Televisão

Ator Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos

Presença forte nas novelas, Pedro Paulo Rangel morreu aos 74 anos na madrugada de quarta-feira, dia 21 de dezembro. O ator estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Casa de Saúde São Jose na Zona Sul do Rio de Janeiro desde 30 de novembro para tratar de uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. A família confirmou a morte, mas não divulgou a causa.

Pedro Paulo Rangel nos palcos e na televisão

Gabriela, Saramandaia, Vale Tudo, TV Pirata, O Cravo e a Rosa. Pedro Paulo Rangel fez história nos palcos e na televisão, mas marcou sua carreira com a presença em grandes sucessos da Rede Globo.

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1948, Pedro Paulo Marques Rangel se apaixonou pelo teatro aos 11 anos. No grupo teatral da Igreja, conheceu Marco Nanini e os dois estudaram juntos no Conservatório Nacional de Teatro. Em 1968, Pedro Paulo fez seu primeiro papel em uma peça profissional: Roda Viva de Chico Buarque.

Ele chegou a passar pela TV Tupi, mas foi em 1972 que ingressou na TV Globo e começou a carreira conhecida pelos brasileiros. Seu primeiro personagem de sucesso foi Juca Viana, em Gabriela. O ator foi precursor. Foi dele o primeiro nu masculino na televisão. Na cena, Juca e Chiquinha (Cidinha Millan) foram atirados na rua após serem flagrados na cama.

Pedro Paulo Rangel e Suely Franco em O Cravo e a Rosa
Pedro Paulo Rangel e Suely Franco em O Cravo e a Rosa

Mas seu sucesso mesmo foi em papéis cômicos. Muitas vezes reprisada, a novela O Cravo e a Rosa eternizou Pedro Paulo como Calixto, o braço direito de Julião Petruchio (Du Moscovis). Calixto auxilia Petruchio na fazenda, fazendo queijos, na lida com os animais e dando conselhos amorosos. Sua paixão por Dona Mimosa (Suely Franco) era um grande alívio cômico do folhetim de Walcyr Carrasco.

O ator participou também de A indomada, Belíssima, A Muralha, Você Decide, A Diarista, Os Aspones, Sob Nova Direção, O Mapa da Mina, Engraçadinha e muitas outras obras na televisão e no teatro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *