AnimaçãoEventosListasQuadrinhosSériesTelevisão

As referências da Olimpíada mais NERD da história

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 encerraram no domingo, 8 de agosto, com o Brasil ficando em 12° lugar no quadro de medalhas, subindo 21 vezes ao pódio, acumulando sete medalhas de Ouro, seis de Prata e oito de Bronze. Esses números representam uma marca significativa, fazendo essa edição se tornar a melhor participação de uma delegação brasileira na história das Olimpíadas!

Outro destaque entre os atletas olímpicos brasileiros e de outras partes do mundo, foi a admiração que esses competidores têm pela cultura pop, mais precisamente, a cultura nerd japonesa. Prova disso foram as inúmeras comemorações baseadas em animes, mangás e demais personagens que servem de inspiração na hora desses seres humanos incríveis receberem as suas medalhas.

A Vigília listou alguns desses momentos. Bora pra lista?!?

Kamen Rider ginasta

Tanigawa Wataru, ginasta japonês, que fez parte da equipe de ginástica artística ficou famoso por aqui após posar ao lado de um Kamen Rider, o Zero-One, antes da disputa pelo pódio. Parece que o nosso herói deu sorte para a equipe japonesa, já que no dia 26 de julho, eles conquistaram a medalha de prata. Detalhes neste link.

Se o do meio é o Kamen Rider Zero-One, os outros dois seriam o Zero-Two e o Zero-Three?

Ave Fênix do vôlei brasileiro nas Olimpíadas

No dia 29 de julho, a seleção brasileira masculina de vôlei venceu os Estados Unidos em uma partida válida pelos Jogos Olímpicos de Tóquio. Porém, dois jogadores, o ponteiro Douglas Souza, e o oposto Wallace, tiveram uma injeção de ânimo extra, já que receberam uma mensagem de Ikki de Fênix, personagem do anime Os Cavaleiros do Zodíaco. Relembre aqui!

Ikki emprestou o seu cosmo para a Seleção

Haikyuu!! após vitória do Brasil contra o Japão

Depois de Os Cavaleiros do Zodíaco darem as caras no jogo da seleção brasileira masculina de vôlei, foi a vez de outro anime viralizar: Haikyuu!!. O jogador Lucarelli deu uma entrevista após a vitória da Seleção sobre o Japão, por três sets a zero. Ao ser questionado pelo repórter se conhecia o anime de vôlei que faz bastante sucesso no Japão e que está inspirando a nova geração de vôlei por lá, o próprio Lucarelli falou que já assistiu alguns episódios de Haikyuu!! e que tem colegas na equipe que são muito fãs.

Confira:

Sailor Moon no Uzbequistão 

No dia 6 de agosto, as atletas da equipe de ginástica rítmica do Uzbequistão se apresentaram com a música tema de Sailor Moon. Para completar a apresentação, as meninas usaram trajes inspirados nas sailors.

Confira:

Skatista brasileiro lança Kamehameha 

No dia 5 de agosto, o brasileiro Pedro Barros conquistou a medalha de prata no Skate Park e comemorou lançando um Kamehameha, principal golpe de Son Goku, protagonista de Dragon Ball.

Muitos ainda ficaram na dúvida se o gesto do skatista seria para representar a técnica de Goku ou se era um Hadouken, o famoso ataque do personagem Ryu, de Street Fighter.

Ouro, Aquaman e outro Kamehameha

Outro a levantar essa dúvida foi o atleta brasileiro Isaquias Queiroz, no dia 7 de agosto. Ao conquistar a medalha de ouro na canoagem, Isaquias comemorou com uma imitação do gesto de Aquaman e ainda lançou um Kamehameha (ou seria Hadouken?) para subir no pódio.

Luffy grego

O grego Miltos Tentoglou, antes de ganhar medalha de ouro no salto em distância, fez a pose do Gear Second, do personagem Luffy, de One Piece.

Avatar na cabeça… 

O que mais chamou a atenção na prova da vela, na categoria RS: X, não foi a medalha de ouro conquistada pelo holandês Kiran Badloe, mas sim, o seu cabelo, inspirado no personagem Aang, do anime Avatar: A Lenda de Aang.

…e Avatar no corpo

A equipe mexicana de natação artística foi outra a homenagear o anime Avatar. Nuria Diosdado e Joana Jimenez usaram durante as Olimpíadas, maiôs temáticos dos símbolos dos elementos da série. 

https://twitter.com/JuulNotJuul/status/1422293022482575360?s=20

The Witcher pistola

Não, não! Não estamos falando que o personagem vivido por Henry Cavill na série da Netflix está furioso com alguma coisa. Isso foi só para falar da atleta russa, Vitalina Batsarashkina, que conquistou o ouro na pistola de ar de 10 metros. Para dar sorte, a competidora usou um colar da Escola do Lobo, fazendo referência à The Witcher. 

Outra supersticiosa foi a treinadora da belga Nina Derwael, que conquistou primeiro lugar nas barras assimétricas. Para dar sorte, a mulher usa, desde 2017, um Amiibo do Link, de The Legend of Zelda. Deu certo. 

Encerrando com grande estilo

Depois de tantas referências e ainda mais por ser um evento sediado no Japão, a terra do anime, não poderia faltar uma canção com esse tema na cerimônia de encerramento. E foi justamente isso que aconteceu. “Gurenge”, música de abertura de Demon Slayer, interpretada pela cantora LiSA, foi tocada de maneira instrumental no último dia das Olimpíadas de Tóquio.

Confira:

Antes de encerrar, o perfil oficial dos Jogos Olímpicos em português fez uma postagem com várias imagens que ilustram muito bem essa nossa lista. Confira clicando aqui.

Esse Gundam no fundo sintetiza o espírito nerd dessa Olimpíada

O fato é que essa premissa do mérito conquistado pelo esforço, está muito presente nas animações e na cultura japonesa. Talvez isso tenha inspirado todos esses atletas durante a preparação para esse grande momento, que é a participação em uma Olimpíada. Vamos ver se esse tipo de comemoração vai se repetir em 2024, em Paris, na França. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *