Festival de CinemaFilmes

Começou o 46º Festival de Cinema de Gramado

Gramado é oficialmente a capital latino-americana do cinema. Com direito a Orquestra Sinfônica, o 46º Festival de Cinema de Gramado foi iniciado na sexta-feira, dia 17 de agosto. Com uma cerimônia com autoridades na Rua Coberta, em frente ao Palácio dos Festivais, seguida do início das exibições, já dentro do ambiente da sala escura, os cinéfilos, crítica especializada e o público puderam conferir a première nacional de O Grande Circo Místico, novo longa de Carlos Diegues, seguido do primeiro filme da mostra oficial, A Voz do Silêncio, de André Ristum.

Elenco de O Grande Circo Místico no tapete vermelho do Festival de Gramado. Foto: Cleiton Thiel

Logo na primeira exibição, Carlos Diegues agradeceu o convite de poder exibir seu novo filme em primeira mão. Do elenco também estiveram ao lado do diretor Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Marcos Frota e Mariana Ximenes. O filme é inspirado no poema de mesmo nome de Jorge Lima, e contou com uma trilha sonora cheia de clássicos de Chico Buarque e Edu Lobo. Ele chegará ao circuito comercial em novembro.

Intérprete de Libras e sessão com legenda descritiva

Um dos grandes acertos da edição deste ano do festival é o seu olhar voltado para a inclusão. Toda a cerimônia de abertura contou com uma intérprete da língua brasileira de sinais. Além disso, estão programadas sessões especiais com a mesma linguagem e também audiodescrição.

Orquestra emocionou o público

Orquestra Sinfônica de Gramado – Foto: Fabio Winter/Pressphoto

Mostrando que a música tem poder, a Orquestra Sinfônica de Gramado também encantou o público presente na abertura. Os nerds (ou seja, nós) também foram contemplados com a música tema de Star Wars e também de Vingadores (de arrepiar). Clássicos do cinema também foram interpretados, além de música de filmes nacionais como Bete Balanço e o Auto da Compadecida. Outro ponto certeiro da organização.

A Voz do Silêncio, um mosaico de histórias

Diretor André Ristum e o elenco do filme A Voz do Silêncio. Foto: Fabio Winter / Pressphoto

Com um clima totalmente diferente do ambiente estilo fábula de O Grande Circo Místico, o primeiro filme da mostra competitiva colocou o público de volta à vida real das grandes cidades urbanas. Em A Voz do Silêncio, o diretor André Ristum criou um rizoma de histórias que vai se entrelaçando de diferentes formas, e se cruzando de forma orgânica, até que um grande evento culmina no final da narrativa dos personagens.

O elenco conta com Marieta Severo, presente na premiére, Ricardo Merkin, Stephanie de Jongh, Arlindo Lopes, Marina Glezer, Claudio Jaborandy, Marat Descartes, Nicola Siri, Tassia Cabanas, Enzo Barone e Augusto Madeira.

*Especial direto de Gramado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *