Televisão

Casamento às cegas: Por que esse surreal reality show enlouqueceu a internet?

Mark, Jessica, Barnett, Carlton, Amber. Esses nomes e outros tantos foram parar nos trending topics do Twitter, viraram as palavras mais pesquisadas segundo o Google Trends e estão no topo da discussão de grupos no Facebook. Isso porque “Casamento às Cegas” (Love is Blind), o novo Reality Show da Netflix em que casais se conhecem e casam em menos de 40 dias (é isso mesmo que você leu). Mas por que todo mundo só fala disso?

Reality Shows sobre casamentos existem e circulam na televisão por assinatura há alguns anos. Alguns exemplos são “90 Dias para casar”, “Vestido Ideal”, “Grande Casamento Cigano”, “Fábrica de Casamentos” (que merece uma lista só para ele), que rodam em horários alternados, contam com inúmeras temporadas e são sucessos entre quem adora um reality. Mas, Casamentos às Cegas veio e arrebatou a internet. O programa na verdade é um grande experimento, onde pessoas se apaixonam e se pedem em casamento sem ao menos ver o rosto um do outro – contudo, todas as pessoas estão dentro do padrão estético da sociedade. 

Misturando minutos de vergonha alheia com um pouco de emoção e com uma curiosidade imensa de saber o que vai acontecer, o programa nos deixa sem saber o que estamos sentindo. A única certeza é que vamos precisar de alguém próximo para conversar e comentar. Vale até fazer bolão para ver quem vai casar com quem.

Essa nossa enorme vontade de saber da vida alheia, de poder comentar com quem a fulana casou ou quem o sicrano traiu, de fazer aquela fofoquinha de vizinhança, provavelmente é o grande motivador nesses casos. O formato do Reality, que de inovador não tem nada, nos permite “começar” o relacionamento junto com eles e nos dá a falsa impressão de que temos chance de discutir com a televisão, como se faz nas partidas de futebol, e mudar de alguma forma resultado do programa. Inclusive, apesar de não ser ao vivo, torcemos pelos nossos favoritos, vibramos e inclusive pegamos ranço dos outros, como se estivéssemos dentro de um estádio em um jogo de futebol.

Casamento às cegas é o mais puro entretenimento fácil, sem muito raciocínio, sem muito esforço, que diverte, decepciona e surpreende. Apesar de usar a desculpa de ser um experimento, o reality juntou várias pessoas frustradas emocionalmente, em uma idade que os pais e parentes próximos cobram muito um casamento, e o resultado poderia ser o mesmo se as pessoas se conhecessem na balada ou numa livraria. Porém, acompanhar toda a narrativa de um relacionamento nos faz sentir parte dele. E é isso que fascina no programa.

Love Is Blind Falling GIF by NETFLIX - Find & Share on GIPHY

Agora a dúvida é, Netflix, teremos novas temporadas? O episódio de reunião do grupo será lançado na quinta-feira, dia 5 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *