AnimaçãoQuadrinhosSéries

Demon Slayer suspende venda de produtos após polêmica com islamismo

A Aniplex, distribuidora dos Blu-rays e DVDs do anime Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, emitiu um comunicado no dia 22 de novembro, informando que vai suspender os produtos e recolher todas as unidades enviadas às lojas, como também realizará a troca para os compradores que desejarem, após uma série de acusações de insulto à fé islâmica e uso indevido do “adhan”, um chamado para o início das orações dos muçulmanos. Isso porque em uma das faixas do CD bônus – com músicas da trilha sonora – que vinha junto do quarto volume do BD/DVD, é possível ouvir o “adhan”, e isto gerou muitas críticas ao redor do mundo e denúncias de desrespeito à religião.

A faixa controversa é intitulada “竈門炭治郎~次の地へ|鬼滅の刃  (Kamado Tanjiro to the Next Place ou Tanjirou Kamado ~ Continue)”. Ainda é possível ouví-la em canais não-oficiais, no entanto, pode ser futuramente removida após rogação da distribuidora.

Em nota, a empresa disse (tradução livre): “A música foi feita usando material de áudio disponível comercialmente e nunca teve a intenção de ferir ou blasfemar contra o Islã e os muçulmanos. Pedimos desculpas pelo desapontamento que fez com que os muçulmanos se sentissem desconfortáveis. ​​Continuaremos a aprofundar nossa compreensão do Islã e de sua cultura, e prestar mais atenção à produção das músicas para que nunca tenhamos uma situação semelhante no futuro”. A editora Shueisha, que publica a obra em mangá, também se pronunciou comunicando que não esteve envolvida no material do CD bônus.

O sample do “adhan” incluído no disco não foi usado na série de anime. Também não há previsão de quando os Blu-rays e DVDs voltarão a ser vendidos no Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *