Eventos

Agenda cultural: saiba o que fazer em Porto Alegre e região entre 21 e 23 de janeiro

Procurando algo para fazer no final de semana de 21 a 23 de janeiro em Porto Alegre ou na região? Então confira abaixo dicas de cinema, passeios e exposições para driblar o calor e curtir a cidade.

Cinema

Eduardo e Mônica está em cartaz no cinema

Eduardo e Mônica

Depois de muitos adiamentos, finalmente Eduardo e Mônica chega aos cinemas. Com Alice Braga e Gabriel Leone como protagonistas, o filme conta a história da famosa música de Renato Russo. Mas… nem tudo deu certo nessa adaptação! É importante refletir sobre o papel da mulher no audiovisual. Leia nossa crítica completa!

A Agente 355

Jessica Chastain, Penélope Cruz, Lupita Nyong’o, Diane Kruger e Bingbing Fan estão juntas em um filme! No filme cheio de ação e adrenalina, cinco mulheres que têm ou tiveram relação com os serviços secretos dos seus países – Alemanha, China, Colômbia, Estados Unidos e Inglaterra – precisam se unir em uma missão para deter um inimigo invisível.

Documentário “De Olhos Abertos”

“De olhos abertos”, de Charlotte Dafol, será exibido no sábado, dia 22 de janeiro, na Casa de Cultura Mário Quintana, na Cinemateca Paulo Amorim, às 19h10. O longa mostra as dificuldades dos moradores de rua que produzem e vendem seu próprio jornal, o Boca de Rua, em Porto Alegre. Circulando há 21 anos, o informativo, além de fonte de renda, é uma ferramenta de denúncia e de organização perante a sociedade. O documentário tem entrada franca.

Exposição

No Margs – Coleção Sartori

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) inaugura no dia 22 de janeiro uma nova exposição. Coleção Sartori – A Arte contemporânea habita Antônio Prado abre às 10h e tem curadoria de Paulo Herkenhoff. São apresentadas mais de 250 obras, de mais de 100 artistas na exposição que ocupa todas as salas e galerias do primeiro andar do Museu (Pinacotecas, Salas Negras, Sala Aldo Locatelli e Foyer). A exposição é o resultado da coleção particular de Paulo Sartori e vai até o dia primeiro de maio de 2022. A entrada é gratuita.

Farol Santander Cultural – Sioma Breitman – O Retratista de Porto Alegre

Começou no dia 18 de janeiro e segue até dia 24 de abril a exposição SIOMA BREITMAN – O Retratista de Porto Alegre, apresentada pelo Farol Santander dentro do calendário de comemorações do aniversário da cidade, é uma mostra inédita que almeja não somente resgatar e eternizar a figura de Sioma Breitman, mas sobretudo prestar uma homenagem à cidade de Porto Alegre, oferecendo ao público uma viagem no tempo pelo olhar refinado, poético e crítico de seu fotógrafo mais importante. A exposição pode ser visitada de terça a sábado das 10h às 19h e domingo e feriados, das 11h às 18h.

Teatro

Porto Verão Alegre

O tradicional Porto Verão Alegre está acontecendo na capital do Rio Grande do Sul. Confira a programação e os ingressos no site oficial do evento.

Goela Abaixo ou por que tu não bebes?

21, 22 e 23 de janeiro, às 20h, no Teatro de Arena

Sucesso há 17 anos, é uma comédia em que o Mestre-Cervejeiro tenta embriagar com muita cerveja seu funcionário Vanek, ao mesmo tempo em que também bebe loucamente. Essa dupla antagônica vive sobre o palco uma sucessão de emoções e conflitos, resultando em um porre gigantesco e inesquecível.

Leonel

Leonel é um dos destaques do Porto Verão Alegre

21, 22 e 23 de janeiro, às 21h na sexta-feira e no sábado, e às 20h no domingo, no Teatro Dante Barone.

Espetáculo em homenagem ao centenário do ex-governador Leonel de Moura Brizola. É a história do gurizinho que escolheu o seu próprio nome: LEONEL. São os bastidores humanos da trajetória de um homem que, nascido em uma casa de chão batido e teto de zinco, se torna o único brasileiro eleito governador por dois Estados. A narrativa histórica será feita em video mapping, da onde são extraídas as cenas para contar estes bastidores. O ser humano que estava por trás daqueles que foram os maiores movimentos cívicos da nossa história.

Pessoa Absurda um espetáculo solo de Regus Brandão

21 de janeiro, às 20h30, na Sala Carlos Carvalho

Pessoa Absurda é um espetáculo solo do ator, diretor e autor Regius Brandão criado para comemorar seus 40 anos de carreira. O espetáculo reúne, usando a técnica de colagem, textos e poemas de diversos autores como Albert Camus, Julien Beck, Fernando Pessoa, William Shakespeare, Oduvaldo Vianna Filho, Vinicius de Moraes, Domingos de Oliveira, Antonio Fagundes, Mario Quintana e do próprio ator e diretor. Trata-se uma peça poética, que por vezes pode até parecer um recital e que tem como ponto de partida o texto O Comediante de Albert Camus em sua obra O Mito de Sísifo. Para falar da vida de um ator, Regius Brandão apresenta uma sequência de textos e poemas que marcaram a sua trajetória no teatro e na vida nestes últimos quarenta anos, seja como intérprete ou como espectador.

Preto no branco – O Show

21 de janeiro, 20h, Casa de Espetáculos

Preta no Branco – O Show é um espetáculo de standup comedy idealizado e criado por Nelly Coelho e Rodrigo Kão. A ideia do show, vai muito além de fazer rir, nos faz pensar. Trazemos para o palco uma reflexão bem-humorada, porém, bem séria sobre questões latentes e problemáticas da sociedade brasileira: racismo, homofobia, xenofobia, feminicídio, machismo, entre outros. “Comédia que não denuncia, não é comédia…É gracinha.” Chico Anysio

Show La Vie en Rose

22 e 23 de janeiro, às 20h, Casa de Espetáculos

Se existe uma canção que define a alma da “chason française” é este hino ao amor, e é por ela que o Show produzido pela San Lopez Produções conduz seus espectadores. No telão imagens dos cartões-postais da França, no repertório os clássicos inesquecíveis de cantores como: Charles Aznavour, Jacques Brel, Henri Salvador e Piaf, além das mais contemporâneas como Carla Bruni e ZAZ, entre outros. As canções são interpretadas por Monsieur Vincent e Wagner Torre em versões acústicas com voz e violão e em backing tracks (arranjos de acompanhamento pré-gravados de bandas e orquestras) que dão mais peso ao espetáculo e suas performances.

Filipe Catto no Palco Virtual

Filipe Catto no Palco Virtual

A cantora e compositora gaúcha Filipe Catto se apresenta no Palco Virtual do Itaú Cultural no domingo, às 19h ao lado de Onisajé. O projeto Travessias – Como Permanecemos Vivas? é online e transmitido pela plataforma Zoom. Saiba mais no site https://www.itaucultural.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *