de Valmir Salaro, que decide assumir em público e resolve voltar e apontar seu próprio erro em um documentário lançado pela Globoplay. Um Escola Base – Repórter Enfrenta o Passado reconta a história do caso da Escola Base, um grande equívoco jornalístico e policial que aconteceu no início dos anos noventa. Se o caso já é tão estudado nas faculdades de jornalismo, tenho certeza que este documentário também vai fazer parte do estudo.

Valmir Salaro é um jornalista policial conhecido no país todo. Com 69 anos, o profissional já venceu um Prêmio Vladimir Herzog de Reportagem de TV e sua voz nos contou muitos e muitos casos criminais que não esquecemos até hoje. Porém, o caso que ele nunca esquece é o da Escola Base. Salaro foi o primeiro jornalista a contar, em março de 1994, que algumas mães estavam denunciando os donos da escola onde seus filhos estudavam.

Salaro deu a notícia no Jornal Nacional. No dia seguinte à sua reportagem, jornais e televisões do país todo desdobravam o caso. A denúncia era grave: que, segundo elas, os donos da escola estariam abusando sexualmente dos alunos. Depois provada fantasiosa, a história era um prato cheio para quem procurava quase um entretenimento. Contudo, esse caso de quase três décadas estava restrito às faculdades de jornalismo.

Escola Base – Repórter Enfrenta o Passado é um documentário muito bem feito, assim como outros documentários muito interessantes do serviço de streaming. Caso Evandro é um exemplo. O trabalho de produção é extenso e o roteiro te prende em cerca de 1h30 de duração. São entrevistadas adultos que eram crianças na época, pessoas que foram diretamente ligadas ao caso, os acusados injustamente e, quem está no centro de toda a história, é Salaro. Ele mostra como é importante voltar e reconhecer os erros. Nos seus olhos, vemos uma culpa que se arrasta por décadas. Em 42 anos de profissão e muito acertos, é este o erro que o atormenta. E esse é o grande mote e o grande acerto do documentário. É a busca por trazer luz, pedir perdão, recontar uma história, agora do jeito correto.

Assistir Escola Base – Repórter Enfrenta o Passado deve começar a ser obrigatório em todas as faculdades de jornalismo. Porque fala sobre responsabilidade. Fala sobre assumir os erros. Fala sobre como a profissão pode impactar, negativamente, a vida de alguém. É uma grande reflexão sobre o jornalismo e o imediatismo.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *