CríticaFilmes

Efeito Flashback, com Dylan O’Brien, aposta no suspense, mas erra no roteiro

Descobrir que sua mãe perdeu a memória e não se lembra mais de você pode ser uma notícia avassaladora. Se você for um jovem de quase 30 anos, que está procurando seu lugar no mundo e precisa lidar com isso, pode ser pior ainda. Principalmente se a sua memória começa a voltar enquanto a sua mãe parece cada vez mais esquecida de tudo.

Em Efeito Flashback, que estreia na sexta-feira, dia 5 de novembro (em plataformas de aluguel on demand), Fredrick Fitzell (Dylan O’Brien, da franquia Maze Runner) vive uma crise de identidade e começa a reviver momentos do passado depois de cruzar com alguém familiar. Porém, as memórias podem ficar cada vez mais confusas enquanto ele vai lembrando que eles usavam uma droga chamada Mercúrio.

O queridinho dos adolescentes, Dylan O’Brien (Amor e Monstros) mostra que está crescendo, mas ainda não conseguiu deixar os papéis adolescentes todos para trás. Ele é o grande destaque do elenco e o foco do filme. Todos os outros personagens participam como acessório para que Fred, personagem de Dylan, possa resolver as suas questões.

No início de Efeito Flashback deveria ter um aviso de gatilho. Tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e, em função das luzes, dos cortes bruscos e do jogo de câmeras, o filme fez com que desencadeasse uma crise de ansiedade seguida por uma enxaqueca e diversos episódios de ânsia de vômito. Acredito que isso possa acontecer com quem tenha quadros de convulsão e síndrome do pânico também. Fica o alerta!

O roteiro do longa é confuso. Entendemos que os flashbacks e flashforwards são utilizados, mas o recurso é tão explorado que acaba ficando repetitivo. Não conseguimos entender direito quanto tempo passa e o vai e volta deixa algumas cenas sem grandes explicações ou sentido.

No momento dedicado ao plot do filme, tudo acontece tão rápido e com tantos cortes que a explicação não fica clara. É confuso como todo o restante do filme. Fica difícil saber em que época Fred está. Talvez, para os entusiastas do gênero, isso pode ser um recurso que aumente o suspense.

A impressão que ficamos é que existiam muitas ideias para serem colocadas em prática em apenas um filme. O que ocorre, de fato, é um desperdício e uma pressa para colocar diferentes elementos que não se conversam em prática.

Efeito Flashback está disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *