AnimaçãoQuadrinhosSéries

Dragon Ball Super se envolve em polêmica na Argentina

No dia 30 de agosto, o anime Dragon Ball Super precisou ser retirado da programação do Cartoon Network da Argentina depois que uma acusação de violência sexual foi efetuada, devido a um conteúdo exibido na série envolvendo o Mestre Kame.

A alegação utilizou como critério, uma cena apresentada no episódio 91, em que os heróis se preparam para lutar o Torneio do Poder. Em seu “treinamento”, o Mestre Kame pede para que Pual se transforme em uma garota bonita, já que sua grande fraqueza está nos “pensamentos pervertidos”. O gatinho se transforma em uma jovem dentro de uma pequena casa, do lado de fora é possível apenas ouvi-la recusar as investidas de Kame aos gritos enquanto o repele.

Citando que o Cartoon Network tem a maior audiência entre canais infantis, o Ministério da Mulher, Políticas de Gênero e Diversidade Sexual de Buenos Aires acusou o episódio de “reproduzir o exercício de violência sexual de um idoso contra uma menor em contexto de aceitação social” — isso porque além da natureza absurda da situação, Yamcha e Oolong assistem a tudo sem grande preocupação.

O documento afirma também que a cena expõe as crianças a “violência simbólica”, por mostrar uma situação em que há “sinais claros de que não há consentimento” e justificando as ações do Mestre Kame, que “em seu lugar de poder diz que não pode parar”.

Em resposta o Cartoon Network Latin America e a WarnerMedia reconheceram o erro de exibir a cena e afirmaram que vão tomar “medidas”. A primeira delas foi suspender a exibição de Dragon Ball Super para reavaliar o conteúdo de todo o desenho para, no futuro, voltar a exibi-lo. A emissora também demonstrou interesse em fazer uma “reparação simbólica” e exibir campanhas de conscientização sobre direitos das crianças.

Lançado em 2015, pela Toei Animation, Dragon Ball Super se passa após os acontecimentos da Saga Z, expandindo a série e adicionando mais personagens e arcos. Em 2018, o anime teve o seu primeiro filme derivado, Intitulado  Dragon Ball Super: Broly (leia a nossa crítica). Para 2022, já foi anunciado o lançamento do segundo longa, Dragon Ball Super: Super Hero.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *