OpiniãoSériesTelevisãoTrailers

Cruel Summer: novo drama adolescente da Amazon promete te prender na telinha

Cruel Summer é uma nova e envolvente série dramática adolescente. Produção original da Amazon Prime Video, ela estreia no dia 6 de agosto e promete muito mistério em uma trama que mescla acontecimentos estranhos entre três verões da década de 90, em uma cidade do interior dos Estados Unidos. Diferente de Panic, que focava na premissa de jogos perigosos entre jovens do High School, Cruel Summer usa de flashbacks alternados para prender o expectador, sempre escondendo o jogo de forma esperta, deixando quem está em frente à TV (ou se preferir, celular) completamente fisgado pela curiosidade. Isso porque temos um acontecimento de forte impacto envolvendo Jeanette Turner (Chiara Aurelia) e Kate Wallis (Olivia Holt, de Manto & Adaga). E este evento, nos três primeiros episódios que tivemos acesso, parece longe de ser esclarecido. Ao todo são 10 episódios.

Começamos acompanhando Jeanette (Chiara). A típica jovem fora dos padrões, ela é inocente e recém completou 15 anos. Ela é um paralelo distante da linda e popular Kate (Olivia). Os papéis no entanto se invertem quando Kate desaparece misteriosamente. Temos então os tons de cada verão se alternando entre um mundo colorido e promissor para um cenário completamente cinzento e escuro, quase sem esperança. Cada um dos anos é facilmente reconhecível e mostra diferentes fases da mesma pessoa, e isso vale tanto para as protagonistas quanto para os núcleos que os rodeiam. A alternância dos pontos de vista certamente é o grande trunfo da série que foi criada e produzida por Bert V. Royal com Tia Napolitano, com carimbo ainda das produtoras executivas Jessica Biel (The Sinner, Netflix) e Michelle Purple. A dinâmica instiga e vai montando aos poucos um quebra-cabeças, que por vezes pode até soar clichê, mas entrega uma montagem interessante.

A roupagem dos anos 90 de Cruel Summer permite uma boa brincadeira com tudo que marcou a década do grunge, traçando contextos nostálgicos como idas a vídeo-locadora, internet discada e lenta, menções de filmes da época, figurinos, cortes de cabelos e claro, uma trilha sonora certeira. Essa roupagem envolve muito bem a embalagem do produto da Amazon e pode conquistar um público ainda mais abrangente. Décadas passadas (anos 70, 80, 90 e até 2000 já são considerados filmes de época) quando bem utilizadas – e não só usadas como bengalas apelativas – realmente são um grande ganho para séries de cultura pop em geral.

cruel summer anos 90 e mistério
CRUEL SUMMER: a segunda versão de Vince (Allius Barnes), Mallory (Harley Quinn Smith) e Jeanette (Chiara Aurelia)

O elenco segura bem a trama e demonstra muito bem suas diferentes facetas. Cada um deles tem uma personalidade muito abalada pelo grande mistério de Cruel Summer. A mudança de tom e paletas de cores é bem evidente, assim como o visual de cada um deles nos três diferentes verões. Essas evidentes mudanças também ajudam muito na angústia criada pela série.

Ainda não dá para saber se Cruel Summer será realmente o hit que parece se desenhar, afinal, o desfecho precisa ser tão impactante quanto o caminho angustiante que foi pavimentado nesses primeiros capítulos. Mas a primeira amostra foi realmente instigante e promissora. Anote aí: Cruel Summer estreia dia 6 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *