AnimaçãoFilmesListasLivrosQuadrinhosSériesTelevisão

Dia do Orgulho Nerd: os novos clássicos

A história nos trouxe diversos clássicos que foram moldando os nerds através das gerações. Na década de 1980, por exemplo, De Volta para o Futuro, Exterminador do Futuro, os fliperamas e as primeiras gerações de vídeo games ganharam os nossos corações. Então vieram os anos 1990, com uma enxurrada de séries que ganharam os nossos corações, como Friends, Arquivo X, Os Simpsons e diversas adaptações de HQs para séries animadas; além de também ser marcada pelo início da internet. Aí veio “o novo milênio”, com a adaptação para os cinemas de O Senhor dos Anéis e Harry Potter, além de tantas outras obras.

O que propomos neste Dia da Toalha – é dia 25 de maio, mas resolvemos antecipar! – é falar sobre os NOVOS clássicos nerds, ou seja, obras da última década que transformaram a cultura pop e que daqui há muitos anos ainda serão lembrados por serem marcos da nossa geração!

Vem com a gente o/

Game of Thrones ou As Crônicas de Gelo e Fogo (série 2011-2019/ livros 1996 – dias atuais)

Você pode não ter gostado do final, mas toda a jornada da série foi épica. Game of Thrones surgiu na TV, pela HBO, em 2011 e aos poucos foi cada vez mais ganhando e conquistando o público, chegando a ser a série mais assistida no mundo. As reviravoltas foram a grande tônica da produção, que também hoje é responsável pelo pulo de qualidade da maioria das novas séries de TV. E claro, os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo (tão aguardados) de George R. R. Martin são a gênese de tudo isso. Como todo sucesso que se preze, Game of Thrones vai ganhar seu primeiro spin-off, com The House of The Dragon.

Brooklyn Nine-Nine (2013-Presente)

brooklyn nine-nine

Brooklyn Nine-nine é a nova sensação para os órfãos de séries como The Big Bang Theory e Friends. Divertida e leve, a série se passa dentro de uma delegacia de polícia com os policiais e os bandidos mais atrapalhados que a gente conhece. É quase um CSI da comédia, mas é impossível não se divertir e se apegar a todos os personagens.

Rick and Morty (2013-presente)

Essa animação do Adult Swim virou febre e mistura um pouco de tudo que nós, bons nerds, curtimos: viagens espaciais, monstros bizarros, experiências científicas, viagem no tempo, apocalipse… Bom, a verdade é que se tratando de Rick and Morty, não há limites (nem mesmo para a zoeira).

Comédia Stand-Up

Mesmo sendo uma prática antiga, o Stand-up Comedy hoje ganhou o coração dos nerds, tendo artistas dos mais diversos nichos, falando sobre os mais diversos assuntos. E no mundo da comédia ao vivo, a interação com o público é essencial. Para que essa conversa seja efetiva, é preciso que os espectadores entendam o conteúdo das piadas apresentadas pelos humoristas. A prova de que o mundo está cada vez mais nerd, é o fato de referências ao mundo dos filmes, animes, games e séries fazerem cada vez mais parte dos repertórios dessas apresentações. Bons exemplos disso são os humoristas André Santi e Seu Pimenta. No primeiro vídeo (acima), André Santi fala dos games Nutella X Games Raiz. Já aqui embaixo, Seu Pimenta fala de uma briga estilo anime, que aconteceu na rua onde ele mora.

https://youtu.be/HnPD0288r4M

Séries, podcasts e livros de crimes reais

Nerd também gosta de True Crime

Os crimes reais estão cada vez mais caindo no gosto do público nerd. A produção é em alta escala e deixa o público intrigado para saber o que aconteceu, as motivações e os desdobramentos. Um dos casos mais famosos a ganhar esse destaque é o Caso Evandro, um podcast que virou série na Globoplay e livro. Inclusive, Ilana Casoy, grande autora do gênero, tem diversos livros sobre o assunto e já conversou com a Vigília. Vale a pena conferir a entrevista com ela!

Stranger Things (2016 – presente)

Stranger Things é feito de nerd para nerd

Stranger Things começou nos ganhando pela nostalgia: a temática dos anos 1980 voltou com tudo nos últimos anos! A turma andando de bicicleta ao som de trilhas sonoras que amamos, jogando Dungeons & Dragons e descobrindo obras que hoje são os nossos clássicos foi a mistura perfeita que nos fez amar a série. Acontece que, mesmo com tudo isso, tinha quem apostasse que seria só uma série qualquer sobre crianças. Acharam errado! O mundo invertido, com seus efeitos incríveis e seus mistérios fez da série um grande fenômeno.

Dark (2017-2020)

Dark: um novo clássico nerd

Quando surgiu, foi chamada de “Stranger Things Alemã”, por seguir também a temática nostálgica dos anos 1980. Mas Dark vai muito além. Com seu plot super elaborado de viagem no tempo e multiplas realidades, nos leva também para diversas outras décadas, construindo uma história que fez com que a internet fosse a loucura com tantas teorias. A jornada de Jonas, com certeza, ainda vai ser lembrada por muitos e muitos anos. Créditos para Baran bo Odar e Jantje Friese que chegaram ao ponto de terem sua criação nomeada como a melhor série original da Netflix.

O Mandaloriano (2019-presente)

dia do orgulho nerd The Mandalorian

Ok, Mandaloriano (The Mandalorian) é do universo Star Wars e sabemos que tudo relacionado a essa saga já tem o seu selinho “nerd” há muito tempo. Acontece que essa nova produção merece, mesmo assim, o seu destaque, já que, provavelmente, ficará lado a lado com a trilogia original em quesito de qualidade de conteúdo. A jornada de Mando e Grogu vem sendo um grande sucesso e, com certeza, já é um marco importante na franquia. O segredo? É feita por dois grandes nerds que hoje vivem no panteão da cultura pop: Jon Favreau e Dave Filoni.

Homem-Aranha no AranhaVerso (2019)

homem aranha no aranhaverso dia do orgulho nerd

Quem vive no mundo nerd sabe (ou sabia): a Marvel estava devendo uma animação como essa para seus fãs. Sempre atrás da DC Comics nesse quesito, o tabu foi quebrado com louvor em 2019 com a chegada de Homem-Aranha no AranhaVerso, que, não por acaso, ganhou o Oscar de Melhor Animação. A produção pela primeira vez colocou o personagem Miles Morales como protagonista de um longa e mesclou diversas realidades e várias versões do principal personagem da Casa das Ideias. Um verdadeiro deleite, do início ao fim!

Alita: Anjo de Combate (2019)

alita anjo de combate

Uma obra que não teve o reconhecimento que merecia, mas que podemos cravar: é uma das melhores adaptações de mangá já feitas pela indústria norte-americana. Alita: Anjo de Combate surpreende pelos seus efeitos visuais (supervisionados por ninguém menos que James Cameron), reúne um elenco incrível e tem a direção de outro nerd que permeia nosso mundo, Robert Rodriguez (Sin City). Deixou gostinho de quero mais e merecia uma campanha dos fãs na internet para que o segundo filme saia da gaveta!

Brightburn – O filho das trevas (2019)

brightburn o filho das trevas

Brightburn – O filho das Trevas é a reimaginação do Superman, mas ao contrário. O primeiro filme do gênero que finca os dois pés no terror. É o lado sombrio da força. Isso mesmo. A produção de James Gunn, dirigida por David Yarovesky, traz uma espécie de “O que aconteceria se… O Superman fosse do mal”. Bom, pra quem já viu, sabe que as coisas não são nem um pouco fáceis para o mundo, nem mesmo para a família que o criou. Brightburn brinca com o primeiro Super dos quadrinhos e impressiona pela ousadia. A produção peca um pouco pelos efeitos especiais, mas é, assim como foi em Alita, uma história incrível que nos deixa de queixo caído e esperando por mais novidades desse “universo”.

E aí, curtiu a lista? Que outras obras da atualidade você acha que serão os “clássicos” do futuro? Conta pra gente nos comentários!

A Vigília Não Para! o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *