Música

Cantora Elza Soares morre aos 91 anos

Faleceu na quinta-feira, dia 20 de janeiro, no Rio de Janeiro, Elza Soares. A cantora tinha 91 anos e sua morte foi confirmada por sua assessoria. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informa o comunicado.

Elza Gomes da Conceição é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira. Sua carreira no samba começou no final dos anos 1950. Seu primeiro sucesso foi Se Acaso Você Chegasse, de 1959.

Em todas as décadas de carreira, ela lançou 34 discos e misturou em seu repertório o samba, o jazz, a música eletrônica, o hip hop e o funk. Seu último disco lançado foi Planeta Fome, de 2019.

Elza teve muitas fases e chegou a quase cair no ostracismo em 1980, quando bateu – literalmente – na porta de Caetano Veloso em um hotel e recebeu o convite de gravar com ele. A bossa apresentou a cantora a uma nova geração, o que alavancou novamente a sua carreira.

Em 1999, Elza Soares foi considerada a voz brasileira do milênio pela BBC.

Morte de Elza Soares foi no mesmo dia de Garrincha

Por coincidência, a morte de Elza Soares aconteceu no mesmo dia da morte de Garrincha, quase quarenta anos depois. Falecido em 20 de janeiro de 1983, Mané Garrincha era considerado por Elza o grande amor de sua vida.

Elza Soares e Garrincha
Elza Soares e Garrincha

A cantora e o craque do Botafogo tiveram um relacionamento por 17 anos. Em 2018, em entrevista ao Conversa com o Bial, Elza contou que sonhava muito com Mané. Além disso, ela contou que Garrincha havia prometido para ela o título da Copa de 1962.

Elza e Garrincha tiveram um filho juntos, nascido em 9 de julho de 1976, chamado Manoel. O menino faleceu aos nove anos, em um acidente de carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *