EventosFestival de CinemaFilmes

Diretora Carolina Markowicz receberá prêmio especial no Festival de Toronto

Prestes a realizar no 48º Festival de Toronto (7 a 17 de setembro) a estreia mundial de Pedágio, seu novo longa-metragem, a cineasta brasileira Carolina Markowicz será agraciada com uma das principais honrarias do mais importante evento de cinema norte-americano, o Tribute Awards.

A diretora será a primeira brasileira da história a receber o troféu – na categoria Emerging Talent – em cerimônia marcada para o dia 10 de setembro, na qual também serão premiados nomes como Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media) e Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), bem como o ator Andy Lau (Special Tribute Award) e o diretor de fotografia Lukasz Zal (TIFF Variety Artisan Award). 

Em anos anteriores, a premiação contemplou artistas consagrados, como Anthony Hopkins, Brendan Fraser, Jessica Chastain e Joaquin Phoenix, enquanto Sally El Hosaini (As Nadadoras), Danis Goulet (Night Raiders), Tracey Deer (A Pequena Guerreira) e Mati Diop (Atlantique) estiveram entre as homenageadas na mesma categoria de Carolina em outras edições.

“Imensa honra”

Foi no TIFF que Carolina Markowicz exibiu trabalhos como ‘Edifício Tatuapé Mahal’, passando por ‘Namoro à Distância’ e ‘O Órfão’. “É com imensa honra que recebi diretamente de Cameron Bailey a notícia incrível de que eu receberia o Emerging Talent Award neste ano no Festival de Toronto. O TIFF faz parte de minha história”, diz Carolina. 

Na edição de 2022 do festival ela estreou seu primeiro longa “Carvão” e agora, em 2023, exibirá “Pedágio”. Conforme o CEO do TIFF, “Carolina Markowicz tem um emocionante futuro pela frente”.

Além da participação no festival canadense, considerado um termômetro dos títulos que estarão na disputa do Oscar, Pedágio está entre os longas que serão avaliados pela comissão de seleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de filme internacional da premiação. O longa-metragem protagonizado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga também integra a seleção oficial do Festival de San Sebastián, na Espanha.

Pedágio

Maeve Jenkings é a protagonisat do longa “Pedágio”

Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes, Pedágio conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. Único longa brasileiro de ficção na programação do festival, o longa retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas – de forma mais explícita nos últimos anos – por alguns setores da sociedade.

Leia também:

O impacto perturbador de “O Barulho da Noite”

Divertido e nostálgico, Mussum: O Filmis é todo de Ailton Graça

Uma Família Feliz: um thriller com Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *