Quadrinhos

Cable: 6 sagas para conhecer o mutante do futuro

O mutante Cable é um dos destaques de Deadpool 2, interpretado por Josh Brolin

Deadpool virou um fenômeno mundial em 2016, com seu primeiro filme estourando as bilheterias dos cinemas em todo o mundo. Agora, em Deadpool 2, ele vem acompanhado de um novo personagem dos quadrinhos. Para os iniciados, uma grande expectativa. Mas para muitos, o mutante que veio do futuro ainda é um tanto desconhecido. Para clarear um pouco as ideias de você que está iniciando no mundo dos quadrinhos, reunimos aqui cinco histórias marcantes do personagem.

Mas antes da lista, uma rápida introdução…

Nathan Christopher Charles Summers, o Cable, foi criado pelo clássico roteirista Chris Claremont, Louise Simonson e Rob Liefeld (que também criou o Deadpool). Sua primeira aparição nos quadrinhos é dividida em duas. Um pouco confuso, mas explicamos. Em 1986, na Revista Uncanny X-Men #201 ele foi introduzido, apenas como Nathan. Já em março de 1990, ele foi apresentado na revista Os Novos Mutantes #87 já como Cable. Ele é filho biológico de ninguém menos que Scott Summers, o Ciclope (dos X-Men), e a clone de Jean Grey, Madelyne Pryor. Ele é originário de uma linha temporal do futuro, onde se tornou um guerreiro, antes de retornar ao presente.

Entre seus principais poderes estão o poder psíquico, que se manifesta como forma de telepatia e telecinese. Suas habilidades também são vistas no campo de batalha, onde é um grande estrategista e adepto de muitas formas de combate corpo-a-corpo, além de ser um exímio atirador, com uma variedade de armamentos de fazer inveja a qualquer exército. Ah, ele tem diploma em Direito também (!?!?). Foi um dos fundadores da X-Force (você vai ver um projeto dela em Deadpool 2), e também já passou por X-Men, Vingadores Secretos, Novos Mutantes, entre outros.

As histórias

Uncanny X-Men #201

 

1ª Aparição – parte 1 (Uncanny X-Men #201, Janeiro 1986)

Isso que eu chamamos de retcon (continuidade retroativa). Nathan Summers foi apresentado em janeiro de 1986 na clássica história em que Ciclope e Tempestade lutam pela liderança da equipe. Na época, Ciclope voltava de um exílio após constituir uma família com Madelyne Pryor (que mais tarde viria a descobrir-se um clone de Jean Grey). O Sr. Sinistro, trouxe com ele o seu rebento, o bebê Nathan Summers, que viria a ser aproveitado por Louise Simonson e Rob Liefeld na revista dos Novos Mutantes, aí sim como Cable.

 

 

The New Mutants #86

 

1ª Aparição – parte 2 (The New Mutants #86, Fevereiro de 1990)

Aqui ele apenas faz um “cameo”, abrindo já o suspense para o que viria a seguir, em uma história (onde também estreou o visual polêmico do desenhista Rob Liefeld), onde os jovens mutantes lutam contra o Abutre, famoso inimigo do Homem-Aranha. Temos também na capa o personagem um pouco modificado do filme Deadpool 2, o Russel Collins (no filme é o garoto interpretado por Julian Dennison), com seus poderes pirotécnicos.

 

New Mutants #87
The New Mutants #87

 

 

 

1ª Aparição – parte 3 (The New Mutants #87, Março de 1990)

Agora sim, apresentado por completo! Aqui, um antagonista dos jovens mutantes, que mais tarde assumiria o papel de mentor deles, quando Magneto, que era o responsável pelo grupo na época, desistiu deles para voltar ao sonho de dominância mutante no mundo. Mais tarde, os Novos Mutantes se uniriam aos Novos Exterminadores (outro grupo de jovens mutantes) sob a tutela de Cable, formando então a X-Force.

 

 

X-Factor #68
X-Factor #68

X-Factor #68 (Julho de 1991)

X-Factor original foi a equipe formada pelos primeiros membros do X-Men (Ciclope, Garota Marvel, Homem de Gelo, Fera e Anjo), que por alguns anos foi uma equipe paralela aos X-Men em frente ao sonho do Professor Xavier. Após uma batalha contra Apocalypse, o bebê Nathan Summers é infectado por um vírus tecnorgânico (que transforma o infectado em máquina). Sem cura e sem alternativa para manter o pequeno Nathan vivo, Ciclope toma uma decisão trágica, pedir para Askani (uma guerreira vinda do futuro) levar o bebê para o futuro para que lá consigam curá-lo.

 

As aventuras de Ciclope e Fênix

 

 

As aventuras de Ciclope e Fênix (Agosto de 1994)

Ciclope e Jean Grey têm suas mentes jogadas ao futuro, onde Nathan vive, e o criam como seu filho “adotivo”. Com o sobrenome Dayspring, a família luta contra o domínio de Apocalypse num futuro distópico.

 

 

Saga “Complexo de Messias”

 

 

Saga “Complexo de Messias” (X-Men, Uncanny X-Men em 2008)

Após alguns anos desaparecido do presente, Cable volta do futuro para salvar a única mutante nascida após o Dia M (o dia em que a Feiticeira Escarlate dizimou os mutantes) e quando não nasciam mais mutantes no mundo. Nisso ele acreditava que a mutante (após nomeada como Hope Summers) seria a salvação da raça, enquanto outro X-Man, também vindo do futuro, Bishop, acreditava que Hope seria o último prego no túmulo dos mutantes.

Éderson Nunes

@elnunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *