FilmesListas

Alien: tudo que você precisa saber em 15 tópicos

Alien é um daqueles filmes que marcou o cinema. Virou uma série de sucesso, por onde passaram vários diretores, atores e roteiristas importantes para a história contemporânea do cinema. E alguns detalhes curiosos cercam a série, que foi lançada em 1979, com o clássico Alien: O Oitavo Passageiro. Com a retomada dos alienígenas mais icônicos da sétima arte, a Vigília resolveu elencar alguns desses detalhes e curiosidades do universo popularizado por Ridley Scott. Caso você seja novato em Alien, esse é um bom guia para entender tudo que está se passando atualmente.

Confira:

A criação

1- Alien – O Oitavo Passageiro (1979) criou o sub-gênero de terror e thriller espacial e foi o responsável por nos apresentar o xenomorfo, hoje criatura icônica do mundo pop. O Alien e toda a parafernália feita para o filme é uma criação de Hans Rudolf Giger (1940-2014), artista surrealista que explorava as relações do corpo humano com máquinas. O seu trabalho em Alien lhe rendeu um Oscar de efeitos especiais.

O monstrinho icônico de H. R. Giger

2- O diretor e criador da série é ninguém menos que Ridley Scott, responsável também por clássicos como Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982) e Gladiador (2000), e filmes como Hannibal (2001) e Perdido em Marte (2015).

3- Alien – O Oitavo Passageiro foi responsável por alavancar a carreira de Sigourney Weaver, que encarnou a personagem Ripley, outro ícone do cinema e do girlpower. Ela é responsável por eliminar os aliens de sua nave em uma ação desesperada. No final do primeiro filme, é a única sobrevivente e consegue direcionar sua nave de volta para casa.

4- O elenco de Alien – O Oitavo Passageiro conta com John Hurt (Harry Potter, O Homem Elefante, V de Vingança, Hellboy) e Ian Holm (o Bilbo de O Senhor dos Anéis e o velho Bilbo de O Hobbit).

John Hurt, na clássica cena em que o xenomorfo sai de seu corpo.

5- Coube a Ian Holm interpretar o primeiro robô da série. No mundo de Alien, os robôs auxiliares aparecem em todos os filmes, e normalmente têm sua cabeça arrancada do corpo, além de possuírem um tipo de “sangue” branco que sai de seu corpo quando eles são danificados.

As continuações…

Os três primeiros filmes da série Alien foram dirigidos por grandes cineastas. Depois de Ridley Scott (1979) veio…

6- Aliens – O resgate, de 1986, que foi dirigido e produzido por ninguém menos que James Cameron (Avatar, O Exterminador do Futuro). O longa saiu um pouco do terror espacial para um bom filme de ação, com efeitos especiais ainda mais aprimorados, com muitas características do seu antecessor. O robô era Bishop, vivido por Lance Henriksen.

Bishop foi o segundo robô da franquia. Eles sempre se quebram e mostram seu “sangue branco”.

7- No segundo capítulo, Ripley precisa voltar ao planeta onde os Aliens foram encontrados para guiar uma missão de resgate, mas não era bem isso, e ela encara os bichões novamente, agora mostrando seus talentos com mecânica e robótica. Assim como no primeiro, ela consegue ejetar o xenomorfo de sua nave e voltar para seu destino. Assim como no primeiro ela hiberna nas cápsulas de criogenia. Essas cápsulas podem ser vistas em todos os filmes da série.

8- O terceiro foi Alien³, de 1992, também teve um grande diretor: David Fincher (Seven, Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social, Garota Exemplar). Aqui a ideia saiu das viagens espaciais. A nave de Ripley em viagem desde o final do segundo filme acaba caindo em um planeta onde fica uma prisão somente com homens. Lá ela percebe que suas ações no último filme foram quase em vão. Com a trama toda na prisão, Alien³ deixou a vibe de naves espaciais e trouxe a trama para um labirinto onde o xenomorfo vai devorando os detentos. O robô Bishop (Lance Henriksen) repete seu papel. Infectada, Ripley acaba se sacrificando após dar cabo do último alien. Seria um fim nobre, mas …

Ripley (em Alien³) é uma das primeiras representações do Girl Power nos cinemas!

9 -… Mas aí veio Alien: A ressurreição, de 1997. Com mais um bom diretor no comando, o francês Jean-Pierre Jeunet, o mesmo de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001). Alien: A Ressurreição era muito mais um filme comercial de ação do que qualquer outra coisa.

10- No quarto capítulo, Ripley volta (ahá, achou que ela tinha morrido), numa espécie de recriação e clonagem. Ela fica mesclada aos xenomorfos, e acaba criando uma super-força, o que ajuda muito na nova luta contra os aliens, que estão sendo recriados em um laboratório.

11- A aventura volta ao clima espacial e se passa em uma espaçonave. Como estamos nos anos 90, temos no elenco Winona Ryder (vivendo a robô Call) e Ron Perlman (Hellboy), e algumas cenas bem desnecessárias.

Winona “Stranger Things” Ryder e Ron Perlman (antes de Hellboy)

12- Outra curiosidade de Alien: A Ressurreição é que o roteiro foi escrito por Joss Whedon, o agora famoso diretor de Vingadores (2012) e Vingadores: A Era de Ultron (2015).

Pausa dramática:

Depois de uma série honesta, vieram filmes que você pode desconsiderar: Alien vs. Predador (2004) de Paul W. S. Anderson e Alien vs. Predador 2 (2007) de Colin e Greg Strause, que né, não afetam a série. Esses dois nós vamos pular.

A retomada com Prometheus

13- Ridley Scott retoma as rédeas da série com um filme que pretende ser o início de tudo. Prometheus (2012) volta o visual surpreendente, as naves espaciais, a exploração de um novo planeta, as câmaras incubadoras e o robô assistente.

14- Em Prometheus temos um novo personagem que é o criador de tudo. A série segue o thriller espacial e também mergulha em uma mescla de tecnologia, criadores e criaturas e algumas questões filosóficas de quem somos e de onde viemos e a eterna busca por respostas e a vida eterna.

15- O elenco é estrelado: Michael Fassbender é o robô David (como falamos, sempre tem um robô). Noomi Rapace é a exploradora principal, com direito a referências e infecções ao estilo da personagem Ripley eternizada por Sigourney Weaver. A oscarizada Charlize Theron, Idris Elba e Guy Pierce completam o elenco do filme que deixa em sua última imagem a ideia de como surgiu o personagem criado lá em 1979 por Hans Rudolf Giger.

Michael Fassbender herda o posto de robô da série e Noomi Rapace de heroína em Prometheus

E se você chegou até aqui, pode tirar a febre e encarar Alien: Covenant com um novo olhar.

A Vigília recomenda.

Além disso, a Vigília também recomenda as estampas especiais com a temática alien lá da Chico Rei, tem xenomorfo e alguns parentes cinematográficos! Confira: http://bit.ly/2qWPXOI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *