FilmesMúsica

Blackoustic: entrevistamos Timo Kotipelto

Dupla formada por Timo Kotipelto (Stratovarius) e Jani Liimatainen (ex-Sonata Arctica) está em turnê no Brasil e vai passar por Rio de Janeiro, São Paulo, Limeira e Porto Alegre.

Dois dos principais representantes do Heavy Metal finlandês uniram forças em projeto paralelo que conquistou os admiradores do gênero mundo afora. Timo Kotipelto, vocalista da Stratovarius, e Jani Liimatainen, ex-guitarrista da Sonata Arctica, formaram o projeto Blackoustic – após um disco com a Cain’s Offering -, propondo versões em voz e violão de clássicos do metal e do rock’n roll. A ideia deu tão certo que acabou gerando o álbum homônimo, lançado em 2012, e que, desde então, rende aos músicos turnês paralelas aos seus trabalhos.

Agora passando pelo Brasil, a Vigília teve a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva com Timo, líder do projeto, que sequer imaginava tocar no Brasil e na América Latina quando o Blackoustic começou a fazer os primeiros shows na Finlândia. Entre outros detalhes, a dupla deve se reencontrar nos estúdios no ano que vem. Timo não garantiu, mas pode vir um novo álbum por aí…

Confira:

Vigília Nerd – O Blackoustic surgiu aos poucos e foi ganhando cada vez mais popularidade, crescendo conforme conquistava os fãs. Vocês esperavam que essa ideia fosse ter tanta repercussão e alcance ao nível de excursionar pelo mundo?

Timo Kotipelto – Eu nunca imaginava há dez anos atrás que nós tocaríamos na América Latina algum dia. Tudo começou quando eu prometi fazer um show acústico e convidei Jani para tocar guitarra. Começou devagar e foi ganhando mais e mais público na Finlândia. Alguns anos atrás fizemos o primeiro show fora de nosso país. Naquela época brinquei com Jani que nós tocaríamos na América do Sul algum dia. Levou quase dois anos para organizar, mas aqui estamos nós!

Dupla visitou o Cristo Redentor no RJ.

VN – Vocês se surpreenderam ao colocarem o Blackoustic na estrada e confirmarem o sucesso que tinham alcançado?

Timo – Sim, me surpreendi muito. Nós terminamos o primeiro show no Rio de Janeiro (dia 18 de abril) e fiquei surpreso com o calor e as boas-vindas dos fãs, essa recepção. Eu esperava que nossa turnê na América Latina durasse três semanas, e de repente ela cresceu e passou para seis semanas. Eu continuo espantado que as pessoas estão tão interessadas na gente.

VN – O primeiro álbum tem quase seis anos. Nós podemos esperar outro em breve? Vocês estão compondo novas músicas?

Timo – Os fãs têm perguntado muito sobre isso. E nós provavelmente teríamos músicas e escolhas suficientes para um próximo. Mas nós não compomos nada novo para um álbum acústico. Esse ano Jani e eu estamos muito ocupados para gravar um novo álbum do Blackoustic, mas talvez no ano que vem.

VN – Com é a escolha das músicas para o setlist? Vocês escolhem mais pela preferência dos fãs ou pela preferência própria de cada um de vocês?

Timo – Nós experimentamos dezenas de músicas diferentes, mas é difícil fazer os covers com um só violão. Primeiro temos que gostar das versões, para em seguida, tocar ao vivo algumas vezes. Nós vamos vendo como os fãs reagem. Algumas músicas funcionam e outras não. Nós trocamos as músicas algumas vezes durante os anos, mas algumas músicas continuam porque funcionam muito bem tocando ao vivo.

VN – Os fãs costumam pedir músicas diferentes durante os shows?

Timo – Algumas vezes pedem sim. Nós temos um setlist consolidado e as canções que nós podemos tocar. Infelizmente não podemos tocar tudo que os fãs pedem durante os shows.

VN – Vocês estão trabalhando em um novo disco da Cain’s Offering? Os fãs podem esperar por outro álbum em breve?

Timo – Acredito que Jani tenha algumas músicas já escritas. Mas realmente não teremos tempo para gravar em estúdio esse ano. Espero que possamos gravar no próximo ano, mas a gente nunca sabe ao certo.

VN – E podemos esperar algum show da Cain’s Offering no Brasil?

Timo – Não temos planos para isso neste momento, mas com certeza seria super legal tocar com a Cain’s Offering no Brasil. Com certeza.

VN – O que podemos esperar dos shows no Brasil? Alguma surpresa?

Timo – Sim com certeza. Vamos tocar por aqui mais músicas do Stratovarius do que tocamos na Finlândia.

VN – Nós da Vigília Nerd ficamos muito felizes pela entrevista. Foi um prazer. Por favor, deixem uma mensagem para os nossos leitores…

Para mim é sempre um grande prazer voltar ao Brasil. Com o Stratovarius, minha própria banda ou, especialmente agora com o Blackoustic. Essa é uma turnê muito especial para a gente, principalmente ao saber que nenhum outro duo acústico fez uma turnê tão grande como esta. Os fãs brasileiros são demais e eu amo vir ao Brasil, sempre. Muito obrigado a todos!

Serviços dos shows:

São Paulo

19 de abril de 2018 (quinta-feira)
Local: Manifesto Bar (Rua Iguatemi, 36 – Itaim Bibi – São Paulo – SP)
Abertura da casa 19:00 horas
Show às 21:00 horas

20 de abril (sexta-feira)

Local: Bar da Montanha (Av. Laranjeiras, 2601, Vila Eliza Fumagalli, Limeira, SP)

Show às 21 horas

Porto Alegre

21 de abril (sábado)
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665, Porto Alegre – RS)
Mais informações: no site da Abstratti Produtora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *