Filmes

Cinema Nacional gratuito fora e dentro de casa

Cinema é bom. Cinema de graça, é melhor ainda. Cinema de graça e em casa, bom, o adjetivo você escolhe. Comemorando três décadas de produção nacional, o Itaú Cultural realiza de 10 a 16 de agosto, em várias capitais brasileiras, a Mostra Itaú Cultural 30 Anos de Cinema Brasileiro. Serão exibidos 36 filmes em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, sempre nos Espaços de Cinema da instituição.

A seleção contempla obras da geração de diretores paulistas dos anos 1980, como A Dama do Cine Shangai, 1987, de Guilherme de Almeida Prado; passa pela retomada com Carlota Joaquina – Princesa do Brazil, 1995, de Carla Camurati; apresenta grandes bilheterias como 2 Filhos de Francisco, 2005, de Breno Silveira e destaca as animações com o premiado O Menino e o Mundo, 2014, de Alê Abreu.

Entre os documentários estão filmes como Santo Forte, 1999, de Eduardo Coutinho, e Martírio, 2016, de Vincent Carelli. Questões sempre latentes na sociedade brasileira, como gênero, racismo e direitos indígenas, estão presentes em Serras da Desordem, 2006, de Andrea Tonacci, A Paixão de JL, 2014, de Carlos Nader e Branco Sai, Preto Fica, 2014, de Adirley Queirós.

A programação ocorre em todas as salas dos espaços Itaú de Cinema nas capitais.

Cinema Online

Está programada, também, a exibição de quatro títulos online no Canal do Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br/explore/canal/), entre os dias 6 e 16 de agosto. Anjos da Noite, de Wilson Barros, a partir do dia 6; Santo Forte, de Eduardo Coutinho, a partir do dia 7; A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo, a partir do dia 8; e Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira, a partir do dia 9. Os filmes serão são lançados sempre às 21 horas e permanecem online e na íntegra até o final da mostra, em 16 de agosto.

Mostra Itaú Cultural 30 anos de cinema brasileiro

De 10 a 16 de agosto:

Nas salas do Espaço Itaú de Cinema SP (Augusta) / RJ / DF / CUR / POA / SAL

Horários e faixa etária diversos (consultar programação)

Entrada gratuita

A partir das 21h do dia 6 de agosto, em exibições online até a 16 de agosto:

Canal Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br/explore/canal/)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *